Os aromas de canela, cardamomo e daquelas outras várias especiarias do Oriente tomaram conta do show room da Ornare na noite desta segunda (31), no segundo jantar do Chef Decor Campinas 2017. Em meio a uma decoração étnica, com estatuetas de Buda, velas e folhas de bananeira como toalhas de mesa, a arquiteta Letícia Telles surpreendeu com um menu tailandês baseado em suas incursões gastronômicas pela terra dos templos dourados, praias paradisíacas e forte religiosidade, como mencionou em sua apresentação. “A Tailândia é um mosaico”, definiu.
Tendo como sous chef a amiga e colega de profissão Silvana Brandão, Letícia foi inspirada pelo exotismo das cores e texturas da Tailândia para oferecer pratos belíssimos, adornados com flores comestíveis e servidos em recipientes inusitados como taças de Martini e cocos. Nos sabores, um mix agridoce, por vezes, levemente picante, que encantou do início ao fim. De entrada, o cardápio trouxe Som tam e satay de camarão (salada de papaia verde com camarões grelhados e molho de amendoim); o prato principal foi Camarão green curry com arroz thai de jasmim e a sobremesa, Sorbet de coco com bananas perfumadas com cardamomo e calda de rosas.
A dupla seguiu rigorosamente o prazo da competição (serviço das 20h às 22h) e preparou o jantar para 15 convidados e o júri, composto de três membros fixos: o chef Emerson Donadon, do Amaô Gasrtonomia, que também é consultor técnico das provas; o designer de interiores, artista plástico, ilustrador e estilista Luís Roberto de Castro Rios, vice-diretor da Associação Brasileira de Designers de Interiores (ABD) em Campinas e Rosa Jannini, gourmet e organizadora de confrarias gastronômicas locais. O membro rotativo desta edição foi o apresentador do programa Pop Station, da Band Campinas, Douglas Mann.
O menu foi novamente harmonizado com vinhos da Adega Abadesco, um desafio curtido por Valéria Castro, uma das sócias da loja. “É uma tarefa instigante harmonizar vinhos com pratos condimentados como os da cozinha tailandesa; precisamos identificar qual é o sabor preponderante e usá-lo como base”, comenta.
Um drinque com o espumante argentino Obra Prima Brüt acompanhou a entrada, feito com xarope de Grenadine e sementes de romã. Para escoltar o prato principal, Valéria selecionou o francês Le Jaja de Jau Vermentino, “muito leve”, e o late harvest (de uvas passificadas no pé) chileno Undugarra fechou com a sobremesa.
O próximo
O terceiro candidato a cozinhar na competição será o arquiteto Fernando Consoni, que vai preparar e servir um jantar na Romanzza Campinas no próximo dia 7 de novembro. Consoni tem na gastronomia uma grande diversão desde a infância, quando acompanhava a avó assistindo ao icônico Programa da Ofélia. Hoje em dia os amigos é que desfrutam dessa sua habilidade. “Adoro cozinhar com todos à minha volta”, comenta.
Chef Decor
O Chef Decor vai selecionar, em cinco jantares, promovidos até o final de novembro, os três melhores cozinheiros entre arquitetos e decoradores de Campinas. Os candidatos foram indicados por seus próprios pares de profissão, em uma pesquisa informal que envolveu cerca de 100 pessoas, realizada por Lenine Faria, publicitário da Prosa Branding Agency, agência que idealizou e organiza a competição.
A final do Chef Decor, para anúncio do grande vencedor, será no dia 27 de novembro. O primeiro colocado vai levar troféu criado pelo designer André Dias Barreto, além de panelas Le Creuset e um curso no Instituto Franco-Brasileiro de Gastronomia (IFBG). O segundo colocado leva um curso no IFBG e um acessório Le Creuset, e o terceiro, quarto e quinto colocados ganham workshops no IFBG.
Calendário das provas:
23/10 – Roseana Monteiro na Todeschini
30/10 – Letícia Telles na Ornare
7/11 – Fernando Consoni na Romanzza
13/11 – Michel Lebedka na Lovato Marcenaria
21/11 – Marcos Xavier na Elettromec
27/11 – Final (anúncio dos vencedores).