Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

SESC Campinas recebe atrações da 17ª edição do Feverestival – Festival Internacional de Teatro de Campinas

Campinas, por Kleber Patricio

“Mig Meg Mug”. Foto: Dalton Yatabe.

Parceiro do Feverestival – Festival Internacional de Teatro de Campinas desde a quarta edição, em 2006, quando pela primeira vez o evento expandiu suas ações para além do Distrito de Barão Geraldo, o Sesc Campinas apoia o evento ao longo desses anos e, este ano, na 17ª edição, novamente abre suas portas para receber atrações do Feveres, como o evento é carinhosamente chamado. Para Bruna Schroeder, membro do Núcleo Feverestival e coordenadora geral da 17ª edição, a parceria com o Sesc foi muito importante para a continuidade do projeto, que em 2023 está sendo realizado pela primeira vez 100% com recursos da cidade com apoio e patrocínio da Prefeitura Municipal de Campinas por meio do FICC (Fundo de Investimentos Culturais de Campinas) e de parceiros locais.

“A parceria com o Sesc começou em 2006 e vem ganhando corpo e se estruturando conforme vão acontecendo as edições. Podemos dizer que temos uma parceria bem sólida com o Sesc. Esse formato, hoje, de contar com o espaço do Sesc dentro da nossa programação é um prazer imenso porque a gente sabe da credibilidade da instituição, uma das poucas que realmente fomentam a difusão cultural na cidade”, coloca Bruna, frisando que “o Sesc é o parceiro que está conosco há mais tempo”.

Quais são suas tecnologias para seguir sonhando? O que torna possível continuar acreditando em movimentos de transformação artística, social e territorial? Qual o peso das supostas barreiras que separam o sonho, a memória e a realidade?  Com estes questionamentos, o Feverestival chega à sua 17ª edição em 2023 trazendo provocações sobre território, memória e realidade e pauta toda sua programação no tema: ‘Tecnologias para sonhar’.

“Dan – O que Conta o Arco-Íris” – Foto: Kimberly Christie.

O Feverestival se firmou como um dos maiores eventos teatrais em âmbito regional, nacional e internacional e segue com a proposta de fazer uma ponte entre artistas locais, de outras regiões do Brasil e do mundo. Este ano, a produção optou por promover sua convocatória de espetáculos voltada para produções de Campinas. “Enxergamos neste ano a oportunidade de valorizar os artistas locais, trazendo para o público um acesso e conexão maiores com o fazer artístico potente que temos aqui”, aponta Bruna.

Nesse recorte, serão apresentadas quatro atrações nas dependências do Sesc Campinas – todas gratuitas. A primeira é o espetáculo “Eu Vira” (Dia 1º/8, terça, às 20h, no Teatro. Grátis. 14 anos), que faz sua estreia nacional em Campinas. “Eu Vira” é um encontro entre neta e avó. Elvira Wagner foi gerontóloga pioneira nos estudos sobre o Mal de Alzheimer no Brasil. E foi, ela mesma, vítima da doença. Elvira não lembrava mais quem era no fim de sua vida, deixando um mar de vazios e ausências. Naia Pratta, neta de Elvira e atriz, mergulha nas memórias e esquecimentos, numa região onde as duas se encontram e se distanciam, tocando em temas como envelhecimento, ancestralidade e feminismo. O espetáculo tem direção da atriz e diretora Felícia de Castro, cofundadora do Grupo de Teatro Palhaços para Sempre, de Salvador (BA). A criação foi conjunta entre Naia, Felícia e Matheus Viana.

Naia explica que a peça é parte da sua tese de mestrado do programa de pós-graduação em Artes da Cena, do Instituto de Artes da Unicamp. “Entrei no mestrado com a proposta de criação desse espetáculo sobre a história da minha avó”, conta Naia, que foi orientada pela atriz, diretora e pesquisadora Raquel Scotti Hirson, do Lume Teatro. O trabalho tem por base o método Mímesis Corpórea, do Lume. Naia diz que quis vir para Campinas justamente para conhecer mais sobre o trabalho desenvolvido pelo Lume. Na pesquisa, além de entrevistas com familiares, a atriz usa o material do doutorado da avó sobre o Alzheimer. Retirada de ingressos limitados na Loja Sesc a partir de duas horas antes do início da atividade.

“Eu Vira”. Foto: Matheus Vianna.

