O ano começou bem do lado de cá do Equador – OK, vamos deixar a ômicron de lado e focar na ótima série documental O canto livre de Nara Leão. Nara teria completado 80 anos em 19 de janeiro deste ano e não poderia ter presente melhor do que este oferecido pela Globoplay. Dirigida por Renato Terra, a série aborda a trajetória profissional e pessoal da cantora, rotulada desde sempre como “a musa da bossa nova”. Para quem viu e gostou (ou mesmo para quem não viu) uma dica: divida esta e outras histórias com seus filhos.
Foi o desejo de contar a história da música brasileira para crianças que impulsionou os jornalistas Carla Gullo e Camilo Vannuchi e a cantora e historiadora Rita Gullo a escreverem os livros que fazem parte da série Ritmos do Brasil. Lançados pela editora Moderna em anos subsequentes desde 2016, as obras se dividem em quatro momentos: Samba e Bossa Nova | Choro e Música Caipira | Jovem Guarda e Tropicália | Carnaval.
Os livros são direcionados a crianças a partir de 9 anos e têm linguagem fácil e divertida. Fica fácil para crianças, jovens e adultos entenderem por que as escolas de samba ganharam este nome, de onde vêm a ala das baianas, os bumbos e as máscaras, por que bossa nova ganhou este nome e de onde vem o samba. “Leituras como essas são importantes para que nossa história não se perca. As músicas, as festas e as manifestações populares são muito ricas no Brasil. Revisitar a história é uma maneira de homenageá-las e de valorizar nossas origens”, diz Rita Gullo.
Sobre os autores:
Carla Gullo | Apaixonada por música e filha de cantora lírica, Carla Gullo é jornalista e já trabalhou em publicações como IstoÉ, O Globo, Época São Paulo, Boa Forma e Marie Claire. Atualmente tem sua própria agência de comunicação, a Circular.
Rita Gullo | Cantora, atriz e historiadora, Rita Gullo começou a estudar música muito cedo, aos 8 anos de idade. Lançou seu primeiro disco, Rita Gullo, em 2011, e, em 2013 lançou, em parceira com o escritor Ignácio de Loyola Brandão, um CD que acompanha o livro Solidão no Fundo da Agulha.
Camilo Vannuchi | Jornalista, Camilo Vannuchi sempre teve contato com a música. Ainda criança, aprendeu a tocar violão e começou a compor suas próprias letras. Teve influências de Chico Buarque, Toquinho e Vinicius de Moraes.
Sobre a Moderna | A Moderna, na área de Literatura, desenvolve conteúdos para que o aluno-leitor – desde a Educação Infantil até o Ensino Médio – ative sua capacidade de compreender, analisar e refletir. Com obras de ficção, não ficção e arte, o selo oferece recursos para que o professor tenha a sua disposição diferentes oportunidades de ensino, tais como um plano leitor apresentando os níveis de dificuldades de cada livro; um projeto de leitura sugerindo atividades criadas por especialistas e uma assessoria pedagógica específica para a necessidade da escola. Sempre em busca de novos caminhos para a excelência de suas publicações, em uma iniciativa inédita no mercado editorial brasileiro, trouxe com exclusividade para seu catálogo todas as obras do renomado autor Pedro Bandeira, criando assim um momento importante para a literatura brasileira infantil e juvenil. O sucesso desta ação foi repetido, com a escritora e ilustradora Eva Furnari e com o autor Walcyr Carrasco, cronista, dramaturgo, roteirista, tradutor e adaptador de clássicos da literatura.
(Fonte: Circular Comunicação)