Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Yantó apresenta seu terceiro álbum autoral ‘Sítio Arqueológico’ na Casa Museu Ema Klabin

São Paulo, por Kleber Patricio

Yantó, vocalista do Bloco Explode Coração, que leva mais de 200 mil pessoas para as ruas no carnaval de São Paulo, traz uma apresentação envolvente e reflexiva no lançamento do seu novo álbum. Foto: Gustavo Lemos e Alma Negrot.

No dia 24 de agosto, sábado, às 17h, o cantor e compositor Yantó traz para o palco da Casa Museu Ema Klabin seu terceiro álbum autoral, ‘Sítio Arqueológico’. Inspirado por suas vivências em um sítio arqueológico em Bambuí (MG) durante a pandemia da Covid-19, o álbum explora temas como relações homoafetivas, conflitos geracionais, família e autoconhecimento, combinando sonoridades da música popular brasileira, do pop e da música experimental.

Acompanhado por Guilherme Kafé (guitarra, violão, synths, cavaco e percussão) e Leandro Vieira (bateria e percussão), Yantó canta, toca piano e sintetizadores no show de lançamento do seu novo álbum.

No repertório, ‘Abre Alas’, ‘Gato’, ‘1927’, ‘Príncipe’, ‘Maria’, ‘Não Me Arrependo’, ‘Sítio Arqueológico’, ‘O Sangue’, ‘Comportamento Geral’, ‘Fim’, ‘Alguém Segure’, ‘Será Que Ele É?’, ‘Bis’ e ‘Leite’, todas de autoria de Yantó, além das músicas em parceria ‘Cabimento’ (Yantó, Guilherme Kafé), ‘Ladeiras’ (Bruna Moraes, Guilherme Kafé e Yantó) e ‘Água Benta’ (Dylan Mckinstry e Yantó).

A apresentação é contemplada pelo Programa Municipal de Apoio a Projetos Culturais, ProMAC, da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, com patrocínio da Marsh McLennan. A casa museu conta ainda com apoio da Klabin S.A.

Quarteto Jacarandá homenageia compositoras do choro brasileiro

Quarteto Jacarandá integra em seu repertório a diversidade da música instrumental brasileira e o papel das mulheres na história do choro. Foto: Divulgação.

Antes do lançamento de Yantó, no dia 10 de agosto, também às 17h, o Quarteto Jacarandá, composto exclusivamente por musicistas, presta uma homenagem às grandes compositoras e intérpretes do choro brasileiro. O espetáculo resgata o protagonismo de compositoras e intérpretes brasileiras como Chiquinha Gonzaga e Luciana Rabello. O quarteto é composto por Madu Calixto na flauta transversal, Ná Magalhães na percussão, Camila Silva no cavaquinho e Helô Ferreira no violão de 7 cordas.

Além disso, as instrumentistas incluem em seu repertório clássicos do compositor Pixinguinha e evidenciam suas músicas autorais. A apresentação é realizada em parceria com o Núcleo de Desenvolvimento de Carreira da EMESP Tom Jobim.

Serviço:

Quarteto Jacarandá e grandes compositoras do choro brasileiro

Sábado, 10 agosto – 17h

100 vagas por ordem de chegada

Yantó apresenta seu álbum autoral Sítio Arqueológico

Sábado, 24 agosto – 17h

Tradução e interpretação de libras

100 vagas por ordem de chegada

Rua Portugal, 43 – Jardim Europa – São Paulo, SP

Entrada franca, com sugestão de contribuição voluntária*

Sobre a Casa Museu Ema Klabin

A residência onde viveu Ema Klabin de 1961 a 1994 é uma das poucas casas museus de colecionador no Brasil com ambientes preservados. A Coleção Ema Klabin inclui pinturas do russo Marc Chagall e do holandês Frans Post, obras do modernismo brasileiro, como de Tarsila do Amaral e Candido Portinari, além de artes decorativas, peças arqueológicas e livros raros, reunindo variadas culturas em um arco temporal de 35 séculos.

A Casa Museu Ema Klabin é uma fundação cultural sem fins lucrativos, de utilidade pública, criada para salvaguardar, estudar e divulgar a coleção, a residência e a memória de Ema Klabin, visando à promoção de atividades de caráter cultural, educacional e social, inspiradas pela sua atuação em vida, de forma a construir, em conjunto com o público mais amplo possível, um ambiente de fruição, diálogo e reflexão.

A programação cultural da casa museu decorre da coleção e da personalidade da empresária Ema Klabin, que teve uma significativa atuação nas manifestações e instituições culturais da cidade de São Paulo, especialmente nas áreas de música e arte. Além de receber a visitação do público, a Casa Museu Ema Klabin realiza exposições temporárias, séries de arte contemporânea, cursos, palestras e oficinas, bem como apresentações de música, dança e teatro.

O jardim da casa museu foi projetado por Roberto Burle Marx e a decoração foi criada por Terri Della Stufa.

Acesse o site e redes sociais:

Site: https://emaklabin.org.br

Instagram: @emaklabin

YouTube: https://www.youtube.com/c/CasaMuseuEmaKlabin

Google Arts & Culture: https://artsandculture.google.com/partner/fundacao-ema-klabin

Facebook: https://www.facebook.com/fundacaoemaklabin

Linkedin: https://www.linkedin.com/company/emaklabin/?originalSubdomain=br

Vídeo institucional: https://www.youtube.com/watch?v=ssdKzor32fQ

Vídeo de realidade virtual: https://www.youtube.com/watch?v=kwXmssppqUU

*Como em todos os eventos gratuitos, a Casa Museu Ema Klabin convida quem aprecia e pode contribuir para a manutenção das suas atividades a apoiar com uma doação voluntária via pix: 51204196000177.

(Fonte: Mídia Brazil Comunicação Integrada)