A trajetória de D. Pedro I, uma das controvertidas personalidades da história do Brasil, é tema do espetáculo D. Pedro I – Uma História de Amores, encenada pela Cia. Teatral Cenarte, em Campinas, no Teatro Castro Mendes, nos dias 30 e 31 de agosto. A peça, com direção de Walter Rhis, transita da comédia ao drama, mostrando principalmente o seu romance com Domitila de Castro Canto e Melo.
Nesta adaptação romântica da ascensão e queda do único imperador das Américas, é abordada a vida do menino que, anos depois, levou o Brasil à independência. Para a produção, Walter Rhis mergulhou em vasta pesquisa histórica. Com uma boa dose de comédia, a peça reconstitui, por meio de uma série de quadros cronológicos, os momentos mais marcantes da trajetória de Pedro I. Também estão presentes José Bonifácio, Imperatriz Leopoldina, D. João VI e Carlota Joaquina, entre outras figuras emblemáticas.
A montagem foi indicada aos prêmios de Melhor Coletivo, Melhor Atriz coadjuvante para Tiemi Kimura e ganhou nas categorias de Melhor Atriz para Inês Fabiana e Melhor ator coadjuvante para Ricardo Gonçalves no Festival Proscênio – Festival de Teatro de Indaiatuba.
Ficha Técnica:
Sonoplastia e Iluminação: Maristela Mota
Figurinista e Cenógrafo: Jeison Lopes.
Coreografia: Cyda Santos
Preparação Corporal: Daniel de Almeida Santos
Costureira: Cida Pimenta
Texto: Walter Rhis
Assistente de direção: Bruna Krasucki
Direção: Walter Rhis
Produção: Cia. Teatral Cenarte
Crédito das foto: Walther Rhis
Serviço:
Espetáculo D. Pedro I – Uma História de Amores
Quando: 30 e 31 de agosto, 21h
Onde: Teatro Municipal José de Castro Mendes (Praça Correia de Lemos, s/nº, Campinas/SP) – Telefone (19) 3272-9359
Ingressos: R$40,00 e R$20,00.