Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Brasil é o terceiro país que mais consome cerveja no mundo, aponta estudo

Brasil, por Kleber Patricio

Foto: Timothy Dykes/Unsplash.

O Brasil é o terceiro país que mais consome cerveja no mundo, ficando atrás somente da China dos Estados Unidos – é o que releva um estudo divulgado pela plataforma CupomValido.com.br, que compilou dados de pesquisas da Credit Suisse, Euromonitor e Statista, sobre o consumo de cerveja no Brasil e no mundo.

O brasileiro consome em média seis litros de cerveja por mês e o gasto médio por semana foi de R$46 – no mês, totaliza R$184, o que representa 16% do custo do salário mínimo nacional. Além disso, 9% dos pesquisados gastam acima de R$101 por semana.

Cervejas preferidas pelos brasileiros | A Skol é cerveja mais vendida no Brasil, seguida pela Brahma e Antarctica, respectivamente. As três marcas mais vendidas são da Ambev. Na quarta posição fica a Schin; a Itaipava fica em quinta posição. A Heineken também está entre as mais preferidas; porém, segundo avaliação do Credit Suisse, a diferença entre as cervejas preferidas e mais consumidas pode ser explicada por falta de estoque e preços elevados, dois problemas recentemente citados pelos donos de bares.

O principal fator para escolha de uma marca em detrimento da outra foi o sabor. O preço e o tipo da cerveja também entram em consideração; porém, em segunda e terceira posição, respectivamente.

A embalagem de preferência com 47% das opções dos entrevistados é a garrafa de vidro. Cerveja em lata foi a segunda opção, com 39% da preferência.

Cenário de consumo de cerveja pelo mundo | A China é o país que mais consome cerveja, com 27% do consumo mundial. Os Estados Unidos ficam em segundo, com 13%. E o Brasil está na terceira posição, com 7% do consumo mundial.

No cenário mundial, a cerveja mais vendida é a Snow, com 5,5% de participação de mercado. A segunda é a Tsingtao – ambas são da China. Bud Light e Budweiser, ambas dos Estados Unidos, ficam na terceira e quarta posição. Na quinta posição aparece a Skol, do Brasil, com 2,1% de participação de mercado.