Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Bellini organiza jantar em torno de carrés Black Angus e whiskies Chivas

Campinas, por Kleber Patricio

Fotos: divulgação.

Um jantar exclusivo, para unir os sabores dos carrés Black Angus aos whiskies Chivas, está marcado para 12 de abril, a partir das 20h, no Bellini Ristorante, de Campinas. A ação especial é parte das celebrações de aniversário do Bellini que completa, em maio de 2018, 15 anos de atividades gastronômicas.

Sob a gerência de Cristina Róseo e condução do chef Rodrigo Varela, a casa soma, em sua trajetória, oito premiações da Veja Comer & Beber Campinas como o melhor restaurante e melhor italiano da cidade, além do registro presencial de grandes personalidades do meio gastronômico no decorrer dos anos, como Helena Rizzo, Felipe Bronze, Claude Troisgros e Pascal Fresneau.

No menu desenvolvido exclusivamente para a noite será servido o carré de Black Angus, macio e suculento, acompanhado de manteiga de funghi com ervas, farofa crocante, salada verde e batatas rústicas. Aos copos, estão reservados três whiskies especiais: o Chivas Regal 18, o The Glenlivet Founder’s Reserve e o Chivas Regal Extra. Os convites custam R$140,00 por pessoa e são limitados. Para outras informações, (19) 3755-8027.

As carnes que, após o corte, se projetam próximas aos ossos, são deliciosas por serem mais macias, suculentas e ricas em umami – o quinto gosto básico do paladar humano.  As razões para este feito são diversas e vão desde os ossos estarem cravados nas fibras (o que permite um cozimento mais lento ao seu redor), passando pela abundância de tenros tendões e tecidos conectivos, além do colágeno concentrado que se desfaz no aquecimento do preparo e até mesmo o quesito máximo, e evidente, das boas porções de gordura próximas aos ossos.

A exemplo, são todos esses quesitos que contribuirão para a experiência marcante do carré Black Angus harmonizado, em similaridade, com os whiskies Chivas.

Os rótulos escolhidos mantêm sabores e aromas enaltecidos a partir de blenders certeiros, alcançados em seus processos de graduação alcóolica e barricas especiais:

O Chivas Regal 18

O Chivas 18 Gold Signature tem um blend rico, criado por Colin Scott, um dos Master Blenders. Superpremiado, mantém 85 notas de sabores únicos.

O The Glenlivet Founder’s Reserve

De destilaria escocesa pertencente ao conglomerado francês Pernod Ricard, este é um single malt leve, 100% composto por cevada maltada, destilado em uma única destilaria; sem idade definida, maturado em uma combinação de barris de carvalho americano que já envelheceram bourbon, alguns de primeiro uso, outros já utilizados para envelhecer outros whiskies da Glenlivet. No paladar, é predominantemente frutado, com notas cítricas claras, laranja doce e maçãs.

O Chivas Regal – Extra

Desenvolvido pelo master blender Colin Scott, o Chivas Extra é um blended whisky encorpado, sem idade definida, composto por single malts e grain whiskies e famoso por expressões maturadas em barricas que antes continham vinho xerez espanhol, oloroso. Uma bebida de muito estilo, aroma floral e sabores de frutas cristalizadas, ameixa, além de gengibre e chocolate.

Mas whisky combina com…?

Praticamente tudo que vai à mesa. Quem se interessa pelo assunto pode buscar ótimas referências e informações mais sobre outras harmonizações no site oficial da Chivas. Algumas dicas tratam, por exemplo, sobre a indicação de uma versão cremosa e bem aromática, ideal para acompanhar carnes bovinas, foie gras e também pato.

Single malts mais leves e menos encorpados vão bem com salmões e trutas, além de crustáceos, ervas, alcachofra e espinafre. Para alimentos defumados, a marca indica ainda um whisky mais adocicado, de preferência, um single malt.