Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Sinfônica de Indaiatuba apresenta ópera ‘Dido e Enéas’

Indaiatuba, por Kleber Patricio

Foto: Rafael Scucuglia.

Foto: Rafael Scucuglia.

Sob a direção artística do Maestro Paulo de Paula, a Orquestra Sinfônica de Indaiatuba traz pela primeira vez à cidade a ópera Dido e Enéas, de Henry Purcell. O espetáculo é uma parceria da Orquestra com os grupos Ópera Estúdio Unicamp e Coro Contemporâneo de Campinas, ambos dirigidos pelo professor de canto erudito do Departamento de Música da Unicamp Angelo Fernandes.  A montagem conta ainda com a iluminação de Felipe Venâncio e direção cênica de André Saboya.

O enredo conta a história de Dido, a rainha de Cartago, que recebe Enéias em sua corte após a frota do herói troiano sofrer um naufrágio quando se dirigia para a Itália, onde ele fundaria a Nova Tróia (que seria o Império Romano). Dido e Enéias estão apaixonados, mas uma feiticeira e as Bruxas planejam dar um fim a esta relação.  Entre tempestades e lindas cenas de amor, os solistas, coro e Orquestra executam está tragédia operística no dia 18 de junho (sábado) às 20 horas, no Ciaei.

Criada em 2004 por iniciativa da Prefeitura e da Secretaria Municipal de Cultura, a Orquestra Sinfônica de Indaiatuba tem como finalidade principal promover o desenvolvimento musical da cidade oferecendo a toda população apresentações de alto nível. O Concerto é uma realização prefeitura e da Secretaria de Cultura, órgão que mantém todos os projetos da Associação Mantenedora da Orquestra Jovem de Indaiatuba (Amoji). A entrada é gratuita.

O Ópera Estúdio Unicamp foi criado em 2012 a partir da classe de Ópera Estúdio do curso de Bacharelado em Música do Instituto de Artes da Unicamp pelo Prof. Dr. Angelo Fernandes, seu diretor artístico, com o intuito de preparar o estudante de canto da universidade para o mercado de trabalho de forma mais completa e eficiente, oferecendo uma formação mais rica no tocante à técnica vocal, interpretação musical, participação em conjuntos e atuação em cena. É formado por alunos de canto e jovens cantores dos cursos de Graduação e Pós-Graduação (mestrado e doutorado) e vem desenvolvendo ampla atividade que abrange a pedagogia do canto e da atuação, a performance, através de suas montagens de óperas, e a pesquisa, uma vez que tem funcionado como um verdadeiro laboratório atendendo a projetos de mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Música do IA.

cartaz dido e eneasO Coro Contemporâneo de Campinas é fruto da união do Maestro Angelo Fernandes com os alunos de canto, instrumento, regência e composição dos cursos de música do Instituto de Artes da Unicamp. Guiando-se pelo desejo de disseminar a música coral em Campinas por meio de um projeto capaz de desenvolver um amplo trabalho de formação de cantores e regentes corais, o coro surgiu em 2009, com uma atuação que contempla repertório a cappella e montagem de óperas e cantatas. Concomitantemente, o grupo realiza também pesquisas com o intuito de formar um repertório de alto nível técnico e artístico, com ênfase na música coral composta nos séculos XX e XXI. Desde sua criação, o grupo vem mantendo, além do alto nível técnico, uma atividade intensa, tendo em seu currículo a realização de vários concertos nas regiões de Campinas, Ribeirão Preto e do Sul de Minas Gerais; a montagem de concertos e óperas em parceria com orquestras e outros coros, assim como participação em encontros e festivais.

Em 2014 e 2015, o Coro Contemporâneo de Campinas participou de toda a temporada da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas. Além disso, o grupo se apresentou no VII Festival Internacional de Coros de San Juan (Argentina), onde realizou vários concertos. O grupo recebeu o prêmio 1º lugar no III Encontro de Coros e Weinfest do Club Transatlântico de São Paulo, concorrendo com diversos coros do Estado de São Paulo.

Serviço:

Orquestra Sinfônica de Indaiatuba – Ópera Dido e Enéas

Data: 18 de junho

Horário: 20h

LOCAL: Teatro do CIAEI – Av. Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, 3665, Jd. Regina, Indaiatuba

Regência e direção artística: Paulo de Paula

Entrada gratuita.