Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Arquiteta Silvia Cabrino vence edição 2018 do Chef Decor

Campinas, por Kleber Patricio

Os seis chefs participantes da edição 2018: Aldomar Caprini, Nelson Bergamo, Silvia Cabrino, Mariana Oliva, Andre Zazeri e Fernanda Antunes. Crédito das fotos: Ricardo Dettmer.

Após seis jantares, divididos em três batalhas gastronômicas, que testaram os talentos de profissionais do setor de arquitetura e design de interiores, dia 28 de novembro aconteceu o anúncio dos três finalistas. Os melhores chefs cozinharam, ao vivo, na Grande Final do Chef Decor 2018, para quatro jurados, após terem acesso a uma caixa surpresa que mesclava proteínas, alimentos orgânicos e temperos. A vencedora, que conquistou o título de Chef Decor, foi a arquiteta Silvia Cabrino, com seu sous chef Erney Feltrin. A noite de encerramento foi uma parceria entre o Chef Decor, a revista Metrópole e a Carvalho Marcenaria.

Apesar do evento se tratar de desafios e conquistas, a noite foi aberta falando de perdas, em uma emocionante homenagem à arquiteta Letícia Telles, uma das participantes do Chef Decor 2017 e também jurada dessa edição, que faleceu no sábado anterior (24/11) em um acidente de helicóptero. Foi apresentado um filme, produzido pela organização do evento, mostrando seus momentos de alegria e de paixão à cozinha. A entrega de aventais com seu nome para quatro amigos presentes nessa noite (chef Emerson Donadon, o arquiteto Fernando Consoni, sua sócia Fabiana Rocha e a assistente de cozinha Adriane Oliveira) marcou o início da montagem da sua receita favorita, que era a polenta com ragu. Ela foi servida em sua tábua original para os 200 convidados que estavam no salão principal do Tênis Clube de Campinas.

Voltando à competição, os seis profissionais participantes foram Aldomar Caprini, Fernanda Antunes, Nelson Bergamo, Silvia Cabrino, Mariana Oliva e Andre Zazeri, sendo os três últimos os finalistas da noite.

Erney Feltrin, Silvia Cabrino, Juliana Milhano, Mariana Oliva, Andre
Zazeri e Jose Zazeri – três chefs finalistas com seus sous chefs.

A primeira a cozinhar foi Mariana, que fez uma pescada amarela com purê de abobrinha, legumes salteados e, para finalizar, uma cenoura glaceada. Andre cozinhou, na sequência, um filet mignon com beterraba glaceada e brócolis passados na manteiga. O prato vencedor de Silvia foi a canjiquinha com galeto. Para prepará- lo, a chef cortou a abobrinha e a usou como recipiente, em uma apresentação que surpreendeu os jurados. Segundo ela, seguiu a origem mineira de sua mãe e criou “um prato para o lado de Minas, com a canjiquinha e coxinhas do galeto de frango”.

“O Chef Decor é uma surpresa o tempo todo, porque a gente não sabe o que vai acontecer. Só sabe quem já passou por isso, mas foi uma experiência muito gostosa. Quero agradecer ao meu sous chef, Erney, que combinou muito bem comigo e foi super importante. Também parabenizar a todos e dizer que fiquei com vontade de comer cada um dos pratos de vocês. Parabéns à organização pela iniciativa. Um evento como esse enriquece a cidade”, disse Silvia.

Todos os pratos foram harmonizados com vinhos selecionados pelo sommelier Pedro Bannitz, da Decanter Campinas.

Para o organizador Lenine Faria, a missão do Chef Decor é a de revelar os melhores talentos gastronômicos entre arquitetos e designers de interiores, respeitando a criatividade e personalidade de cada competidor. “Este ano o formato ficou mais desafiador, com batalhas ao invés de jantares individuais e o resultado foi além do esperado. A oportunidade de homenagear a Letícia também foi muito especial. Enfim, uma noite inesquecível, com certeza.”

Fernando Consoni, Fabiana Rocha e Emerson Donadon: polenta em homenagem a Letícia Telles.

Segundo o chef e consultor técnico do evento, Emerson Donadon, “os profissionais se empenharam e trouxeram uma riqueza temática para o evento esse ano, envolvendo pesquisa, harmonização, ambientação e muita criatividade”.

Jurados e premiação

Além dos jurados fixos do Chef Decor 2018, que são o chef Emerson Donadon, o designer de interiores Luís Roberto de Castro Rios e a organizadora de confrarias gastronômicas Rosa Jannini, participou ontem como jurado convidado, representando o corpo docente do IFBG (Instituto Franco Brasileiro de Gastronomia), o chef Estevan Borges, pós-graduado em cozinha clássica e patisserie na Suíça.

Todos os participantes foram premiados com cursos profissionais de gastronomia do IFBG (Instituto Franco Brasileiro de Gastronomia), presentes da marca francesa Staub e da Camicado. Mas o cobiçado troféu foi apenas para o primeiro colocado.

Sobre o Chef Decor Campinas

O Chef Decor Campinas revela, desde sua primeira edição, em 2017, talentos gastronômicos entre os profissionais de arquitetura e design de interiores. Os participantes enxergam no evento uma oportunidade de oferecer novas experiências aos convidados, além de um desafio pessoal. Os candidatos, nos dois anos, foram indicados pelos profissionais do setor, em uma pesquisa que envolveu cerca de 100 arquitetos, designers de interiores e empresários do setor, realizada pela Prosa Brand Content. Como regra, eles não possuem qualquer experiência profissional na área de gastronomia, assim como seus sous chefs.