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Quinteto Osesp convida Emmanuele Baldini, Marina Martins e Lucas Thomazinho para recital na Sala São Paulo

São Paulo, por Kleber Patricio

Programa da apresentação, que acontece neste domingo (17/set) às 18h, terá obras escritas para diferentes formatos por Gustav Mahler, Alfred Schnittke e Franz Schubert. Foto: Mariana Garcia.

Dando continuidade à Temporada 2023 – Sem Fronteiras, a Sala São Paulo recebe no próximo domingo (17/set), às 18h00, mais um recital da série do novo Quinteto Osesp, que desta vez estará acompanhado de mais três músicos: o spalla da Osesp, Emmanuele Baldini, e dois jovens talentos da música instrumental brasileira: a violoncelista Marina Martins e o pianista Lucas Thomazinho. O repertório coloca lado a lado um belíssimo Quarteto de Gustav Mahler (o único que ele escreveu para este formato), o Quinteto com Piano do russo Alfred Schnittke e o Quinteto em Dó Maior do austríaco Franz Schubert.

Apresentado em julho de 1876, o Quarteto com Piano em um Movimento, de Gustav Mahler (1860–1911) acabou por se perder no tempo, sendo descoberto e publicado apenas em 1970, quase seis décadas após a morte de Mahler. Hoje, a peça (única para esta formação composta por Mahler) é celebrada como uma pequena obra-prima do autor, tendo, inclusive, ganhado um segundo movimento escrito pelo compositor Alfred Schnittke em 1988, a partir de um esboço feito e abandonado por Mahler.

Quinteto Osesp. Foto: Beatriz de Paula.

Iniciado em 1972, o Quinteto com Piano de Alfred Schnittke (1934–1998) só se completou em 1976. Alguns anos depois, o autor o transformou em uma versão orquestral, também composta de cinco movimentos, a que deu o título de In Memoriam, com estreia em 1979. Ambas são atravessadas pela fragmentação sonora, com diferentes recursos estilísticos, como ilustra a inesperada e estranha valsa que emerge no segundo movimento, em atrito com a atmosfera desolada que, por fim, prevalece. O clima soturno da obra deve-se à morte da mãe do compositor, Mariya Schnittke, enquanto ela era composta.

Celebrado como uma das melhores obras de música de câmera de todos os tempos, o Quinteto de Cordas em Dó Maior, de Franz Schubert (1797–1828), é composto de quatro movimentos e, à diferença dos quintetos de Mozart e Beethoven, o quinto instrumento de corda acrescido ao quarteto de cordas padrão não foi a viola, mas o violoncelo. Daí a profundidade comovente que atravessa o conjunto.

Quinteto Osesp | Composto pelas violinistas Amanda Martins e Sung Eun Cho, pelas violistas Maria Angélica Cameron e Sarah Nascimento e pela violoncelista Jin Joo Doh, o Quinteto Osesp celebra o repertório escrito para uma das formações clássicas da história da música, que incorpora uma segunda viola ao tradicional quarteto de cordas. Nesta temporada de estreia, elas realizam cinco recitais, com obras de Mozart, Brahms, Dvorák, Mahler e Schubert, além da suíte Obrigado, Pixinguinha, escrita especialmente para o grupo pelo clarinetista Alexandre Ribeiro, em homenagem aos 50 anos da morte do compositor brasileiro — estreada em 2 de julho, na Sala São Paulo.

Emmanuelle Baldini. Foto: Laura Manfredini.

Emmanuele Baldini | Spalla da Osesp desde 2005, o italiano nasceu numa família de músicos em Trieste. Foi aluno de Corrado Romano no Conservatório de Genebra e se aperfeiçoou em Berlim e em Salzburgo com Ruggiero Ricci. Apresentou-se como solista junto a diversos grupos, dentre eles, a Orquestra Sinfônica da Rádio de Berlim, a Orchestre de la Suisse Romande, a Orquestra de Câmara de Viena e a própria Osesp, em várias ocasiões. De 2017 a 2019, foi diretor musical da Orquestra de Câmara de Valdivia, no Chile, e atualmente é regente titular da Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí. Gravou mais de 40 álbuns, dentre os quais se destacam obras italianas e brasileiras camerísticas para o selo Naxos e peças virtuosísticas para violino solo para o Selo Sesc.

