O Museu Republicano de Itu abre no dia 4 de julho a nova exposição ‘Tarsila depois de Tarsila’, que apresenta telas pintadas pela artista Tarsila do Amaral (1886–1973) entre os anos 1930 e 1940. As obras são os retratos de homens que atuaram no cenário político e religioso do passado brasileiro, com destaque para participantes da Convenção de Itu, que foram encomendados pelo então diretor do Museu Paulista, Afonso Taunay. A exposição ficará em cartaz até 30 de julho de 2025 e poderá ser conferida gratuitamente de terça a domingo, das 10h às 17h.
Sobre o Museu Republicano de Itu | O Museu Republicano de Itu está situado em um sobrado histórico onde se realizou, em 18 de abril de 1873, a Convenção Republicana de Itu, reunião de políticos e proprietários de fazendas de café para discutir as circunstâncias do país, marco originário da campanha republicana e da fundação do Partido Republicano Paulista.
O Museu é um importante ponto de referência para compreender a História e a Cultura Material da sociedade brasileira, com ênfase no período entre a segunda metade do século XIX e a primeira metade do século XX, tendo como núcleo central de estudos o período de configuração do regime republicano no Brasil.
Além do movimento republicano e da primeira fase da República brasileira, trata também da história de Itu e região, com ênfase no século 19, destacando artistas ituanos desse período.
Serviço:
Exposição Tarsila depois de Tarsila
Onde: Museu Republicano de Itu (Rua Barão de Itaim, 67, Centro – Itu/SP)
Quando: de 4 de julho de 2024 a 30 de julho de 2025
Funcionamento: de terça a domingo, das 10h às 17h
Ingresso: gratuito
Informações: (11) 4023-0240 / edu.mrci@usp.br.
(Fonte: Ex-Libris Comunicação Integrada)