Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

“Realpolitik”: uma peça de teatro alternativa no Centro do Rio

Rio de Janeiro, por Kleber Patricio

Da esquerda para a direita: os atores Pedro Osório e Oscar Calixto. Fotos: Jackeline Nigri,

Um lugar inusitado serve de palco para a mais nova peça alternativa do Rio de Janeiro: “Realpolitik”. No 14º andar do Edifício Herm Stoltz, no Centro da cidade, um jornalista em estado terminal de câncer (Oscar Calixto) vai ao encontro de um CEO de uma empresa de mineração (Pedro Osório) responsável pela morte de mais de 150 pessoas devido ao rompimento de uma barragem. Antigos conhecidos, eles se reencontram em um escritório de forma abrupta, relembram um pouco do passado, discutem valores, passam por dificuldades emocionais, enaltecem os conceitos da vida e questionam o que realmente tem importância diante de situações tão difíceis.

Com texto inédito da premiada autora Danielle Pereira de Carvalho e direção de Marcello Gonçalves, o espetáculo é um programa totalmente diferente do habitual. Quem for assistir conseguirá usufruir um cenário real e ainda ter uma experiência além do teatro, visitando a exposição do artista plástico Victoriano Rezende em um espaço de quase mil metros quadrados. As apresentações acontecem de quinta a sábado, às 19h, até o dia 29 de outubro.

A exposição no espaço de mil metros quadrados no Centro do Rio

A ideia de montar esse espetáculo surgiu quando o ator Pedro Osório foi ajudar o seu irmão em uma mudança no Canadá e ele aproveitou para assistir a algumas peças de teatro em um Festival em Toronto. Uma delas, “Athabaska”, se passava em um escritório de um prédio comercial. Por coincidência, a cunhada de Pedro trabalhava nesse prédio e não acreditou que ele tinha assistido a uma peça lá. O ator teve que provar que era verdade mostrando o bilhete da peça.

“A história girava em torno de um CEO de uma petroleira que recebia um jornalista que o confrontava com as questões ambientais. Achei essa ideia super interessante como espectador, de estar no ambiente onde a ação se passa. Trouxe para a autora Daniela Pereira de Carvalho, minha colega de CAL com quem já tinha trabalhado em outra peça.Estragaram todos os meus sonhos seus cães miseráveis. E durante a pandemia, pelo período de uns seis meses, ela foi desenvolvendo o texto com as tragédias brasileiras como a de Brumadinho, dos meninos que foram queimados do Flamengo e do estrago em Petrópolis que de anos em anos acontece, e eu sou petropolitano! Nessa montagem, a gente mostra como os diretores e responsáveis pelas empresas lidam com o pós-tragédia e vem a público tentar contornar e ‘limpar’ a imagem da empresa”, conta Pedro Osório.

“Assim que lemos a peça, a primeira impressão foi que ela daria um filme incrível. E foi então que nasceu a ideia de realizá-la numa sala comercial. Difícil mesmo foi achar o espaço ideal. Tentamos coworkings inicialmente, mas não tínhamos verba – apenas amor, ideias e muita vontade de realizar o trabalho. Falamos com amigos e acabou surgindo a sala do edifício Herm Stoltz com o apoio total à nossa ideia”, conta Oscar Calixto.

O texto de Daniela busca entender o custo de uma vida no negócio das grandes corporações. Como conseguir lidar com as reflexões humanas? Um tema atual e qualquer semelhança com a realidade não é mera coincidência.

Vídeo: https://drive.google.com/file/d/1hEuX8cCWugyVShORDLArirVQGZJxB7X6/view?usp=drivesdk.

Ficha Técnica

Texto: Daniela Pereira de Carvalho

Direção: Marcello Gonçalves

Elenco: Pedro Osório e Oscar Calixto

Assistência de Direção: Anna Paula Borges

Iluminação: Paulo César Medeiros

Figurinos: Ana Roque

Direção de Movimento: Daniel Leuback

Direção de Produção: Pedro Osório, Oscar Calixto e Marcello Gonçalves

Produtoras: Louise Clós, Malu Falangola e Nathalia Menezes

Assessoria de Imprensa: Alexandre Aquino e Cláudia Tisato

Design Gráfico: Pólem Comunicação

Fotos: Jackeline Nigri

Trilha Sonora: Marcelo H

Sonorização: Leandro Lobo

Intervenção Cenográfica e Exposição Permanente: Victoriano Resende.

Serviço:

Realpolitik

Local: Edifício Herm Stoltz – Presidente Vargas, 409, 14º andar – Rio de Janeiro (RJ)

Temporada: 9/9 a 29/10/2022

Dias: quinta a sábado

Horário: às 19h

Ingressos: de R$15,00 a R$60,00

Capacidade: 60 pessoas

Classificação: 16 anos

Duração: 70 minutos

Link de vendas pela plataforma Sympla: https://www.sympla.com.br/eventos?s=Realpolitik&tab=eventos.

(Fonte: Claudia Tisato Assessoria de Imprensa)