“Escrevo pela alegria de escrever e, acho, para continuar a viver. Mesmo quando estiver ausente.” (Rubem Alves)
Parte de um imenso legado literário, a obra ‘Perguntaram-me se acredito em Deus’, do escritor e psicanalista brasileiro Rubem Alves, ganha nova edição. Com mais de 400 mil exemplares vendidos, o livro retorna ao mercado com projeto gráfico repaginado e conteúdo revisto. Importante nome nas áreas de educação, teologia e psicanálise, o autor é um dos pensadores contemporâneos mais celebrados e já conquistou o 2º lugar na categoria Contos e Crônicas no Prêmio Jabuti de 2009 com a obra ‘Ostra feliz não faz pérola’.
Na obra, Rubem Alves conduz leitores e leitoras por histórias delicadas e tocantes com Mestre Benjamim como guia. Mesmo sem a certeza da existência de Deus, esse personagem revela uma espiritualidade profunda. É procurado por diversas pessoas que buscam conforto e respostas para suas inquietações e oferece a elas uma visão cativante sobre a presença do divino no cotidiano.
Com leveza e sabedoria, o autor proporciona uma verdadeira contemplação a respeito da espiritualidade ao longo das páginas, mas não oferece respostas definitivas. Assim, faz deste livro um convite sutil à reflexão sobre a fé e as religiões, e à descoberta de um Deus que habita sonhos, lutas e pequenos momentos.
Atemporais, as obras de Rubens Alves provocam quem as leem a refletirem sobre a condição humana, o papel transformador de uma educação libertadora, o amor e, até mesmo, o conceito de Deus. Mesmo após 10 anos do próprio encantamento – como ele preferia chamar a morte –, os ensinamentos do escritor continuam inspirando. O legado literário de Rubem Alves é como portas que abrem novos horizontes e levam quem se propõe a meditar sobre o mistério do divino sem recorrer a dogmas ou sermões.
FICHA TÉCNICA
Título: Perguntaram-me se acredito em Deus
Autor: Rubem Alves
ISBN: 978-85-422-2940-0
176 páginas
R$61,90
Editora Planeta | Selo Paidós.
SOBRE O AUTOR
Rubem Alves (1933–2014) foi um pedagogo, educador, poeta, cronista, contador de histórias, ensaísta, teólogo, acadêmico, escritor e psicanalista brasileiro. Querido e celebrado por seus escritos, deixou um imenso legado literário. Dentre suas obras, foram publicadas pelo selo Paidós, da Editora Planeta Rubem Alves essencial – 300 pílulas de sabedoria, Ao professor, com carinho e Ostra feliz não faz pérola, esta última tendo conquistado o 2º lugar na categoria Contos e Crônicas no Prêmio Jabuti de 2009.
SOBRE A EDITORA
Criado na Argentina em 1945, quando dois professores universitários decidiram publicar Carl Gustav Jung pela primeira vez no país, o selo Paidós passou a integrar o Grupo Planeta em 2003, chegando ao Brasil em 2020. Hoje conta com mais de 2 mil títulos lançados na Espanha e em países da América Latina. De origem grega, a palavra “paidós” significa “criança” e, assim como o espírito questionador dos pequenos, o selo tem como objetivo discutir e buscar perguntas certeiras para algumas das principais questões da humanidade com base em obras de psicologia, psicanálise, psiquiatria, neurociência e outras áreas de ciências humanas para o público geral. No Brasil, o selo conta com nomes como Christian Dunker, Contardo Calligaris, Ana Suy, Alexandre Coimbra Amaral, Geni Núñez, Alexandre Patricio, Rubem Alves, Irvin D. Yalom, Erich Fromm e Silvia Ons.
(Fonte: Editora Planeta)