A segunda atração é a “Abertura de Processo – Sonho de Pedra” (Dia 2/8, quarta, às 14h, no Teatro. Grátis. Livre). “Sonho de Pedra” é um experimento cênico sobre trajetórias e territórios simbólicos relacionados ao luto coletivo e as ocupações humanas distópicas/utópicas em processos de imigração, despejos, desocupações, desapropriações, deportações, exílios e expatriações. Um rito de passagem onírico para não lugares. A proposta de encenação do espetáculo foi iniciada durante a pandemia de coronavírus a partir dos estudos sobre “os estados do luto em três atos” inspirados nas técnicas expressionistas presentes na dança butoh com o Teatro de Encantarias, grupo criado em 2010 na região amazônica do Pará. Roteiro de Thabata Ewara, com colaboração do ator indígena e pesquisador linguístico Cauã Borari. No elenco, Thabata Ewara, Cauã Borari e Meire Ramos; e os músicos Rodrigo Melo, Rafael Custódio e Bruna Laleska. Atividade aberta, sem retirada de ingressos.

Para o público infantil, o Feverestival apresenta a montagem “Mig Meg Mug” (Dia 3/8, quinta, às 15h, no Teatro. Grátis. Melhor aproveitado por crianças a partir de 5 anos, acompanhadas por uma pessoa responsável adulta), uma história sobre a amizade. A gata Mig e a menina Meg são amigas inseparáveis desde pequenas. O tempo passa, Meg se torna uma jovem adulta cheia de planos e sonhos e Mig envelhece. Um acontecimento inesperado muda radicalmente o cotidiano das duas: Mig fica cega. É nesse momento que a ratinha Mug se junta a elas. Além de dividir medos, alegrias e deliciosos biscoitos, Mug passa a mostrar com palavras tudo aquilo que os olhos de Mig não veem mais; afinal, as amigas de verdade compartilham o melhor que têm. Com direção de Alice Possani, do Matula Teatro, o trabalho aborda de modo sensível e lúdico o tema da amizade e das diferenças. Criação, atuação e dramaturgia de Brisa Vieira, Gabriela Giannetti e Lila Marília, da Manifesta Companhia, de Campinas. Retirada de ingressos limitados na Loja Sesc a partir de duas horas antes do início da atividade.

Fechando a programação do Feveres no Sesc, tem a “Contação de Histórias: Dan – O que Conta o Arco-Íris” (Dia 5/8, domingo, às 11h, no Jardim do Galpão. Grátis. Melhor aproveitado por crianças a partir de 5 anos, acompanhadas por uma pessoa responsável adulta. Atividade aberta, sem retirada de ingressos). Na história, as regras de uma tradição mantêm o universo em equilíbrio perfeito. Quando um preceito é quebrado, o mundo se desequilibra. Foi isso o que aconteceu depois de uma desavença entre Olodumarê, o deus supremo na cosmologia Iorubá, e Onilê, orixá que representa a mãe-terra. Por isso Dan, Oxumarê, a divindade ligada às transformações das coisas, precisou entrar em ação para recolocar as coisas nos devidos lugares. Com Marina Costa, do grupo Do Corpo ao Conto, de Indaiatuba, e os músicos Fagner Rodrigues de Oliveira e André Carlos do Nascimento.

Serviço:

Eu Vira

Dia 1º/8, terça, às 20h

Teatro. Grátis. 14 anos

Com Naia Pratta

Retirada de ingressos limitados na Loja Sesc a partir de duas horas antes do início da atividade.

Abertura de Processo – Sonho de Pedra

Dia 2/8, quarta, às 14h

Teatro. Grátis. Livre

Com Thabata Ewara, Cauã Borari e Meire Ramos; e os músicos Rodrigo Melo, Rafael Custódio e Bruna Laleska

Atividade aberta, sem retirada de ingressos.

Mig Meg Mug

Dia 3/8, quinta, às 15h

Teatro. Grátis. Melhor aproveitado por crianças a partir de 5 anos, acompanhadas por uma pessoa responsável adulta

Com Brisa Vieira, Gabriela Giannetti e Lila Marília

Retirada de ingressos limitados na Loja Sesc a partir de duas horas antes do início da atividade

Contação de Histórias: Dan – O que Conta o Arco-Íris

Dia 5/8, domingo, às 11h

Jardim do Galpão. Grátis. Melhor aproveitado por crianças a partir de 5 anos, acompanhadas por uma pessoa responsável adulta

Com Marina Costa

Atividade aberta, sem retirada de ingressos.

Informações para o público:

Central de Atendimento – (19) 3737-1500

Canais SESC Campinas:

Linktr.ee: https://linktr.ee/sesccampinas

YouTube: www.youtube.com/campinas

Site: www.sescsp.org.br/campinas.

(Fonte: SESC Campinas)