Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Desfile do Nem Sangue Nem Areia terá participação do projeto Saberes e Sabores

Campinas, por Kleber Patricio

Foto: divulgação.

Apoiador do bloco Nem Sangue Nem Areia, o chef Marcelo Reis, idealizador do projeto Saberes e Sabores, foi convidado pela organização para participar do desfile deste ano. Marcelo estará com uma barraca de comidinhas especiais para aumentar a energia dos foliões: acarajé, bolinho de pimenta e bolinho de feijoada foram os quitutes escolhidos.

O desfile, que acontece no próximo domingo, 4 de fevereiro, marca o aniversário de dez anos do bloco. A festa está programada para acontecer a partir das 13h, na concentração do Nem Sangue Nem Areia (Rua Francisco Teodoro, atrás da Estação Cultura), onde, além do desfile, os foliões poderão se divertir com um show exclusivo da banda Saci Crioulo, em versão carnavalesca, com a presença de convidados especiais. O desfile será mais uma vez acompanhado pela Bateria Alcalina.

Outra novidade do Carnaval de 2018 do Nem Sangue Nem Areia é a realização de uma edição especial da Feira Curta na área da concentração do desfile. Além de roupas e comidas, serão mantidas barracas onde o folião poderá comprar máscaras e montar ou customizar sua fantasia.

Projeto Saberes e Sabores

O Projeto Saberes e Sabores existe desde 2010, como um espaço de valorização e divulgação da culinária e cultura africana e afro-brasileira. Além de partir de uma base já reconhecida de pratos como caruru, xinxim de galinha, mungunzá, canjica, acaçá, xerém, vatapá e acarajé, entre outros, realiza pesquisas e levantamentos de outros pratos, receitas e ingredientes da culinária africana e afro-brasileira, suas histórias, mitologia, mitos e lendas, além da forma adequada de servir cada prato.

A partir desse trabalho inicial, são organizados jantares, eventos, oficinas, mostras e feiras de culinária afro-brasileira. O espaço do projeto acolhe diversas manifestações culturais, como exposições de artes, fotografia e apresentações musicais e artísticas, visando à valorização da cultura popular brasileira, afro-brasileira e africana.