A 30ª edição da Festa Confederada celebrou neste domingo (29), as memórias dos descendentes americanos e o final das comemorações dos 150 anos da imigração norte-americana para a região. O evento, realizado no Cemitério Campo Limpo, conhecido como Cemitérios dos Americanos, em Santa Bárbara d’Oeste, reuniu 2,5 mil pessoas, que curtiram muita música, danças e a gastronomia típica dos Estados Unidos. A organização é da Fraternidade Descendência Americana.
As apresentações musicais e as danças folclóricas deram o tom de alegria e confraternização da festa. Destaque especial para os 25 anos do grupo de dança Folkdanci Group. A Orquestra de Violas de Santa Bárbara, Russo Jazz Band, Dan & The Honky-Tonkers e Texas Flood também participaram do evento.
A culinária foi fortemente representada pelas barracas com comidas típicas, como o tradicional frango frito, os delicosos biscuits e o Prato Confederado, que tem em seu menu pernil de porco com barbecue, farofa, arroz e vinagrete. A praça de alimentação ainda contou com churrasco, milho verde, hambúrguer, cachorro quente, saldas, pastel, chope, água, refrigerante, café e doces.
Para João Leopoldo Padoveze, presidente da Fraternidade Descendência Americana, esta foi a edição mais completa de todos os tempos. “Eu não tenho nem palavras para expressar a alegria que é celebrar 30 anos de festa, é um momento para reencontrar e homenagear as nossas famílias”, relatou Padoveze.
O secretário de Cultura e Turismo de Santa Bárbara, Evandro Félix, lembrou da importância dos americanos para o desenvolvimento da cidade. “É uma festa tradicional carregada de identidade; são pessoas que vieram para cá no passado e que contribuíram fortemente para o desenvolvimento de Santa Bárbara”, afirma Félix.
Para a próxima edição, a direção já garantiu a realização do evento, mas ainda definirá a data da Festa em parceria com a Prefeitura de Santa Bárbara.