Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Teatro Municipal de Sorocaba recebe recital encenado na sexta (12)

Sorocaba, por Kleber Patricio

Edna D’Oliveira, uma das mais destacadas sopranos brasileiras da atualidade, se apresenta acompanhada do pianista Vagner Ferreira. Foto: divulgação.

O projeto Schaeffler Música – 10ª Temporada de Música Clássica de Sorocaba apresenta na próxima sexta-feira, 12 de abril, às 20h30, no Teatro Municipal de Sorocaba, o recital encenado Un Voyage à Paris, com a soprano Edna D’Oliveira e o pianista Vagner Ferreira.

O recital é baseado nos grandes clássicos das canções francesas dos mais famosos compositores, como Debussy, Poulenc, Fauré, Messiaen, Satie e outros. Seu formato acompanha as novas tendências dos recitais europeus, no qual o cantor deixa de ser apenas um intérprete e passa a ser um ator-intérprete.

No mesmo dia do concerto, será oferecido um ensaio aberto às 17h para deficientes auditivos com intérprete de Libras.

O projeto Schaeffler Música – Temporada de Música Clássica de Sorocaba – em sua 10ª edição em 2019, terá como protagonista a mulher na música clássica. Serão 10 concertos durante a temporada, 10 oficinas/palestras e 10 ensaios abertos para deficientes auditivos.

A temporada tem a produção e direção artística da MdA International, patrocínio exclusivo da Schaeffler e apoio da Unimed Sorocaba.

Edna D’Oliveira, soprano

Um dos mais importantes sopranos na cena lírica brasileira, possui uma intensa carreira tanto nos palcos de ópera como na plataforma de concerto. Aclamada por suas interpretações de Villa-Lobos, especialmente das Bachianas Brasileiras nº 5 e das Canções da Floresta do Amazonas, vem interpretando estas obras nas principais salas brasileiras e no EUA. Versátil e dona de grande magnetismo cênico, realiza com igual competência sofisticados recitais de canções e estrela musicais com sucesso, como O Fantasma da Ópera. No repertório de canções de câmara, merecem destaque suas atuações ao lado da pianista escocesa Elizabeth Mucha, com quem apresentou as Quatro Ultimas Canções, no Ciclo Richard Strauss da Sala Cecília Meireles, gravadas pela TV Brasil. Já trabalhou com os mais renomados maestros brasileiros à frente de orquestras como a OSB, Osesp, OFMG, OSBM e OPES, entre muitas outras. Aperfeiçoou-se na Inglaterra em Opera Performance com os maestros Alex Imgram e Lionel Friend, da Ópera Nacional Inglesa. Realizou uma temporada de estudos na Alemanha onde se aperfeiçoou em lieder (canções de câmara alemãs) e trabalhou sua voz em Viena com o soprano Eliane Coelho. Na mesma época, participou de concertos de música de câmara em Bremen e cidades do interior daquele país. Vencedora do prêmio Carlos Gomes por sua brilhante carreira como cantora solista.

Vagner Ferreira, pianista

Iniciou seus estudos de música em Mirassol (SP), sob orientação das professoras Márcia Muradi, Soraya Mubarack Oliveira e Zuleica Carvalho Moreira. Em São Paulo, tornou-se discípulo do pianista e professor Antônio Bezzan, com quem trabalhou por cinco anos. Bacharel em Música pela Unesp, formado na classe do pianista e professor Dr. Nahim Marun. Possui o título de Master of Music in Piano Performance and Pedagogy, obtido em 2006 pela Penn State University, onde estudou sob orientação do pianista Dr. Paul Timothy. Obteve diversos primeiros lugares em vários concursos de piano no Brasil. No exterior, foi vencedor do Prêmio Solista de Orquestra, promovido pela Universidade Estadual da Pennsylvania, tendo participado como solista da temporada 2006 da Penn State Symphony Orchestra (USA) e também vencedor do primeiro prêmio no 2006 PSU Graduate Exhibition pela execução da Sonata n. 1 de Alberto Ginastera. Pianista atuante no cenário brasileiro, apresenta-se tanto como recitalista, artista-colaborador ou solista de orquestra. Em 2015, apresentou-se junto à Symphonieorchester Collegium Musicum Potsdam (Alemanha) executando obras de Mendelssohn e Mignone. Dentre as orquestras brasileiras, teve a oportunidade de se apresentar junto à Petrobras Sinfônica, Orquestra Municipal de Campinas e Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto. Foi coordenador artístico do Concurso Nacional de Piano Mackenzie, promovido pelo Instituto Presbiteriano Mackenzie em 2015 e é também coordenador da série de recitais Música na Capela, promovida pelo Instituto Presbiteriano Mackenzie, instituição à qual está ligado desde 2009. Atualmente, recebe orientações do pianista e compositor brasileiro Amaral Vieira.

Serviço:

Edna D’Oliveira, Soprano e Vagner Ferreira, Pianista – Un Voyage à Paris

10ª Temporada de Música Clássica de Sorocaba – Schaeffler Música

Dia 12 de abril, sexta-feira, às 20h30min.

Teatro Municipal de Sorocaba

Entrada gratuita – Retirada dos ingressos a partir das 19h00 no dia da apresentação

(Não recomenda a entrada de crianças menores de 6 anos)

*Ensaio aberto às 17h00 para deficientes auditivos com intérprete de Libras

Informações: www.mdainternational.com.br/ ou telefone (15) 3211-1360 (MdA International).

Próximas atividades

Dia 10 de maio, sexta-feira

Catarina Domenici, piano

Paula Bujes, violino

Recital com repertório apenas de compositoras.

Teatro Municipal de Sorocaba às 20h30

Entrada gratuita.

Catarina Domenici (piano) e Paula Bujes (violino) são duas instrumentistas reconhecidas, detentoras de vários prêmios como solistas e cameristas. Aliam a formação sólida à versatilidade do trânsito entre diversos gêneros e estilos musicais. Unidas na paixão pelo repertório de compositoras e engajadas na luta pela visibilidade das mulheres na música, Bujes e Domenici oferecem um programa que apresenta obras de compositoras dos séculos XIX, XX e XXI.

Oficina (para alunos de escolas públicas estaduais/municipais) Segredos da Música Clássica: como ouvir e entender?

Prof. Dr. Sergio Molina

11 de maio, sábado

Tema: Segredos da música clássica: como ouvir e entender? (Aula 1)

Os parâmetros da música: melodia, ritmo, intensidade e orquestração no Bolero de Ravel

Local: Auditório do Centro de Referência em Educação – R. Artur Caldini, 211 – Jardim Saira, Sorocaba

Horário: 10h00 (duas horas de duração).

Oficina Como Ouvir Música Clássica

Professor Dr. Sérgio Molina

11 maio, sábado

Local: Auditório da Unesp – Av. Três de Março, 511 – Aparecidinha, Sorocaba

Horário: 15h00 (duas horas de duração)

Tema: G. Ligeti – Lux Aeterna

Música vocal no século XX: outros caminhos.

Inscrições gratuitas: (15) 3211-1360 MdA International.

Sergio Molina é compositor, doutor em música (USP), coordenador da área de música na Faculdade Santa Marcelina (SP) e professor de Composição no Instituto Carlos Gomes (Belém). É autor de Música de Montagem: A Composição de Música Popular no Pós-1967 (É Realizações – 2017).