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Secretaria de Cultura abre Edital de Cadastro Público de Escritores para participação em eventos

Indaiatuba, por Kleber Patricio

Foto: Aaron Burden/Unsplash.

A Prefeitura de Indaiatuba, no interior de São Paulo, apresenta edital para Cadastro Público de Escritores visando à participação em eventos e espaços públicos determinados pela Secretaria Municipal de Cultura. Os interessados devem ser maiores de 18 anos e enviar sua inscrição gratuita até 15 de outubro. Podem participar escritores residentes no município, de diferentes gêneros da literatura; entre elas, Romance, Novela, Conto, Ensaio, Biografia, Quadrinhos, Literatura de Cordel, Ilustração, Narrativas da Vida Real e Poesia.

O Edital – que pode ser conferido na íntegra no site da Prefeitura e na edição 2.749 da Imprensa Oficial do Município – visa o credenciamento e seleção de escritores interessados em participar de eventos que possibilitem a divulgação e venda de seus livros, espontaneamente, em espaços públicos abertos e fechados, tais como praças, parques, largos, boulevards, ruas, teatros e outros equipamentos públicos da própria Secretaria Municipal de Cultura, com calendários de eventos a serem posteriormente divulgados.

“Este Edital de Cadastro é uma iniciativa de estímulo à leitura que visa impulsionar o ambiente e reconhecer, difundir, fomentar e facilitar o acesso à literatura”, destaca a secretária municipal de Cultura, Tânia Castanho. “Teremos diversos eventos nos próximos meses, com destaque para o Festival Outubro Literário 2023, que acontece em breve”.

O processo do Edital se desenvolve nas seguintes etapas: inscrição, seleção, publicação do resultado e execução/autógrafos. A aprovação não envolve custeio de cachês, deslocamento, estadia e alimentação ou mesmo qualquer tipo de remuneração pelos livros, devendo o escritor comercializar diretamente os exemplares de suas obras.

A inscrição é online e pode ser realizada por meio do portal Cultura Online, no botão Edital de Escritores. Após conferir as regras do Edital, o interessado deve preencher o formulário online e encaminhar os documentos solicitados. Uma Comissão de Seleção formada por três funcionários da Secretaria Municipal de Cultura, mais um curador externo, será responsável pela seleção dos livros a serem expostos nos Encontros de Escritores de Indaiatuba e outros eventos. O resultado será divulgado na Imprensa Oficial do Município e nos canais de comunicação da Prefeitura Municipal de Indaiatuba (site e redes sociais). Para mais informações e dúvidas, basta enviar e-mail para cultura.editais@indaiatuba.sp.gov.br ou ligar no (19) 3816-6961.

(Fonte: Prefeitura de Indaiatuba)