Crianças hospitalizadas e isoladas em casa terão a oportunidade de participar gratuitamente de aulas online de interpretação com a atriz Claudia Ohana. Serão duas ocasiões: na próxima sexta-feira, dia 23 de abril, das 10h às 12h e na segunda-feira, dia 26, das 15h às 17h.
Durante a aula, ela realizará atividades voltadas à conscientização do corpo, relaxamento, música e mímica, além de muita improvisação. A iniciativa é promovida pela Associação Viva e Deixe Viver (Viva), organização da sociedade civil que congrega 1,3 mil voluntários responsáveis por contar histórias em 86 hospitais do País.
Para participar, basta acessar a sala do Viva On na plataforma Google Meet nos dias e horários marcados, por meio do link http://meet.google.com/erc-kxqm-dfo. Nesta sala acontecem sempre, de segunda à sexta-feira, das 10h às 12h e das 15h às 17h e, aos sábados, das 10h às 12h, contações de histórias pelos voluntários da Viva para a plateia que ali estiver. O acesso é livre e gratuito.
Esta será a segunda vez que a atriz realiza a iniciativa. A primeira aula aconteceu em 2020 e foi um sucesso, com dezenas de crianças participando. A atriz destaca que as atividades podem ser realizadas também por crianças em leitos ou impossibilitadas de caminhar. “Também aproveitarei o momento para contar um pouco de minha trajetória profissional e sobre o nosso papel como atriz”, ressalta.
Viva Personas | Claudia Ohana participou também do projeto Viva Personas, contando a história Flicts, do cartunista Ziraldo. O Viva Personas convidou personalidades de várias áreas para contar uma história às crianças internadas ou isoladas em casa. Flicts marcou a estreia do autor na literatura infantil e conta a história de uma cor que não encontra o seu lugar no mundo. Todos os vídeos estão disponíveis no site Bisbilhoteca Viva (http://www.bisbilhotecaviva.org.br). Recentemente, a Associação Viva e Deixe Viver ampliou o escopo do projeto, convidando todas as pessoas a participarem e contarem histórias. Para conhecer mais e participar acesse – http://hwww.vivaedeixeviver.org.br/novas-personas.
O mais recente papel de Claudia Ohana na TV foi em 2019 com a personagem Janice, da novela Verão 90, da Rede Globo. No mesmo ano, também estava em cartaz com Vamp – o Musical.
Sobre a Associação Viva e Deixe Viver | Fundada em 1997 pelo paulistano Valdir Cimino, a Associação Viva e Deixe Viver (http://www.vivaedeixeviver.org.br) é uma Organização da Sociedade Civil pioneira em diversas frentes e políticas públicas. Por meio da arte de contar histórias, forma cidadãos conscientes da importância do acolhimento e de elevar o bem-estar coletivo a partir de valores humanos como empatia, ética e afeto. A entidade também é referência em educação e cultura, por meio da promoção de atividades de ensino continuado. Nesse sentido, conta com o canal Viva Eduque (http://www.vivaedeixeviver.org.br/o-que-e/), espaço criado para a difusão cultural, educacional e gestão do bem-estar para toda a sociedade. Hoje, além dos 1.357 fazedores e contadores de histórias voluntários, que visitam regularmente 86 hospitais em todo o Brasil, a Associação conta com o apoio das empresas Pfizer, Volvo, Cremer, UOL, Safran, Santa Massa e Instituto Helena Florisbal.