“Giselle”, um dos balés mais famosos do mundo, que estreou em 1841 na Ópera de Paris, está de volta ao palco do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Com realização AATM e patrocínio Ouro Petrobras, música de Adolphe Adam, libreto de Théophile Gautier e concepção e adaptação de Hélio Bejani e Jorge Texeira (segundo Jean Coralli e Jules Perrot), a temporada estreia no dia 5 de abril, às 19h e contará com dez récitas – sendo uma apresentação fechada para escolas públicas – com a participação do Ballet e da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal (BTM) sob a regência do maestro Jésus Figueiredo.
No libreto imaginado pelo grande poeta do romantismo francês Gautier, a jovem camponesa Giselle é traída e morre de amor, voltando para vingar-se do amante traidor na forma de uma Willi – espíritos de virgens que morreram antes de se casarem. Vingativas, elas fazem dançar até a morte os homens que encontram na estrada às altas horas da noite.

A primeira bailarina do BTM, Claudia Mota, que estará na estreia de Giselle. Foto: Carlos Villamayor.
Uma das curiosidades de ‘Giselle’ é ser um dos poucos balés dançados ainda em tutu romântico – ou seja, saias das bailarinas na altura da panturrilha que remontam as crinolinas da segunda metade do século XIX. ‘Giselle’ exige técnica e emoção de seus intérpretes, cuja expressão facial conta muito na apresentação da obra. O papel de Giselle é um dos mais ambicionados do repertório, já que exige tanto perfeição técnica, quanto graça e lirismo.
Várias das mais habilidosas bailarinas do mundo representaram esse papel ao longo dos tempos: as célebres Margot Fonteyn, Yvette Chauviré, Natalia Makarova e Carlotta Grisi (para quem o papel foi criado). O Theatro Municipal conheceu Giselle pela primeira vez em 27 de outubro de 1913, dançado pela Companhia de Bailados Russos de Diaghilev e por suas maiores estrelas, Tamara Karsavina e Vaslav Nijinski. O Corpo de Baile do Municipal apresentou-o pela primeira vez em 21 de novembro 1951, com coreografia de sua diretora Tatiana Leskova, que também dançou o papel título. Na vesperal do dia 25, Berta Rosanova deve ter sido a primeira brasileira a dançá-lo em sua versão completa. Duas de suas grandes intérpretes foram as primeiras bailarinas do TMRJ Aurea Hämmerli e Ana Botafogo.
Depois de anos apresentando a tradicional produção de Sir Peter Wright, o BTM mostra uma versão baseada na coreografia original de Jean Coralli e Jules Perrot. A iluminação é assinada por Paulo Ornellas, a cenografia é de Manuel Puoci e o figurino de Tânia Agra. A direção artística do Theatro Municipal do Rio de Janeiro é de Eric Herrero.
A presidente da Fundação Teatro Municipal, Clara Paulino, comemora a estreia de Giselle nesta nova temporada de dança do ano: “‘Giselle’ é um clássico dos ballets. O espetáculo foi encenado no Theatro Municipal algumas vezes, sempre com grande sucesso. Atendendo às demandas do público, encenamos essa obra novamente, como o primeiro título de balé de 2023. Também é uma data muito especial, pois será a última interpretação de Giselle da nossa primeira bailarina, Cláudia Mota”.
“‘Giselle’ é a mais conhecida obra do compositor Adolphe Charles Adam, compositor francês, do período romântico da música. Ele escreve dezenas de óperas e 14 balés, além de muitas cantatas como ‘Oh Noite Santa!’ reconhecida canção natalina. O Ballet ‘Giselle’ foi criado em 1841 e se tornou uma referência, não só na parte coreográfica, mas também na parte musical, influenciando vários outros compositores das gerações seguintes, entre eles o próprio Tchaikovsky. Adam utiliza formas musicais muito curtas, porém sempre muito bem construídas e bem interessantes e belas”, destaca o maestro Jésus Figueiredo.
