Nos dias 1 e 2 de abril, o SESC Avenida Paulista apresenta a programação Jaraguá Terra Indígena, a partir das 15h. Nela, o povo Guarani Mby’a, da Terra Indígena Jaraguá, convida o público para uma tarde de troca de saberes e apresentações artísticas. As atividades são gratuitas, abertas e acontecem na Praça (térreo) da unidade.
A programação tem início às 15h, com a atividade “Xondaro Kuery Ijá, Guerreiros Guardiões da Floresta”, na qual o guerreiro (Xondaro) representa o modo de vida e cultura do povo Guarani Mby’a (nhande rekó), por meio de uma dança (jeroky) realizada fora da casa de reza (Opy). Ao som do violão (mbaraká) e da rabeca (rave’i), os guerreiros determinam um ritmo, para fortalecer seu corpo e espírito, e dançam em círculos – como a Terra, o Sol e Lua. Essa prática, além de simbolizar a vida em harmonia com a família e a natureza, prepara os corpos dos guerreiros para que se defendam dos ataques do homem branco (juruás). Após a primeira apresentação, às 16h, a arte indígena é tema de uma conversa aberta, onde produtos artesanais de fabricação guarani são apresentados e comercializados.
Finalizando a programação, às 17h, o rapper OZ Guarani, junto ao Coral M’baraeté, interpreta canções de resistência da luta indígena e seus direitos, enaltecendo a diversidade dos povos originários. Os cantos, que conectam os Guaranis aos seres supremos da espiritualidade, são apresentados em guarani e em português, fortalecendo a necessidade de preservação da língua e cultura originaria do território Pindorama, hoje chamado de Brasil.
Terra Indígena Jaraguá | De acordo com dados de 2010 do IBGE, São Paulo é a segunda cidade com maior população indígena do país. Localizada aos pés do Pico do Jaraguá, na zona noroeste da capital, a aldeia Jaraguá é a menor terra indígena do Brasil. Demarcada em 1987, com apenas 1,7 hectare de área protegida, a terra pertence ao Povo Guarani Mby’a. Sua demarcação, anterior à Constituição de 1988, não levou em consideração as áreas necessárias à moradia, ao cultivo, à caça e pesca e à sobrevivência do modo de vida e cultura, o Nhanderekó Guarani. O povo Guarani luta pela demarcação dos 532 hectares de ocupação tradicional na região metropolitana de São Paulo. Muitas aldeias sofrem com a proximidade da cidade e, atualmente, espaços considerados rurais foram tomados pelo crescimento urbano desordenado, que conflita com os territórios, vida e cultura.
Serviço:
Intervenção Jaraguá Terra Indígena
Quando: 1º e 2 de abril de 2023 – sábado e domingo – das 15h às 18h
Onde: Praça – Térreo
Classificação etária: Livre
Capacidade: 200 lugares
Gratuito – sujeito à lotação do espaço.
SESC Avenida Paulista
Avenida Paulista, 119, São Paulo (SP)
Fone: (11) 3170-0800
Transporte Público: Estação Brigadeiro do Metrô – 350m
Horário de funcionamento da unidade: terça a sexta, das 10h às 21h30; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h30
Horário de funcionamento da bilheteria: terça a sexta, das 10h às 21h3; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h30.
Portal SESC SP | Facebook | Instagram | Twitter | YouTube | TikTok.
(Fonte: SESC Avenida Paulista)