A Ânima Educação, maior e mais inovador ecossistema de qualidade para o Brasil, anuncia nova etapa de sua parceria de sucesso com o Le Cordon Bleu, o mais renomado instituto de artes culinárias do mundo. A partir do primeiro semestre de 2025, os cursos de Gastronomia do UniCuritiba no Paraná e da UniRitter no Rio Grande do Sul oferecerão certificação dupla, com acesso a metodologias exclusivas e técnicas clássicas e de referência no mercado internacional oferecidas pela renomada instituição francesa.
Os novos cursos fazem parte da estratégia de expansão da parceria, fortalecendo o investimento na formação de novos talentos da gastronomia no Brasil. O bacharelado em Gastronomia com a chancela do Le Cordon Bleu já foi implementado nos campi Vila Olímpia e Mooca da Universidade Anhembi Morumbi, ambos na capital paulista, e no UniBH, em Belo Horizonte. Até 2026, estão previstas novas operações em capitais como Rio de Janeiro, Natal e Salvador consolidando a iniciativa como um marco no ensino de gastronomia no Brasil. “Além da formação de talentos, estamos investindo no fortalecimento de uma cadeia econômica essencial para o desenvolvimento do país. Estamos comprometidos em preparar uma geração que deverá atender à crescente demanda por profissionais qualificados no Brasil e no mundo na área de hospitalidade e turismo”, afirma Rafael Ciccarini, vice-presidente de comunicação e novos negócios da Ânima.
Com os dois novos cursos, a expansão ocorre em um momento estratégico para o setor de alimentação e turismo gastronômico, que movimentou cerca de US$1,08 trilhão globalmente em 2022 e tem projeção de crescimento anual de 7,6% até 2031, segundo a Allied Market Research, consultoria empresarial global. No Brasil, dados da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) indicam que o faturamento do setor deve alcançar R$428 bilhões em 2024, com destaque para o crescimento na geração de empregos nos estados do Paraná e Rio Grande do Sul.
Para o chef Patrick Martin, diretor executivo e técnico do Le Cordon Bleu Brasil e embaixador internacional do Le Cordon Bleu, a parceria é uma oportunidade para estabelecer novos parâmetros de qualidade não só do ensino das artes culinárias, mas também em gestão de negócios. “Estou muito feliz em firmarmos uma parceria tão importante para o ensino superior em gastronomia no Brasil. Com essa união, vamos expandir a educação de excelência por meio do conhecimento e desenvolvimento técnico. O impacto desses cursos é sentido em todo o setor de gastronomia e hospitalidade”, diz.
Entre os conteúdos aplicados com a chancela do Le Cordon Bleu estão garde manger, panificação e confeitaria, cozinha internacional, cozinha brasileira, sustentabilidade e segurança alimentar, bebidas e harmonização e ciências gastronômicas. Para ministrar as aulas, os professores das instituições receberam capacitação e certificação na metodologia do Le Cordon Bleu. A instituição francesa ainda acompanha toda implementação, integração e desenvolvimento do aprendizado dos estudantes até a formação. Como padrão, as aulas práticas ocorrem em cozinhas de última geração nos campi, proporcionando experiências que ajudarão o aluno a estar imerso do dia a dia da profissão. Além do foco técnico, os cursos incluem conteúdos de gestão em gastronomia, turismo e hospitalidade, formando profissionais preparados para atuar como chefs, empreendedores e líderes no setor.
Sobre a Ânima Educação
Com o propósito de transformar o Brasil pela educação, a Ânima é o maior e o mais inovador ecossistema de ensino de qualidade para o país, com um portfólio de marcas valiosas e um dos principais players de educação continuada na área médica. A companhia é composta por cerca de 358 mil estudantes, distribuídos em 18 instituições de ensino superior, e em mais de 550 polos educacionais por todo o Brasil. Integradas também ao Ecossistema Ânima estão marcas especialistas em suas áreas de atuação, como HSM, HSM University, Ebradi (Escola Brasileira de Direito), Le Cordon Bleu (SP), SingularityU Brazil, Inspirali e Learning Village, primeiro hub de inovação e educação da América Latina, além do Instituto Ânima.
Em 2023, a Forbes, uma das revistas de negócios e economia mais respeitadas no mundo, elencou a Ânima entre as 10 maiores companhias inovadoras do país e, em 2022, o ecossistema de ensino, também foi destaque do Prêmio Valor Inovação – parceria do jornal Valor Econômico e a Strategy&, consultoria estratégica da PwC – figurando no ranking de empresas mais inovadoras do Brasil no setor de educação. A companhia também se destacou no Finance & Law Summit Awards – FILASA, em 2022, como Melhor Departamento de Compliance. Em 2021, a organização educacional foi destaque no Guia ESG da revista Exame como uma das vencedoras na categoria Educação. Desde 2013, a companhia está na Bolsa de Valores, no segmento de Novo Mercado, considerado o de mais elevado grau de governança corporativa.
Sobre o Le Cordon Bleu
Le Cordon Bleu é a principal rede global de institutos de artes culinárias e gestão de hospitalidade, com uma herança que abrange 129 anos. A rede mantém presença global com 35 escolas em mais de 20 países, formando cerca de 20 mil alunos de mais de 100 nacionalidades diferentes todos os anos. As técnicas culinárias tradicionais francesas permanecem no coração do Le Cordon Bleu, mas seus programas acadêmicos são constantemente adaptados para incluir novas tecnologias e as inovações necessárias para atender às necessidades crescentes da indústria. Presente no Brasil desde 2018, possui unidades no Rio de Janeiro e em São Paulo, onde oferece programas de alta qualidade, como o Grand Diplôme, o Diploma de Cozinha Brasileira, o Diplôme de Wine & Spirits e Diplôme de Plant Based, entre outros.
(Com Carlos de Paula/GBR Comunicação)