Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Sinfônica de Indaiatuba promove turnê pelo interior de São Paulo

Indaiatuba, por Kleber Patricio

Sinfônica de Indaiatuba realiza turnê em cidades da região. Foto: Rafael Ré.

A Orquestra Sinfônica de Indaiatuba (OSI)  promove, no mês de outubro, uma turnê por sete cidades do interior de São Paulo. Começando pela cidade de Monte Mor, nesta sexta-feira, 6, passando por Salto (7/10), Indaiatuba (08/10), Itupeva (18/10), Nova Odessa (19/10), Elias Fausto (20/10) e finalizando em Itatiba em 21 de outubro. Todos os encontros serão de graça.

Concerto | O espetáculo intitulado “E o Palhaço, tem Concerto?” une a magia do teatro com a música clássica, com uma linguagem divertida e delicada, sob regência do maestro Paulo de Paula. O ator e músico Mauro Braga dá vida ao palhaço Azevedo, que tem o grande sonho de se tornar músico de orquestra. O desafio será provar ao maestro, aos músicos da sinfônica e, principalmente, para a plateia que é capaz de realizar essa façanha e se tornar o grande solista do dia. No repertório, clássicos como Mozart, Albinoni e Carlos Gomes.

Turnê | Esta é a primeira vez que a OSI sai em turnê, que é realizada pela Associação Mantenedora da Orquestra de Indaiatuba, através do Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo. “Estamos felizes em colocar o nome de Indaiatuba na rota da música clássica brasileira”, destaca o maestro.

O palhaço

Turnê “E o Palhaço, tem concerto?” percorrerá sete cidades. Foto: Felipe Gomes.

Bacharel em Música Popular pela Unicamp, o violoncelista Mauro Braga – que interpreta o Palhaço – se formou sob a orientação do professor e músico Dimos Goudaroulis (Grécia/Brasil). Participou da Orquestra Oficina de Cordas, integrou o quarteto de cordas Carcoarco e a companhia cênico-circense Paraladosanjos, de quem até hoje é parceiro e colaborador. Em 2015, criou a Cia Oruã, que passou a ser a ‘casa’ de seus trabalhos artísticos, com destaque para Canção do Beco, intervenção urbana convidada a participar de diversos festivais no Brasil e México (Festival Internacional de Circo e Show/Guadalajara); Azevedo Pão e Leite, uma canção inteligente, espetáculo de palhaço musical com direção do mestre Teófanes Silveira (Palhaço Biribinha); e Trio mas non Troppo, recital cênico para crianças de todas as idades, que teve estreia no projeto Concertinhos, no Sesc Vila Mariana (SP), em 2017.

Por meio do contato com o teatro e o circo, tornou-se ator e palhaço. Somam-se à experiência na cena a criação e a execução de trilhas sonoras e canções originais para documentários e espetáculos teatrais e de dança, com composições premiadas em festivais.

A Sinfônica | A Orquestra Sinfônica de Indaiatuba (OSI) tem se tornado uma referência musical, razão pela qual recebeu, em novembro de 2020, o Prêmio por histórico de realizações, concedido pelo Governo do Estado. Com a missão de promover o desenvolvimento musical de Indaiatuba, vem estabelecendo uma relação estreita com toda a comunidade, apresentando uma programação musical diversificada ao longo das temporadas que inclui gêneros e estilos diferentes, do clássico ao rock, da ópera ao popular. Além das apresentações no teatro, a orquestra tem promovido concertos pelos bairros da cidade e apresentações didáticas em escolas públicas do município. O que lhe rendeu o convite para apresentar-se, este ano, no Festival de Inverno de Campos do Jordão, música clássica da América Latina.

Ator e músico Mauro Braga dá vida ao palhaço Azevedo. Foto: Felipe Gomes.

A OSI é dirigida pelo maestro Paulo de Paula, que também ocupa a função de diretor artístico desde sua fundação. Em suas últimas temporadas, grandes nomes da música clássica como Emmanuele Baldini, Daniel Guedes, Cármelo de los Santos, Pablo de Leon, André e Claudio Micheletti, Luiz Afonso Montanha, Rogério Wolff, Kayami Satomi e Jean William se apresentaram como convidados junto à orquestra além de artistas populares como Anna Setton, Ive Greice, Vanessa Moreno, Zeca Baleiro, Paralamas do Sucesso e Lenine.

Agenda – Espetáculo E o Palhaço, tem Concerto?

Monte Mor

Data: 6/10 | Horário: 19h | Local: Teatro Municipal – Rua Capitão Augusto Steffen, 57 – Jardim Planalto – mapa aqui

Salto

Data: 7/10 | Horário: 20h | Local: Praça XV de Novembro – Avenida Dom Pedro II – Centro – mapa aqui

Indaiatuba

Data: 8/10 l Horário:16h l  Local: Parque da Criança – Avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, 3379 – Jardim do Vale 2 – mapa aqui

Itupeva

Data: 18/10 | Horário: 19h | Local: Parque da Cidade – Avenida Emílio Chechinato, 706 – Jardim Samambaia – mapa aqui

Nova Odessa

Data: 19/10 | Horário: 19h  | Local: Espaço de eventos Green Village – Rua Alzira Delegá, 396  – Green Village – mapa aqui

Elias Fausto

Data: 20/10 | Horário: 20h | Local: Praça Matriz

Itatiba

Data: 21/10 l Horário: 19h l Local: Teatro Ralino Zamboto – Rua Romeu Augusto Rella, 1100 – Bairro do Engenho – mapa aqui

Instagram  | Facebook | Site.

Sobre a Amoji | A Amoji (Associação Mantenedora da Orquestra de Indaiatuba) é responsável pela manutenção da Orquestra Sinfônica de Indaiatuba, que vem se destacando por sua intensa atuação na divulgação e popularização da música orquestral. Realizando, anualmente, mais de uma dezena de concertos gratuitos, com participação de músicos do município de Indaiatuba (SP) e solistas de renome. Em 2019 promoveu o Encontro Musical de Indaiatuba (EMIn), que reuniu uma série de concertos com grupos artísticos da Região Metropolitana de Campinas (RMC), além de masterclasses abertos para estudantes de música de todo o País. A Associação também é responsável por gerir e administrar a Escola de Música da Orquestra Sinfônica de Indaiatuba (Emosi) e a Orquestra Jovem de Indaiatuba (OJI). Ambas viabilizam a muitos jovens instrumentistas da cidade e região oportunidade de desenvolvimento técnico e artístico, por meio de aulas individuais de instrumento, além de participarem dos ensaios e apresentações da Orquestra Jovem.

(Fonte: Armazém da Notícia)