Mozart Camargo Guarnieri (1907–1993) foi um dos maiores compositores e maestros brasileiros, reconhecido internacionalmente por sua obra. No Brasil, foi influenciado pelo movimento modernista, o que determinou os caminhos do seu estilo musical. Entre os feitos de sua carreira, foi diretor do Coral Paulistano e da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo. A partir de 1975, tornou-se diretor artístico e regente titular da recém-criada Orquestra Sinfônica da USP (Osusp), onde permaneceu até o final da vida.
Dentre sua vasta obra, que contempla óperas, sinfonias, concertos, música de câmara, obras corais, peças para piano e mais de 300 canções, compôs os 50 ponteios para piano, seu primeiro e principal instrumento. Essas 50 obras serão lançadas em janeiro pelo Selo Sesc no álbum 50 ponteios de Camargo Guarnieri, interpretadas por Karin Fernandes, umas das principais pianistas brasileiras da atualidade.
Como prévia, 3 singles chegam a público em dezembro: dia 6 (sexta), Ponteio n° 34: Calmo e Solene, dia 13 (sexta), Ponteio n° 32: Com Alegria e, dia 18 (quarta), Ponteio n° 13: Saudoso, nas principais plataformas de áudio.
Ponteios seriam como prelúdios – peças livres que, neste caso, não servem de abertura para uma obra maior, mas funcionam como uma coleção de peças que exploram atmosferas diversas com influências variadas. Nos de Guarnieri, os títulos remetem a essas atmosferas e servem como guia para quem os interpreta. O uso da palavra ponteio – que vem de pontear; ou seja, dedilhar cordas – remonta ao modernismo, na tentativa de mostrar a brasilidade das peças, com características únicas.
Os 50 ponteios foram gravados integralmente somente duas vezes no Brasil: por Isabel Mourão, em 1961, e por Laís de Souza Brasil, em 1979 (uma terceira gravação foi feita pelo pianista Max Barros, nos Estados Unidos, dentro de um projeto maior de registro de toda a obra pianística de Camargo Guarnieri). Ambas as pianistas conviveram com Guarnieri e trabalharam com ele na preparação desse conjunto, que levou cerca de 30 anos para ser finalizado. Karin Fernandes vem se somar ao time de mulheres que novamente trazem à luz essa preciosa coleção do compositor, ao mesmo tempo em que propõe uma abordagem contemporânea das obras.
Serviço:
Singles 50 ponteios de Camargo Guarnieri
Ponteio n° 34: Calmo e Solene – Link
Ponteio n° 32: Com Alegria – Link
18/12: Ponteio n° 13: Saudoso – Link
Disponível nas principais plataformas de áudio.
Sobre Karin Fernandes
Karin Fernandes, pianista nascida em São Paulo, Brasil, é uma renomada artista com uma carreira multifacetada. Ela aprimorou suas habilidades em cursos na Europa, com destaque para seus estudos com Maria João Pires, Bernard Flavigny e sua bolsa de estudos no Philomusica Piano Festival em Oxford.
Premiada em primeiro lugar em 21 concursos de piano, Karin foi a primeira colocada no X Prêmio Eldorado de Música, em 1999. Em abril de 2017 foi escolhida Melhor Instrumentista Erudita no Prêmio Profissionais da Música. Em 2015 seu CD Cria – Nova música brasileira para piano recebeu o Prêmio Concerto de Melhor CD do Ano.
Como recitalista, apresenta-se com frequência na Europa (Inglaterra, França, Alemanha e Portugal) e América do Sul (Brasil, Argentina e Paraguai). Em setembro de 2024 realizou sua quinta turnê europeia, com recitais em Paris, Londres e Berlim. Em 2023 realizou recitais solo em Hamburgo, Berlim, Lisboa, Paris e Castelo Branco. Em 2022, a convite do Selo Naxos, realizou um recital em de comemoração aos 200 anos da Independência do Brasil na Embaixada do país em Berlim.
Como solista, Karin já se apresentou junto à Amazonas Filarmônica, Orquestra Sinfônica de Campinas, Osusp, Osesp, Camerata Osesp, Ensemble Cairn (França), Sinfonia Cultura, Orquestra do Theatro São Pedro, Banda Sinfônica do Estado de São Paulo, Orquestra Sinfônica de Sergipe e Orquestra Sinfônica Nacional (Paraguai), dentre outras.
Sobre o Selo Sesc
Desde 2004 o Selo Sesc traz a público obras que revelam a diversidade e a amplitude da produção artística brasileira, tanto em obras contemporâneas quanto naquelas que repercutem a memória cultural, estabelecendo diálogos entre a inovação e o histórico. Em catálogo, constam álbuns em formatos físico e digital que vão de registros folclóricos às realizações atuais da música de concerto, passando pelas vertentes da música popular e projetos especiais. Entre as obras audiovisuais em DVD, destacam-se a convergência de linguagens e a abordagem de diferentes aspectos da música, da literatura, da dança e das artes visuais. Os títulos estão disponíveis nas principais plataformas de áudio, Sesc Digital e Lojas Sesc. Saiba mais em sescsp.org.br/selosesc.
Sobre o Sesc São Paulo
Com 77 anos de atuação, o Sesc – Serviço Social do Comércio conta com uma rede de 42 unidades operacionais com atendimento presencial e 4 unidades operacionais com atendimento não presencial no estado de São Paulo e desenvolve ações com o objetivo de promover bem-estar e qualidade de vida aos trabalhadores do comércio, serviços, turismo e para toda a sociedade. Mantido pelos empresários do setor, o Sesc é uma entidade privada que atua nas dimensões físico-esportiva, meio ambiente, saúde, odontologia, turismo social, artes, alimentação e segurança alimentar, inclusão, diversidade e cidadania. As iniciativas da instituição partem das perspectivas cultural e educativa voltadas para todas as faixas etárias, com o objetivo de contribuir para experiências mais duradouras e significativas. São atendidas nas unidades do estado de São Paulo cerca de 30 milhões de pessoas por ano. Hoje, aproximadamente 50 organizações nacionais e internacionais do campo das artes, esportes, cultura, saúde, meio ambiente, turismo, serviço social e direitos humanos contam com representantes do Sesc São Paulo em suas instâncias consultivas e deliberativas. Mais informações em sescsp.org.br. Selo Sesc nas redes: Instagram | YouTube.
(Fonte: Assessoria de imprensa Selo Sesc)