Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Sônia Mota celebra seus 76 anos no Instituto Tomie Ohtake

São Paulo, por Kleber Patricio

Sonia Mota – ‘Sem Fim’. Fotos: Silvia Machado.

Com ‘Sônia Mota: Arte da Presença/Presença na Arte1, proposta que une performance, lançamento de livro com sessão de autógrafos e projeção de videoaula, a bailarina, coreógrafa, professora e diretora artística Sônia Mota comemora seus 76 anos de vida, dentre os quais 68 dedicados à arte e à dança, no Instituto Tomie Ohtake, no sábado, dia 17 de agosto, a partir das 16h.

A programação abre com a apresentação do inédito ‘Sem fim’. Coreografado e dirigido pela portuguesa Carla Jordão, o solo revisita, de forma suave e gentil, o caminho percorrido pela artista, que foi uma das pioneiras da dança contemporânea e independente, que ocupava o emblemático Teatro Galpão, entre os anos de 1974 e 1981, integrou o Balé da Cidade de São Paulo, foi diretora artística da Cia de Dança Palácio das Artes, de Belo Horizonte, e, atualmente, realiza um trabalho de dança para mulheres refugiadas na Alemanha.

“A maneira de me expressar dançando está se mostrando agora mais calma e serena; a tendência de me mexer, sempre muito rapidamente, ralentou-se como minha alma, que vem se apaziguando e tornando minha dança mais íntima e essencial”, avalia Sônia Mota, que acredita que “assim se complementam e se renovam os ciclos da vida”.

Após a performance, com 45 minutos de duração, Mota lança ‘Arte da Presença/Presença na Arte’, escrito nos últimos 23 anos e que compila, em dois livros reunidos num único volume, sua biografia, recheada de dança e arte, e a construção do seu método, que não se preocupa em criar uma nova linguagem, mas em transformar, restaurar, readaptar e reorganizar os códigos clássicos e modernos da dança para acentuar a maneira individual de dançar de cada bailarino. Sônia Mota, que assina concepção, pesquisa, escrita e organização do livro, contou com a assessoria de Gabriel Küster e Letícia Tadros na construção do método Arte da Presença e de José Rubens Siqueira na escrita. Siqueira também assina o prefácio e Érico Peretta, a capa e o projeto gráfico. “O livro traz a dança como necessidade, percurso de vida e possibilidade de novas delicadezas e, tomara, sirva de legado para as próximas gerações”, almeja a artista-escritora.

Durante a sessão de autógrafos, será projetado em looping o vídeo ‘Arte da Presença’, gravado pelo videoartista Osmar Zampieri, que, desafiando a efemeridade da dança – que desaparece praticamente no mesmo instante da sua manifestação –, fez o registro dessa aula realizada em 2022, no Estúdio Oito Nova Dança, da parceira de longa data Lu Favoreto, para que não ficasse apenas na memória físico/corporal dos 22 participantes. O vídeo tem audiodescrição de AD Adamy.

Realizado com apoio do Programa Funarte Retomada/Dança, depois de São Paulo, ‘Sônia Mota: Arte da Presença/Presença na Arte’ segue em itinerância para Campo Grande, Salvador e Belo Horizonte.

Para saber mais: https://linktr.ee/soniamota2024.

Um pouco de Sônia Mota

Figura atuante no cenário da Dança, Sônia Mota fez parte da geração pioneira da dança contemporânea e independente, que ocupava o Teatro Galpão, espaço emblemático entre os anos de 1974 e 1981, caracterizado pelo caráter experimental, vanguardista e multidisciplinar na formação e criação artísticas. Nesse mesmo período, Sônia Mota viajava com frequência aos EUA para treinar na Cia de Dança de Louis Falco, discípulo de José Limón. Artista inquieta e inovadora, Sônia integrou o Balé da Cidade de São Paulo, foi diretora artística da Cia de Dança Palácio das Artes, de Belo Horizonte, e coleciona prêmios como bailarina e coreógrafa. É autora do método de dança Arte da Presença, que, a partir de questionamentos pessoais referentes a posturas das técnicas clássica e moderna, utiliza conceitos individuais de dinâmicas, texturas e tons do movimento para extrair de cada aprendiz a essência necessária para sua expressão artística. Sempre transitando entre o Brasil e a Alemanha, Sonia Mota segue ministrando oficinas e, atualmente, realiza um trabalho de dança para mulheres refugiadas na Alemanha.

Ficha técnica Sem Fim

Concepção: Sônia Mota | Direção artística e Coreografia: Carla Jordão | Performer: Sônia Mota| Trilha: Carla Jordão | Músicas: Helen Bledsoe, The Beatles e Jean-Baptiste Barrière- Cello Sonata #1 In B Minor | Desenho de Luz: Wolfgang Pütz | Figurino: Carla Jordão e Sônia Mota | Operação de Som: Letícia Tadros | Fotos: Luise Flüge  e Agata Stolltman | Produção: Zé Renato – Cais Produção | Assistente de Produção: Beto de Faria | Comunicação e Mídias Sociais: Talita Bretas – Portal MUD | Assessoria de Imprensa: Elaine Calux.

Apoio: Programa Funarte Retomada 2023 – Dança, André Boll, João Andreazzi, Lu Favoreto.

Classificação indicativa: livre | Duração: 45 minutos.

Serviço:

Sônia Mota: Arte da Presença/Presença na Arte – projeto em comemoração aos 76 anos da artista da Dança Sonia Mota

Dia 17/8 (sábado), 16h – Solo Sem fim, lançamento/sessão de autógrafos do livro Arte da Presença/Presença na Arte, videoprojeção da aula master A Arte da Presença.

Instituto Tomie Ohtake

Rua Coropé, 88 – Pinheiros, São Paulo – SP

Ingressos: Grátis – Reservas: https://linktr.ee/soniamota2024

*Os ingressos também serão distribuídos na bilheteria com uma hora de antecedência.

(Fonte: Com Elaine Calux Assessoria de Imprensa)