Celebrado em 19 de agosto, o Dia Mundial da Fotografia foi escolhido em homenagem ao francês Louis Daguerre, inventor do daguerreótipo – o antecessor das máquinas fotográficas. A novidade foi anunciada nesta data, em 1839, pela Academia Francesa de Ciências. Desde a invenção da fotografia, o mundo testemunhou uma progressão extraordinária nas capacidades e acessibilidade das câmeras. Hoje, com a proliferação dos smartphones e o constante aprimoramento das tecnologias de imagem, a fotografia se tornou parte quase indissociável da vida moderna. As câmeras compactas de alta qualidade incorporadas aos dispositivos móveis permitiram que pessoas em todo o mundo capturassem momentos espontâneos com facilidade e qualidade impressionante.
A evolução das redes sociais e plataformas de compartilhamento de imagens foi outro fator relevante na disseminação da cultura visual. Transcendendo barreiras geográficas e culturais, isso não apenas fortaleceu as conexões pessoais, mas também deu origem a novas formas de narrativa visual, estimulando a criatividade e a expressão individual.
Em homenagem à data, o Hurb, travel tech no mercado de turismo há mais de 12 anos, aponta o top 10 das cidades mais instagramáveis do mundo em 2023, segundo o site Big Seven Travel. Entre os destinos, estão opções com incríveis paisagens naturais, charmosas construções históricas e cenas culturais vibrantes – uma variedade de destinos perfeita para a captura de fotos e vídeos incríveis, capazes de impressionar e inspirar a sua próxima aventura.
Milão, Itália | Com mais de 22 milhões de menções no Instagram e outras 97 bilhões de visualizações no TikTok, a capital da moda italiana oferece marcos icônicos e elegantes bairros, perfeitos em qualquer lente. O Duomo de Milão, catedral gótica datada do século XIV, está entre os must see.
Londres, Inglaterra | Para um feed sofisticado, a capital do Reino Unido, Londres, é o destino perfeito. A cidade, que conta com 154 milhões de menções no Instagram e mais de 54 bilhões no TikTok, oferece uma vista de tirar o fôlego a partir da famosa roda-gigante London Eye. As populares cabines telefônicas vermelhas e os táxis pretos, que circulam por charmosas ruas, completam o cenário.
Paris, França | Não é nenhuma surpresa ver a cidade luz na lista dos destinos mais instagramáveis do mundo. Com mais de 130 milhões de menções no Instagram e 47,9 bilhões no TikTok, Paris oferece muito mais do que a deslumbrante Torre Eiffel e a icônica catedral de Notre Dame: das charmosas ruas de Montmartre aos coloridos macarons, a cidade é uma das mais belas do mundo e precisa estar no roteiro de qualquer viajante.
Istambul, Turquia | Localizada entre a Europa e a Ásia, a vibrante Istambul oferece histórica rica e arquitetura deslumbrante. Desde as casas coloridas do bairro de Beyoğlu até o grandioso Palácio de Topkapi, passando por animados mercados de rua e pela famosa Mesquita Azul, essa grande cidade turca exibe a mistura de influências dos diversos impérios que já governaram a região e é parada obrigatória para quem deseja dar um up no feed. Na internet, o destino conta com 120,5 milhões de menções no Instagram e 44,1 bilhões no TikTok.
Nova York, EUA | A big apple é de longe um dos destinos mais reconhecíveis do mundo. Nova York, ou a cidade que nunca dorme, é famosa pelos coloridos letreiros da Times Square, pela icônica vista do alto do Empire State Building e, claro, pela inconfundível Estátua da Liberdade. Com 118 milhões de menções no Instagram e outros 39,6 bilhões no TikTok, a cidade possibilita ainda belas fotos nos modernos bairros de SoHo e Williamsburg ou no popular Central Park.
Completam o top 10 o Nepal, Chicago (EUA), Bali – na Indonésia, o Sri Lanka e uma das maiores cidades da Austrália – Sidney. O Brasil não aparece na lista, no entanto, sabemos que destinos como os Lençóis Maranhenses, Bonito, Jalapão e tantos outros poderiam facilmente figurar entre os mais instagramáveis do mundo.
Sobre o Hurb – imprensa@hurb.com | O Hurb é uma empresa de tecnologia e inovação que se consolidou como a maior plataforma de viagens online do Brasil. Com a missão de potencializar viagens por meio da tecnologia, a empresa visa otimizar o tempo dos seus clientes através da ciência. Fundada em 2011, a empresa vende uma diária a cada 8 segundos, sendo responsável por 1,56% (2020) do PIB do turismo no Brasil. Em menos de 10 anos, alcançou 25 milhões de viajantes cadastrados, 35 mil destinos em todo o mundo e mais de 15 milhões de seguidores nas redes sociais, chegando a ser considerada a maior fanpage do turismo mundial. Com sede no Rio de Janeiro, a marca global atua em todo o Brasil e no exterior, com escritórios em Porto e Lisboa (Portugal), Sorocaba (SP) e Montreal (Canadá).
(Fonte: FSB Comunicação)