O Espaço Reconceito (Rua 5 de Julho, 591 – Jardim Pau Preto) recebe no próximo dia 5 de maio (sábado) uma exposição e bazar da Escola de Joalheria Arte & Oficina, com a participação das alunas Claudia Dal Canton Martignago, Cleide Candido, Gabriela Rodrigues da Cunha, Juliana Bermudes, Lidiane Aparecida Diniz Grau, Luciano Gobbo, Lucineire Feltrin, Mariah Fiordelice, Moane Carvalho, Svenja Kalteich, Tatiana Benedetti, Vera Cintra e Vera Milunovic e do aluno Ique Vega. A mostra/bazar, que contará com mais de 200 peças, acontecerá das 16 às 20 horas.
Segundo a diretora da escola Arte & Oficina, Vera Lúcia Col Mourier, a realização da mostra/bazar no Reconceito representará, de certa forma, uma sinergia, um encontro entre dois empreendimentos afins. “Desde a inauguração do Reconceito, há quase dois anos, a iniciativa da Barbara despertou meu interesse tanto pela dose de empreendedorismo, em função de ter acontecido no auge da crise econômica, quanto pelo foco do empreendimento, visionário e na direção de uma reconceituação de nosso modo de viver que tem bastante a ver com a proposta da Arte & Oficina. Em contraponto aos nossos alunos de joalheria tradicional, os alunos de joalheria de arte utilizam não apenas pedras e metais preciosos em suas peças, mas também objetos de afeto coletados ao longo da vida. A história da joalheria mostra que materiais como ossos, dentes de animais, conchas, madeira e pedras esculpidas foram utilizadas nas primeiras peças; as peças mais antigas em joalheria encontradas até hoje foram contas feitas de conchas com aproximadamente 100 mil anos”, diz.
O evento será precedido de uma palestra com a joalheira Eliana Gola, que acontecerá das 14 às 16 horas mediante inscrição prévia, sobre a história da joalheria pelas civilizações antigas e recentes e seu impacto na moda e no design. Professora de design de joias e joialerismo na FAAP, Eliana é autora do livro A Joia – Historia e Design. O investimento na palestra é de R$80 e o telefone para informações e inscrições é (19) 3885-3159.