Típica do outono, a atemoia é resultado do cruzamento entre a pinha, também conhecida como fruta do conde, e a cherimoia. Considerada exótica pelo formato bem diferente, ela vem ganhando cada vez mais espaço na mesa dos brasileiros devido à perfeita combinação entre sabor doce, polpa macia e saborosa, sementes soltas e alto valor nutricional.
“Rica em potássio, ela auxilia na redução da pressão arterial, ajuda no equilíbrio hídrico do organismo e contração muscular. Além disso, ainda contém boa quantidade de carboidratos, sendo uma excelente fonte de energia. É ótima para ser consumida antes da prática de atividades físicas”, revela a nutricionista Letícia Amaral, do Oba Hortifruti.
Pode-se consumir a polpa da fruta com colher ou usá-la em preparações culinárias retirando-se a casca e as sementes. “É uma excelente opção de sobremesa natural. Corte a atemoia em quatro pedaços e acrescente gotinhas de limão siciliano; a fruta fica com um sabor muito semelhante a uma torta de limão”, sugere a profissional.
Para evitar desperdícios e desfrutar das propriedades da casca dá para preparar geleias e compotas. Já as sementes podem ser torradas, moídas e transformadas em farinha para acompanhar iogurtes e sucos. A nutricionista sugere algumas receitas para aproveitar a fruta na cozinha:
Ingredientes:
½ xícara (chá) de polpa de atemoia sem casca e sem sementes
¼ xícara (chá) de pepino com casca
1 colher (chá) de salsão
1 folha de couve manteiga
½ maçã verde com casca picada
½ pera com casca picada
1 colher (sopa) de linhaça dourada
1 e ½ xícara (chá) de água de coco gelada
Suco de 1 limão siciliano
Modo de preparo:
Coloque a linhaça em uma tigela e hidrate por 1 hora com um pouco de água quente. Depois, escorra e descarte a água. Junte todos os ingredientes no liquidificador e bata até misturar bem. Beba em seguida.
Ingredientes:
1 atemoia grande sem casca e sem sementes
½ maço de rúcula
Suco de 1 limão cravo
3 colheres (sopa) de azeite
2 colheres (sopa) de mel
Sal rosa a gosto
Modo de preparo:
Misture o suco de limão, o azeite, o mel e o sal. Reserve. Em uma saladeira, junte a rúcula e a atemoia. Sirva com o molho por cima.
Ingredientes:
250 gramas de atemoia sem sementes
60 gramas de pimenta biquinho
50 gramas de abóbora cabotiã cortada em cubos
50 gramas de abobrinha italiana cortada em cubos
50 gramas de açúcar mascavo
100 gramas de açúcar refinado
100 ml de vinagre de maçã
1 colher (sopa) de gengibre fresco picado
1 pedaço de canela em pau
50 gramas de cebola roxa
1 dente de alho picado
50 gramas de uva passa preta
Modo de preparo:
Coloque em uma panela, a atemoia, o açúcar, o vinagre, o gengibre, o alho, a cebola roxa e a pimenta biquinho. Deixe cozinhar por alguns minutos. Cozinhe separadamente a abobrinha italiana e a abóbora, deixando-as al dente. Acrescente os cubos de abóbora e as abobrinhas ao chutney. Deixe cozinhar até que a mistura adquira consistência de compota, porém, sem deixar desmanchar os ingredientes. Retire do fogo sirva com carnes assadas.
Para outras receitas e informações, acesse www.redeoba.com.br.