Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Chef siciliano dá dicas para ceia e almoço das festas de fim de ano

Vinhedo, por Kleber Patricio

Caponata de berinjela, uma das dicas do chef Nico. Foto: divulgação.

Caponata de berinjela, uma das dicas do chef Nico. Foto: divulgação.

Na Sicília, terra natal do chef Nicoló Ferdico, da Taverna do Chef Nico, em Vinhedo, as mulheres não passam horas seguidas a fio dentro da cozinha para servirem a ceia no dia 24, nem mesmo o almoço do dia 25. Na terra de Nico, as famílias se unem e dividem as tradicionais pizzas na palla (vendidas por metro nas padarias italianas) ou cada uma leva um ou dois pratos para compor uma mesa farta de comidas. No sul da Itália também não existe prato denominado “natalino”, como nosso peru, tender, pernil ou bacalhau. Lá, cada um prepara algo especial, que pode ser mais sofisticado ou, então, que simplesmente mais lhe apetece – uma lasanha, por exemplo.

Aqui no Brasil, o costume é preparar diversos pratos e passar horas na cozinha na véspera e no dia das festas. Mas por que não facilitar e pensar com antecedência para ter mais tempo livre e menos trabalho? Pensando em dar uma mãozinha para o Natal dos brasileiros com alguma dica italiana, Nico sugere que as pessoas preparem os antepastos com até um mês de antecedência. Feitas à base de açúcar e vinagre, as receitas podem durar semanas na geladeira e ficam cada dia mais saborosas.

“Se preparadas e armazenadas da forma correta, como por exemplo, colocar em um pote bem limpo e esterilizado (lavado com água fervente e seco no forno) com um dedo de azeite em cima e guardado na parte inferior da geladeira, longe da luz, não há problema algum em antecipar as entradinhas. Elas vão ganhar cada vez mais sabor para brilharem na noite da ceia e no almoço de Natal”, afirma Nico, que sugere três receitas que são as mais consumidas na mesa de antepastos de seu restaurante.

Receitinhas práticas de antepasto

Caponata de berinjela

Cebola

Salsão

Alcaparra

Azeite

Extrato de tomate

Berinjela cortada em cubos

Azeitona

Açúcar

Vinagre

Sal a gosto

Corte a berinjela em cubinhos, acrescente bastante sal e coloque em uma peneira para soltar água. Depois de alguns minutos, lave a berinjela e deixe secar em um guardanapo ou papel toalha. Quando os cubinhos estiverem sequinhos, frite em óleo bem quente, em imersão até ficarem dourados. Refogue a cebola com o salsão até amolecerem. Acrescente a alcaparra e extrato de tomate e deixe refogar por alguns minutos até ganhar consistência. Na sequência, acrescente os cubos fritos de berinjela. Coloque as azeitonas, uma pitada de açúcar e tempere com vinagre e sal. Passe para um pote limpo e com tampa. Complete com azeite, deixando um dedo acima do preparo.

Abobrinha em tiras

Abobrinha

Alho

Especiarias

Vinagre

Sal

Orégano

Hortelã seca

Corte a abobrinha em tiras bem fininhas. Refogue com o alho e as especiarias. Deixe ficar bem cozida. Coloque o vinagre, sal, orégano e a hortelã para ficar bem temperadinha. Depois, é só passar para um pote limpo, que fique bem fechado, e completar com azeite.

Azeitonas temperadas

Azeitonas grandes verde ou pretas (bem suculentas)

Sal

Pimentas do reino e calabresa

Alho amassado

Alecrim

Vinagre

Azeite

Misture os ingredientes e deixe a azeitona curtir. O molhinho pode ser degustado também com um pão italiano.