Marina Martins | Nascida em 1999, na Nova Zelândia, Marina se mudou aos cinco anos para o Brasil, país de origem de seus pais. Foi aluna do violoncelista Pieter Wispelwey na Robert Schumann Hochschule, em Düsseldorf. Atualmente, reside na Suíça e está sob orientação de Danjulo Ishizaka na Musik Akademie Basel. Dentre suas parcerias camerísticas, estão nomes como Pieter Schoeman, spalla da Filarmônica de Londres, Wenzel Fuchs, primeiro clarinetista da Filarmônica de Berlim, e Stefan Mendl, pianista do Trio Vienense. Dentre os prêmios recebidos, destacam-se o Exilarte Preis (Áustria, 2021) e o Concurso Jovens Solistas da Osesp, em 2018. Marina toca um violoncelo Giuseppe Guarneri ‘filius Andreae’ (de 1700), concedido em empréstimo por um colecionador escocês.

Lucas Thomazinho | Lucas Thomazinho nasceu em 1995 e, aos nove anos de idade, ganhou o primeiro concurso, conquistando desde então distinções como a XIX Santander International Piano Competition (Espanha), a XVIII Santa Cecilia International Competition (Portugal), a I Teresa Carreño International Piano Competition (Miami), o V Concurso Internacional BNDES de Piano (Brasil) e a PIANALE International Academy & Competition (Alemanha). Já atuou com orquestras como a Sinfônica da RTVE (Espanha), as Filarmônica de Minas Gerais e de Beiras e as Sinfônicas de Campinas e de Porto Alegre, além da própria Osesp. Foi bolsista da Fundação Magda Tagliaferro. Pelo selo KNS Classical, lançou em 2017 seu primeiro álbum, com patrocínio da Sociedade Cultura Artística.

PROGRAMA

TEMPORADA OSESP: QUINTETO OSESP, EMMANUELE BALDINI E MARINA MARTINS

QUINTETO OSESP

EMMANUELE BALDINI violino

MARINA MARTINS violoncelo

LUCAS THOMAZINHO piano

Gustav MAHLER | Quarteto com Piano em um Movimento

Alfred SCHNITTKE | Quinteto com Piano

Franz SCHUBERT | Quinteto de Cordas em Dó Maior, D 956.

Serviço:

17 de setembro, domingo, às 18h00

Endereço: Sala São Paulo | Praça Júlio Prestes, 16, Campos Elíseos

Taxa de ocupação limite: 1.484 lugares

Recomendação etária: 07 anos

Ingressos: Entre R$39,60 e R$143,00 (preços inteiros*)

Bilheteria (INTI): neste link

(11) 3777-9721, de segunda a sexta, das 12h às 18h.

Cartões de crédito: Visa, Mastercard, American Express e Diners.

Estacionamento: R$28,00 (noturno e sábado à tarde) e R$16,00 (sábado e domingo de manhã) | 600 vagas; 20 para portadores de necessidades especiais; 33 para idosos.

* Estudantes, pessoas acima dos 60 anos, jovens pertencentes a famílias de baixa renda com idade de 15 a 29 anos, pessoas com deficiências e um acompanhante e servidores da educação (servidores do quadro de apoio – funcionários da secretaria e operacionais – e especialistas da Educação – coordenadores pedagógicos, diretores e supervisores – da rede pública, estadual e municipal) têm desconto de 50% nos ingressos para os concertos da Temporada Osesp na Sala São Paulo, mediante comprovação.

A Osesp e a Sala São Paulo são equipamentos do Governo do Estado de São Paulo, por intermédio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerenciadas pela Fundação Osesp, Organização Social da Cultura.

(Fonte: Fundação Osesp)