Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Bar do Nicola homenageia antigos botequins de Campinas

Campinas, por Kleber Patricio

Os chefs Luigi, Manuel e Paulo, responsáveis pelas homenagens. Fotos: divulgação.

O Bar do Nicola promoverá entre os dias 14 e 30 de junho um evento inédito para reverenciar a cultura de botequim de Campinas. Durante esse período, o projeto Baú do Nicola prestará uma homenagem a cinco bares que marcaram época em diferentes períodos na cidade, mas que encerraram suas atividades: Bar do Pachola, Ponto Chic, Bar da Linguiça, Bar do Expedito e Torre di Pisa. “Vamos apresentar a nossa interpretação para um prato emblemático de cada uma dessas casas. O princípio fundamental, obviamente, foi não gourmetizar as criações”, afirma Paulo Henrique Mazzucco Fontes, o Paulinho, chef e sócio do Bar do Nicola.

Além de Paulinho, assinarão os pratos que homenagearão os cinco botecos campineiros o chef Luigi Gomes Fontes, também do Nicola e o chef convidado Manuel Alves Filho. O trio explica que teve muita dificuldade para escolher os bares e seus pratos. “Tivemos que discutir muito, tomar algumas cervejas e beliscar vários petiscos antes de chegarmos a um consenso”, conta Luigi.

Moela ao molho

A moela ao molho, versão do Bar do Nicola para um dos carros-chefes do extinto Bar Pachola.

De acordo com Alves Filho, estas são as iguarias que serão servidas durante o evento: porção de moela ao molho (Bar Pachola), pizza individual de provolone (Ponto Chic), lanche de linguiça (Bar da Linguiça), porção de torresmo (Bar do Expedito) e camarão empanado (Torre di Pisa). Todas terão o valor promocional de R$16,90, sendo que o camarão será vendido por unidade. “Quem conheceu essas casas terá a oportunidade de rememorar sabores e momentos que marcaram época em Campinas. Quem não conheceu terá a chance de experimentar preparações que serviram de referência para muitos bares que vieram depois”, observa.

Durante o evento Baú do Nicola, a casa funcionará com dois cardápios: o habitual e o especial em homenagem aos cinco bares campineiros. “Queremos convidar o público de Campinas e região a vir prestar esse tributo à cultura de botequim, por meio do que ela tem de melhor a oferecer: a sua valiosa e vigorosa culinária”, conclama Paulinho. Segundo ele, os clientes que pedirem os pratos do cardápio do Baú do Nicola receberão um shot de caldinho de feijão como cortesia e um fanzine com informações sobre as casas homenageadas, que trará desenhos do ilustrador Stefan Pastorek.

O camarão empanado, prato que homenageia o saudoso Torre di Pisa.

O camarão empanado, prato que homenageia o saudoso Torre di Pisa.

Os pratos:

Moela ao molho – O prato, guarnecido por fatias de pão, leva curry na preparação e é levemente picante

Pizza de provolone – A redonda tem tamanho individual e é servida “no palito”

Lanche de linguiça – O sanduíche é cortado no formato boca-de-anjo. A linguiça é feita artesanalmente no próprio Bar do Nicola e tem toque de erva-doce

Porção de Torresmo – Preparado com corte especial da barriga do porco, o torresmo apresenta casquinha crocante e generosa camada de carne

Camarão empanado – O camarão é empanado com uma massa cremosa, que leva caldo de peixe na sua preparação.

Serviço:

O que: Baú do Nicola – Homenagem à cultura de botequim de Campinas

Quando: de 14 a 30 de junho

Bares homenageados: Bar do Pachola, Ponto Chic, Bar da Linguiça, Bar do Expedito e Torre di Pisa

Pratos: Porção de moela ao molho (Bar Pachola), pizza individual de provolone (Ponto Chic), lanche de linguiça (Bar da Linguiça), porção de torresmo (Bar do Expedito) e camarão empanado (Torre di Pisa)

Preços: R$16,90 cada prato, o camarão será vendido por unidade

Pagamento: Cartões de débito e crédito

Funcionamento: De terça a sexta-feira, a partir das 17h. Aos sábados, a partir das 12h

Endereço: Rua Dona Maria Umbelina Couto, 644, Taquaral – Telefone (19) 3305-9155.