Após 10 anos de formação, trabalhando com consultorias, eventos e também se dedicando ao ensino, o chef Igor Furlan inaugurou o descolado restaurante Amadeu, em Indaiatuba, idealizando seu sonho e podendo praticar seus conhecimentos técnicos num restaurante autêntico e com identidade própria, onde pratica uma cozinha autoral com técnicas clássicas e adaptadas ao paladar brasileiro, utilizando sempre ingredientes frescos, da própria horta do restaurante, com influências principalmente da cozinha brasileira, francesa e italiana. Oito anos depois, Furlan inaugura em um espaço anexo o Asiatique.
Paixão nada secreta de Furlan, a gastronomia asiática, como o próprio nome da casa indica, ganha com isso seu lugar ao sol na carreira do chef, abraçando as culinárias tailandesa, indonésia, vietnamita e indiana – tudo isso ambientado com a bossa do arquiteto Anderson Leite, que assina o projeto de construção e decoração do bangalô em estilo tailandês.
A decoração do Asiatique explora acabamentos rústicos e a arquitetura do bangalô. Segundo o arquiteto, o projeto foi inspirado nas vendas e bares encontrados por ele à beira do floating market em Bangkok, com estantes metálicas repletas de lembranças, curiosidades e, porque não, produtos e ingredientes asiáticos ocupando as paredes do salão como uma vendinha e apresentando um pouco da arte pop e tradicional asiática.
De forma descontraída, o salão ainda recebeu móveis e iluminação com apelo industrial e jovem e conta com um Buda esculpido em madeira em seu balanço recebendo os clientes. Com iluminação baixa e aconchegante, o destaque fica para a composição de 62 espelhos, daqueles comuns nas casas populares da Ásia (e também do interior do Brasil) e uma bela escultura com seus colares de reza abençoando o salão.
O painel com folhagens tropicais e um grande aparador recebe arte pop asiática, um poster coreano antigo, curiosidades e ainda cria um destaque para o meio do ambiente. O projeto conta ainda com uma praça na área externa com mesas e cadeiras, fontes, paisagismo assinado por Marcia Joly e uma sala de espera com sofás e ombrellone.
Um diferencial do Asiatique em comparação com seu irmão mais velho é sua vocação jovem. Começando com as cervejas asiáticas oferecidas no cardápio, passando pela decoração divertida e culminando com os preços mais acessíveis, a nova casa deve ser um atrativo para esse público específico.
No menu, destaque para os Frikkadels – bolinhos de carne e coco temperados com erva doce fresca, cebola, cominho, canela, raspas de limão e alho (acompanha molho de iogurte), entrada originária do Sri Lanka, o Nasi Goreng de frutos do mar (prato principal) – arroz frito na wok, camarão, lula, marisco, ovo, cebola, tomate, cebolinha, shoyu, amendoim, coentro e óleo de gergelim (prato principal) originário da Indonésia e para o pudim de abóbora com caramelo e gelatina de coco, releitura de uma delicada sobremesa originária da Tailândia, todos os pratos experimentados e aprovados com louvor.
Igor Furlan
Igor Furlan é graduado em Hotelaria pelo Centro Universitário Senac de Águas de São Pedro, com extensão universitária em Cozinheiro Chefe Internacional pela mesma instituição. Antes de abrir seu primogênito Amadeu, nos dez anos posteriores à formação, trabalhou em vários restaurantes da região – na capital paulista, estagiou na Escola de Artes Culinárias Laurent, do celebrado chef francês Laurent Suaudeau e posteriormente no Restaurante Laurent. Especializou-se em Cozinha Internacional na Escola Argentina Mausi-Sebbes.
Lecionou no curso de Cozinheiro Chefe Internacional do Senac no e no Ceunsp – Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio, nos cursos de gastronomia, hotelaria e eventos.
Serviço:
Restaurante Asiatique
Rua Pedro Virillo, 467 – Jardim Santiago – Indaiatuba/SP
https://www.facebook.com/asiatiqueindaiatuba/
(19) 3875-6061.