Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Programação de férias do Museu Republicano destaca presença feminina na história do Brasil

Itu, por Kleber Patricio

O Museu Republicano de Itu anuncia sua programação especial de férias e coloca em foco a presença e a contribuição das mulheres na história do Brasil por meio de atividades que destacam o diálogo entre as fotografias e as telas presentes em diferentes exposições do museu.

Em “Cores Nyotas”, exposição composta por uma série de 18 retratos em grande formato, parceria do Grupo de Mulheres Negras Nyotas com a fotógrafa Pola Fernandez, há uma reflexão sobre a construção da identidade e da formação de memórias ancestrais.

Já na exposição “Viagens fluviais: homens e canoas na rota das monções”, obras como “Dama de Porto Feliz com mucama”, “Mulheres do povo em Porto Feliz” e “Caboclas no sertão do Tietê” apresentam a presença e a importância das mulheres na história das viagens fluviais e da sociedade.

Em “Cardápios e banquetes na Primeira República”, são destacados retratos de figuras femininas importantes para os eventos sociais do século 19 e início do século 20, como o de Ana Matilde Pacheco (Itu, c. 1785–Campinas, c. 1843), Genebra de Barros Leite (Itu, 1782–Lisboa, 1836) e Thereza Correa de Camargo Leite (Itu, 1852–Itu, 1894).

“Nossa programação foi desenvolvida para estimular reflexões e diálogos sobre a presença feminina na história do país, conectando passado, presente e futuro por meio de atividades como oficinas, rodas de conversa e contação de história”, explica Aline Zanatta, responsável pelo Serviço Educativo do Museu Republicano de Itu.

Programação de Férias do Museu Republicano de Itu

Dia 10/1/2024 – Oficina educativa Bordando histórias na Chita

A chita é um tipo de tecido de algodão, representante da brasilidade e da diversidade cultural, caracterizado por estampas florais ou arabescos coloridos e vibrantes. Nesta oficina, vamos propor exercícios em bordado em chita.

Horário: 14h

Público: a partir de 7 anos.

Dia 17/1/2024 – Oficina de bonecos de papel As cores tecidas no museu

A partir dos retratos do acervo do museu com representações femininas, os participantes serão convidados a criar uma boneca de papel em que será possível refletir acerca das vestimentas e da representação social das retratadas.

Horário: 14h

Público: a partir de 5 anos.

Dia 24/1/2024 – Roda de conversa na exposição Cores Nyota e oficina de turbantes com o Grupo de Mulheres Negras de Salto Nyota e a artista Pola Fernandez

Público: geral.

Dia 27/01/2024

11h – Contação de histórias Com quantos fios se faz uma história?

Inspirada no livro “Vestido de Menina”, de Tatiana Filinto com ilustração de Anna Cunha, a contação de história é direcionada às famílias.

14h – Oficina educativa As mulheres do museu vestem chita: raça, classe e gênero

Trata-se de uma oficina prática de colagem em tecido utilizando chita e reproduções de telas do acervo do museu contendo representações femininas. Ao propor este exercício prático, o participante será sensibilizado a refletir acerca dos termos classe, raça e gênero e os códigos sociais das mulheres representadas nas exposições do Museu Republicano “Convenção de Itu”.

Público: geral.

Serviço:

Museu Republicano de Itu

Aberto de terça a domingo, das 10h às 17h

Inscrições e informações: edu.mrci@usp.br  ou (11) 4023-0240, menu 3.

Sobre o Museu Republicano de Itu

O Museu Republicano de Itu está situado em um sobrado histórico onde se realizou em 18 de abril de 1873 a Convenção Republicana de Itu, reunião de políticos e proprietários de fazendas de café para discutir as circunstâncias do país, marco originário da campanha republicana e da fundação do Partido Republicano Paulista. O Museu é um importante ponto de referência para compreender a História e a Cultura Material da sociedade brasileira, com ênfase no período entre a segunda metade do século XIX e a primeira metade do século XX, tendo como núcleo central de estudos o período de configuração do regime republicano no Brasil. Além do movimento republicano e da primeira fase da República brasileira, trata também da história de Itu e região, com ênfase no século 19, destacando artistas ituanos desse período.

(Fonte: Ex-Libris Comunicação Integrada)