O Espaço das Artes da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp receberá de 5 a 21 de setembro de 2023, com visitação de segunda a sexta-feira das 9 às 17 horas, a exposição “Universo das Artes”. Estarão participando da mostra os artistas Gloria Nogueira, Marcio Rodrigues e Vanderlei Zalochi com obras inéditas especialmente produzidas para esta exposição, apresentando uma nova linha de trabalho. A exposição tem curadoria de Jorge Coli e Gilson Barreto.
Texto curatorial
A exposição reúne Glória Nogueira, Márcio Rodrigues e Vanderlei Zalochi e inaugura um novo ciclo desses artistas. No contexto da arte, mostra todo o lado criativo e propõe além da inovação.
Glória Nogueira, de seu nome completo Maria da Glória de Jesus Nogueira, nasceu em 1958, em Angra dos Reis, estado do Rio. Não teve educação formal. Sua família morava na fazenda Rialto, em Bananal. Em criança, tomava conta dos irmãos enquanto os pais iam para a roça. Aprendeu alguns poucos rudimentos de escrita e leitura depois de adulta e sabe assinar seu nome com orgulho. Quando a família foi para a cidade, passou a trabalhar como empregada doméstica em várias casas, o que ela faz até hoje. É excelente cozinheira.
Durante a pandemia, um amigo artista plástico e professor na Universidade de Uberlândia trouxe papéis, pincéis, e aquarelas. Gloria começou a pintar, revelando um formidável sentido da forma, do ritmo e da cor. Depois passou para as telas e para grandes formatos com excelentes resultados.
Tudo o que ela põe na tela é pensado, nada é deixado ao acaso. Suas construções visuais fazem com que sua arte não tenha nada de naïf, mas se defina com poderosa força abstrata. Esta é sua segunda exposição. Tenho certeza de que isso vai longe.
Márcio Rodrigues, 72 anos, campinense, engenheiro de alimentos e artista, participou de várias exposições no Brasil e exterior. Dedicado à pintura e a missão de perpetuar a arte na nossa cidade, traz uma série de quadro onde a transformação do autor é escancarada num trabalho onde pinceladas fortes e agressivas são suavizadas pelas cores e movimentos, gerando a beleza harmônica incontestável de suas telas.
Vanderlei Zalochi, médico campinense, generoso com os amigos e os artistas. No auge dos seus 79 anos e mais de 50 anos contribuindo com as artes na cidade de Campinas. Sempre com quadros densos de elementos e cores, agora, feito o desprendimento dos sábios vira (a mesa) as telas e caminha para o minimalismo reinventando uma série com linhas retas que nunca se cruzam, valorizando a ideia. Harmonia e cores que atraem o expectador a penetrar nesse universo. Seguindo o minimalismo, podemos descrever esse complexo com uma única palavra: Zalochi.
Glória, Márcio e Zalochi apresentam na Unicamp telas inéditas e vale a pena conferir esse universo.
(Fonte: Marcio Roberto Rodrigues)