Ficha Técnica
Solistas:
5 e 15 de abril – Cláudia Mota e Cícero Gomes
6 e 11 de abril – Marcella Borges e Filipe Moreira
8,13 e 16 de abril – Márcia Jaqueline e Cícero Gomes
9 e 14 de abril – Juliana Valadão e Filipe Moreira
12 de abril – Manuela Roçado e Rodrigo Hermesmeyer
Ensaiadores: Jorge Texeira, Aurea Hammerli, Cristiane Quintan, Mônica Barbosa, Priscila Albuquerque
Figurino: Tânia Agra
Iluminação: Paulo Ornellas
Cenografia: Manoel Puoci
Confecção: Pará Produções e Eventos
Concepção e Adaptação: Hélio Bejani e Jorge Texeira, segundo Jean Coralli e Jules Perrot
Balé e Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal
Regência: Jésus Figueiredo
Direção Geral: Hélio Bejani
Direção Artística do TMRJ: Eric Herrero.
Serviço:
“Giselle “com Ballet e Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal
Ballet dramático em dois atos
Música: Adolphe Adam, revisada por Joseph Horovitz
Libreto: Théophile Gautier, segundo Heinrich Heine
Duração do espetáculo: Cada ato terá 45 minutos de duração, com um intervalo de 15 minutos
Datas: 5, 6, 8, 12, 13, 14 e 15 – 19h / Dias 9 e 16 – 17h / Dia 11 às 14h (somente escolas)
Local: Theatro Municipal do Rio de Janeiro
Endereço: Praça Floriano, s/nº – Centro – Rio de Janeiro (RJ)
Classificação: Livre
Haverá uma palestra gratuita uma hora antes de cada espetáculo, realizada no Salão Assyrio.
CICLO DE PALESTRAS GISELLE
5/4, quarta-feira – 18h – Salão Assyrio (récita 1)
“Os criadores de Giselle” – Jayme Chaves e Paulo Melgaço
6/4, quinta-feira -18h – Salão Assyrio (récita 2)
“O Romantismo na música e na literatura” – Edvan Moraes e Jayme Chaves
8/4, sábado -18h – Salão Assyrio (récita 3)
“O Ballet Romântico” – Teresa Augusta e Paulo Melgaço
9/4, domingo- 16h – Salão Assyrio (récita 4)
“Giselle no TMRJ” – Paulo Melgaço
11/4, terça-feira – 14h Palco/frente da cortina (escolas)
“Descobrindo os personagens” – Ana Botafogo
12/4, quarta-feira – 18h (récita 6)
‘O simbolismo em Giselle” – Jayme Chaves e Paulo Melgaço
13/4, quinta-feira – 18h (récita 7)
“Sílfides, Willis e o sobrenatural” – Jayme Chaves
14/4, sexta-feira – 18h (récita 8)
“O papel do corpo de baile no ballet clássico” – Vera Aragão
15/4, sáb – 18h (récita 9)
“A magia da cena: cenário e figurino” – Leonardo Bora
16/4, dom –16h (récita 10)
“O símbolo da leveza: a sapatilha de ponta” – Liana Vasconcelos.
Ingressos:
Na bilheteria do TMRJ ou através do site theatromunicipal.rj.gov.br
Frisas e Camarotes – R$80,00 (ingresso individual)
Plateia e Balcão Nobre – R$60,00
Balcão Superior – R$40,00
Galeria – R$20,00
Lei de incentivo à cultura – Apoio: Livraria da Travessa, Rádio MEC, Rádio SulAmérica Paradiso, Rádio Roquette Pinto – 94.1 FM
Realização Institucional: Fundação Teatro Municipal, Associação dos Amigos do Teatro Municipal
Realização: Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Petrobras, por meio do programa Petrobras Cultural, Governo Federal.
(Fonte: Claudia Tisato Assessoria de Imprensa)