Com a intenção de dar continuidade à sua missão de resgatar as receitas típicas da Sicília e doutrinar os paladares mais exigentes, o chef Nicoló Ferdico repaginou o cardápio da Taverna do Chef Nico com pratos caseiros sicilianos. São receitas simples e cheias de sabor que remetem à sua infância e adolescência na Sicília. “Desta vez, adaptei muito pouco os pratos para o paladar brasileiro. Acho que agora os clientes que nos acompanham há três anos estão prontos para experimentar as receitas originais do meu país de origem”, desafia.
No total, 16 pratos entram para o cardápio, que contém mais de 50 itens. Antepastos, massas, risotos, carnes, peixes e até mesmo um couscous com influência dos árabes chegam para dar frescor ao menu, sempre com matéria-prima italiana, o que garante ao restaurante o selo Òspitalita Italiana e a Nico, o título de embaixador da cozinha siciliana no Brasil.
O Cotoletta alla Palermitana (paillard de mignon marinado no azeite temperado e empanado com pão italiano grelhado, acompanhado de batatas salteadas) é um dos representantes da clássica culinária caseira siciliana que estreia no cardápio da Taverna. Outra novidade é o Couscous alla Trapanese. O prato é uma das heranças deixadas pela invasão árabe no sul da Itália. “É um prato diferente porque tem a sêmola de trigo hidratada no caldo de peixe artesanal e servido com mariscos do dia”, explica Nico.
Alguns pratos que são sucesso no cardápio e agradam a todos ganharam opções para servir duas pessoas no novo menu, assim como alguns antepastos que podem ser saboreados em família. “O couscous, spaghetti, lasanha clássica, filé a parmegiana e bacalhau são pratos que sempre são muito pedidos e que colocamos nas opções para duas pessoas para que possam compartilhar como uma típica família italiana”, explica.
Outro destaque do cardápio novo é a botarga caseira, preparada cuidadosamente pelas mãos de Nico. Ela entra em dois pratos, no Spaghetti con Gamberi e Bottarga (espaguete com camarões rosa e botarga) e no Conchiglie al Ragú di Polpo e Bottarga (massa fresca da casa, com ragu de polvo finalizado com salsinha fresca e botarga) e promete surpreender os paladares mais atentos. “Para a gente, é um clássico dos pratos consumidos por pescadores na Sicília. Aqui, é uma iguaria. Lá, usamos as ovas de atum. No Brasil, a adaptação é feita com as de tainha. Preparo há dois anos e só agora inclui em dois pratos do cardápio”, revela.
A Taverna
Com ambiente simples que dispensa luxo, a Taverna é um lugar para quem gosta de comer bem. O local tem apenas 50 lugares e é a realização do sonho do chef Nicoló Ferdico, que começou a trabalhar em cozinhas de hotéis e restaurantes desde seus 15 anos de idade, na Itália. Aos 18 foi para a Califórnia, onde passou por diversos empregos, incluindo de pizzaiolo. De volta à Itália, explorou seu país de norte a sul e se especializou na cozinha mediterrânea. Foi para a França e voltou para os Estados Unidos, onde foi chef executivo de grandes restaurantes de Nova Jersey. No final do ano passado, Nico recebeu o certificado de embaixador da cozinha siciliana no mundo, durante evento em Milão.
A Taverna do Chef Nico é um dos 60 restaurantes com o selo Ospitalità Italiana no Brasil. Na região de Campinas, é o único. Para receber este selo de qualidade, os estabelecimentos devem ter 70% da carta de vinhos com rótulos italianos, trabalhar com matéria-prima italiana, ter música ambiente italiana, decoração que remeta à Itália, pelo menos um funcionário que fale italiano fluentemente e pratos com nome italiano. Federico também é credenciado pela FIC – Brasile (Federação Italiana de Cuochi).
Taverna do Chef Nico
Av. Independência, 5879, Centro – Vinhedo
Telefone: (19) 3826-1042
3ª a 5ª das 19h às 22h30
Sexta e sábado, das 19h às 23h30
Almoço de sexta-feira – das 12h às 14h30
Almoço sábado e domingo – das 12h às 16h.