Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Conheça as melhores trilhas pelo Alentejo

Alentejo, por Kleber Patricio

O Alentejo é um destino perfeito para fazer passeios a pé e percorrer lindas trilhas. Fotos: divulgação.

As viagens de natureza estão com tudo e fazer trilhas é uma ótima opção para quem quer conhecer destinos e curtir belas paisagens de uma forma totalmente imersiva. O Alentejo, maior região de Portugal, tem algumas das trilhas mais bonitas do país, com ótima sinalização e prontas para receber viajantes com os mais variados níveis de preparo físico. Confira abaixo algumas delas.

Caminhos de Santiago no Alentejo | O Alentejo tem uma forte ligação com a Ordem de Santiago, que tinha como uma de suas funções proteger os peregrinos a caminho de Santiago de Compostela, na Espanha. Por isso, a região também conta com caminhos que vão em direção à famosa cidade espanhola.

Cercal do Alentejo. Crédito da foto: Rota Vicentina.

São 1,4 mil quilômetros de trilhas que seguem rumo norte, explorando os mais belos panoramas, tradições e patrimônios da maior e mais autêntica região de Portugal. Pelo trajeto, que pode durar até 30 dias de caminhada, ainda estão espalhados pontos de apoio e para a obtenção da Credencial do Peregrino e carimbos.

Existem três percursos diferentes: Caminho Central, Caminho Nascente e Caminho da Raia. Saiba mais em www.caminhosdesantiagoalentejoribatejo.pt.

Rota Vicentina | No sudoeste alentejano fica a Rota Vicentina, que é uma das mais famosas do mundo e já foi até mesmo eleita como uma das melhores da Europa. Assim como os Caminhos de Santiago, conta com diversas trilhas diferentes. Elas são divididas em três tipos: o Caminho Histórico, o Trilho dos Pescadores e os Percursos Circulares.

Caminhadas no Alentejo.

Os dois primeiros são grandes rotas que vão de norte a sul (e vice-versa), uma delas pelo interior e outra pelo litoral. Já os Percursos Circulares são trilhas menores, que permitem que os viajantes comecem e terminem o caminho em um mesmo ponto.

Além de passar por alguns dos cenários mais bonitos de Portugal, a Rota Vicentina não é só uma trilha para pedestres. Na verdade, o Caminho Histórico é uma ótima pedida para quem viaja de bicicleta. Existem também outros 38 percursos criados exclusivamente para mountain bike e a Rota disponibiliza informações sobre alojamento e serviços bikefriendly. Saiba mais em rotavicentina.com.

TransAlentejo | Por sua vez, o projeto TransAlentejo conta com quase 30 trilhas pelo interior alentejano. Variando de 6 a 20,8 quilômetros de comprimento, elas permitem que se conheça melhor as paisagens de cada destino da região.

Os caminhos do TransAlentejo passam por locais encantadores como Belver, Castelo de Vide, Marvão e Portalegre, entre outros. Veja mais: http://www.visitalentejo.pt/pt/o-alentejo/natureza/percursos-transalentejo.

Rota Vicentina. Crédito da foto: Turismo do Alentejo.

Sobre o Alentejo | Considerado o destino mais genuíno de Portugal, o Alentejo é a maior região do país. Privilegiando um lifestyle tranquilo em que a experiência de viver bem dá o tom, conta com belas praias intocadas e cidades repletas de atrações ímpares, como castelos e monumentos históricos. Detentor de cinco títulos da Unesco e diversos outros prêmios e reconhecimentos internacionais no setor do turismo, o Alentejo oferece opções para todos os tipos de viajantes, sejam famílias, casais em lua de mel ou aventureiros. A promoção turística internacional do Alentejo é co-financiada pelo Alentejo 2020, Portugal 2020 e pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (Feder). Para mais informações, visite www.turismodoalentejo.com.br.

(Fonte: AFT Comunicação Digital)