Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Cia. Mundu Rodá apresenta espetáculos online “Vida de Cão – Coração de Herói” e “Donzela Guerreira” na quarta-feira (4)

São Paulo, por Kleber Patricio

Fotos: divulgação.

Em comemoração aos seus 20 anos, a Cia. Mundu Rodá apresenta, na quarta-feira (4), os espetáculos online Vida de Cão – Coração de Herói, às 15h, e Donzela Guerreira, às 19h, pelo Facebook e Youtube (@MunduRoda).

Voltado ao público infantil, Vida de Cão – Coração de Herói conta a história de um cachorro manso, brincalhão, que adorava sua dona e vivia num vilarejo bonito e tranquilo. Porém, tudo muda com a chegada de uma onda gigante de lama tóxica, que inunda todo seu povoado e o deixa sozinho. Sem sinais de resgate, o esperto vira-lata decide, então, embarcar numa poltrona toda destruída e navegar pelo Rio Doce em busca de sua família da espécie “gente”. Uma viagem pelo leito contaminado repleta de surpresas, emoção e aprendizagem.

Seguindo as apresentações, a Cia. exibe, às 19h, o espetáculo juvenil Donzela Guerreira, uma trama repleta de amor impossível, revelação tardia e saudade incomensurável. Donzela Guerreira é a busca de uma tradução poética – do romance de tradição oral que narra a trajetória da donzela que vai à guerra –, atualizada no tempo, no espaço, nos sons, nas palavras e nos corpos dos atores-pesquisadores Juliana Pardo e Alício Amaral. A história se resume na travessia de uma jovem que se disfarça de homem para seguir em combate no lugar de seu velho pai, representando o único filho varão da família. Como soldado, ela se apaixona por seu Capitão e este, por ela. Sem revelar sua verdadeira identidade, Donzela e Capitão travam suas próprias batalhas, colocando à prova seus princípios, sentimentos e desejos.

Por meio da apresentação de fragmentos – como é comum na transmissão de tradição oral –, mais que representar a vida de uma donzela que vai à guerra, o foco do espetáculo está na reflexão sobre o gênero e o amor, em uma abordagem ampla e aberta, convidando o espectador a participar ativamente na construção da narrativa, preenchendo as lacunas e criando sua própria interpretação.

Sobre a Cia. Mundu Rodá | Fundada por Juliana Pardo e Alício Amaral, a Cia. Mundu Rodá estabelece desde o ano 2000 uma ligação intensa com o estado de Pernambuco em uma troca constante com brincadores e mestres de Cavalo Marinho e Maracatu Rural. Há duas décadas se dedica à produção da cena contemporânea em diálogo com as formas e conteúdos das tradições cênicas brasileiras. Para saber mais sobre a Cia. Mundu Rodá, acesse www.munduroda.com.