Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Circuito Litoral Norte de São Paulo destaca 10 atrações para se conectar com a natureza nessa primavera

Litoral Norte de SP, por Kleber Patricio

O Circuito Litoral Norte de São Paulo, que integra as cidades de Bertioga, Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba, oferece uma variedade de experiências encantadoras para os amantes da natureza durante a primavera. A região, considerada uma joia natural do Brasil, revela suas riquezas naturais de maneira extraordinária nesta estação, das praias paradisíacas às ilhas, cachoeiras e reservas ecológicas. Ou seja, os visitantes podem se aventurar em trilhas exuberantes, explorar uma biodiversidade única de Mata Atlântica preservada e ainda desfrutar de roteiros que combinam o melhor da cultura e gastronomia caiçara. Pensando nisso, o consórcio turístico separou dez atrações imperdíveis para os turistas que planejam fazer um roteiro pelas cinco cidades nos próximos meses. Descubra:

Bertioga

A Trilha de Guaratuba, em Bertioga. Foto: Raphael Campos.

A Trilha de Guaratuba, que sai da Boraceia, tem quatro quilômetros de extensão e nível médio de dificuldade. Passando por regiões de restinga alta e baixa, além de mata de encosta e travessia do ribeirão Perequê-Mirim, é um passeio perfeito para os apaixonados por ecoturismo. No total, a atividade dura cerca de seis horas e exige agendamento prévio.

E, ainda entre os roteiros de ecoturismo para a estação, o percurso de canoagem pelo rio Jaguareguava também merece destaque. Com águas tranquilas e cristalinas, além de pequenos bolsões de areia para parada, a paisagem do lugar permite integração total à natureza. “O litoral norte já se consolidou como um dos destinos turísticos mais desejados do Brasil. Estamos preparados para oferecer aos nossos visitantes, experiências inesquecíveis no turismo de sol e praia, no ecoturismo e no turismo cultural”, destaca o secretário de Turismo de Bertioga, Ney Carlos da Rocha.

Caraguatatuba

O Parque Estadual da Serra do Mar, em Caraguatatuba. Foto: Ken Chu.

Localizado na região Sul da cidade, o bairro Poço da Anta é um dos destaques entre os pontos turísticos rurais de Caraguatatuba. Ali, os praticantes de cicloturismo e amantes da natureza podem fazer trilhas de até 16 km, chegando até a ponte da cachoeira do bairro de mesmo. Um lugar ideal para um banho de rio refrescante.

O Parque Estadual da Serra do Mar é ideal para se integrar à natureza em Caraguatatuba. Ali, é possível fazer trilhas de até 3,5 km, avistando animais silvestres como cotias, tamanduás, tucanos e esquilos. O lugar também abriga a Cachoeira da Pedra Redonda, uma boa alternativa para se refrescar durante os dias de calor da primavera.

“A primavera e o verão prometem aquecer a temperatura e a previsão é que tenhamos estações menos chuvosas. Isso por si só já favorece e muito o turismo no litoral, mas além disso, a gestão vem investindo fortemente em infraestrutura, eventos e em preparar o trade para que nosso turista tenha as melhores experiências em nossa cidade. Caraguá, feliz em te ver”, afirma a secretária de Turismo de Caraguatatuba, Maria Fernanda Galter Reis.

Ilhabela

A Praia de Castelhanos, em Ilhabela. Foto: Lailson Santos.

Um programa imperdível é a visita às trilhas da cidade; seja para conhecer algumas das dezenas de cachoeiras de Ilhabela, seja para a observação de fauna ou para a prática do montanhismo. Um dos destaques, é a trilha acessível do Parque Municipal das Cachoeiras, onde o visitante pode solicitar o uso da cadeira anfíbia ao orientador de visitantes do parque e tomar um banho de cachoeira.

Outra ótima opção é se aventurar em um passeio off-road rumo à Praia dos Castelhanos. Este passeio corta o Parque Estadual de Ilhabela numa estrada de terra de 15km imersa na Mata Atlântica, chegando a uma das praias mais lindas do Brasil. Sem dúvida, uma ótima opção para estar perto do mar, conhecer a cultura caiçara e desfrutar da gastronomia local.

