A suculência da bochecha suína dourada e assada com vinho Lambrusco e o sabor acentuado da cebola roxa agridoce dão o tom do Guanciale In Umido, nova criação do chef Nicholas Callejas para o gastropub campineiro Maialini.
A invenção, que reúne diferentes texturas e sensações na mesma experiência, teve como receita um tanto de criatividade e valorização de insumos pouco consumidos por aqui. “Esse é um prato com cujo resultado eu fiquei contente com, pois exprime um tanto de técnica e pensamento e vontade de trazer experiências novas em termos de ingredientes e sabores”, diz o chef.
Para esta semana, o prato será servido como edição limitada e ainda não há uma definição sobre sua permanência no cardápio. “Temos quantidade suficiente para até, no máximo, essa sexta-feira. Tudo depende da demanda”, avalia Callejas.
Depois de temperadas com sal e pimenta e douradas na frigideira, as bochechas suínas, ingredientes muito valorizados na culinária italiana, são assadas com verduras e Lambrusco, ganhando um molho encorpado. “A bochecha tem um gosto mais forte e o molho também é bem carregado de sabor. Por isso, optamos pelo purê de couve flor, para não concorrer tanto. E a cebola agridoce veio para trazer uma textura e equilíbrio ao prato, com uma pitada de acidez interessante”, explica o chef.
Maialini – Rua Emília Paiva Meira, 76, Cambuí – Campinas/SP
Horário de Funcionamento: almoço de terça à sexta-feira das 12h às 14h30; aos sábados e domingos, das 12h30 às 15h30. Jantar de terça à sexta-feira a partir das 18h30. Aos sábados, das 19h até o último cliente.
Contato: (19) 2515-2738.