“Ilhabela vem trabalhando bastante o turismo de experiências, oferecendo aos turistas motivos para frequentar a cidade durante todo o ano. A qualidade de nossa oferta, somada aos feriados que teremos até novembro, nos deixa bastante animados. Estar em Ilhabela durante a primavera nesse momento em que a vida na floresta se renova e a beleza das paisagens se intensifica é um verdadeiro privilégio”, comenta o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e do Turismo, Harry Finger.

São Sebastião

A Cachoeira Ribeirão de Itu, em São Sebastião. Foto: Rogerio Cassimiro.

Entre as praias de Maresias e Paúba, a Trilha Maresias–Paúba tem dois quilômetros e proporciona diversos visuais panorâmicos do lugar. Na paisagem, mar, faixas de areia, costões rochosos e muito verde. Curta e com fácil acesso, a também chamada Trilha dos Mirantes é um passeio ideal para quem busca contato com a natureza, mas sem muito esforço onde se pode conferir ambas as praias de cima.

Já a Trilha Ribeirão de Itu percorre o complexo de mesmo nome, situado em Boiçucanga, no Núcleo São Sebastião do Parque Estadual da Serra do Mar, e é formado por três cachoeiras. Com nível moderado, o percurso segue entre rio e mata, levando até as quedas da Hidromassagem (900 metros), da Pedra Lisa (um quilômetro) e Samambaiaçu (1,2 quilômetro). Durante a trilha, além de mergulhar nas águas cristalinas das cachoeiras, é possível observar a rica biodiversidade da Mata Atlântica.

“São Sebastião é um destino encantador durante essa estação do ano e recebe muitos turistas, mesmo sendo uma época de baixa temporada. Nossas praias, como Maresias, Toque-Toque Grande e Juquehy, tornam-se destinos perfeitos para quem busca relaxar, praticar esportes aquáticos ou simplesmente contemplar um lindo pôr do sol. É um destino plural, com diversas atrações naturais, trilhas, eventos culturais e rica gastronomia. Estamos ansiosos para receber turistas de todas as partes do Brasil e do mundo, que escolhem São Sebastião como seu refúgio de primavera”, ressalta a secretária de Turismo de São Sebastião, Adriana Augusto Balbo.

Ubatuba

A Ilha das Couves, em Ubatuba. Foto: Divulgação/Setur Ubatuba.

Passando pelo mirante da Praia da Figueira e pelas praias da Lagoa, Ponta Aguda e Praia Mansa, a Trilha da Praia da Lagoa de Ubatuba tem duração de aproximadamente 4 horas com parada para banho de mar, banho na lagoa e visita às ruínas da antiga fazenda São Pedro de Alcântara. O percurso tem nível fácil para médio, em forma de circuito saindo e chegando no ponto de saída.

Já a Ilha das Couves, um dos atrativos mais conhecidos da cidade, está sob uma normativa que limita o tempo de permanência, quantidade de visitantes e somente embarcação cadastrada pode desembarcar. Saindo da cidade, há lanchas e escunas cadastradas para desembarcar na ilha. O lugar tem rica vida marinha que atrai mergulhadores de todo o país e, na faixa de areia de 60 metros, é possível aproveitar o sol e a beleza da vegetação nativa.

“A primavera no Litoral Norte é uma época em que a natureza desperta e as flores começam a desabrochar, as árvores a brotar folhas verdes e as paisagens ficam mais bonitas. Muitos destinos ao redor do mundo se esforçam para atrair visitantes durante esta estação; por isso, dentre as belezas naturais de Ubatuba, elencamos duas atividades que são muito procuradas pelos turistas nesta época do ano, como a Ilha das Couves e a trilha da Praia da Lagoa. Ficamos muito felizes em receber os turistas também nesta época do ano, que é o pontapé inicial para a alta temporada”, acrescenta o secretário Adjunto de Turismo de Ubatuba, Thiago Ramos.

Para conhecer as principais experiências do Litoral Norte, acesse circuitolitoralnorte.tur.br/experiencias. Consulte um receptivo local para garantir a qualidade e ter informações de cada passeio em circuitolitoralnorte.tur.br/guiageral.

(Fonte: Assimptur)