
Para comemorar o dia desse que é o queridinho da galera, desde a escolha dos grãos até a infusão perfeita, veja como preparar um café caseiro delicioso. Foto: Divulgação.
Nada como sentir o aroma e o sabor de uma xícara de café recém coado para transformar qualquer momento do dia em uma experiência especial. O queridinho de milhares de pessoas ao redor do mundo tem um dia especial para chamar de seu, e para comemorar a data, a chef Iza Dolabela, do hub gastronômico It.Kitchen, ex-Masterchef Profissional e embaixadora da Le Cordon Bleu Brasil, ensina o passo a passo para o café perfeito. Confira:
1 – Escolha o café ideal
O primeiro passo para um café perfeito começa na seleção do grão ou do pó. Existem variações de sabor como frutado, floral, chocolate, adocicado e amargo. Se for possível optar por café em grãos, moa-os na hora para preservar os aromas e garantir um sabor mais intenso. Além disso, também se possível, escolha cafés especiais – aqueles que atingem mais de 80 pontos nas avaliações internacionais.
2 – Escalde o filtro antes do preparo
Uma etapa essencial, mas muitas vezes ignorada, é escaldar o coador ou filtro de papel com água quente antes de adicionar o pó do café. Esse processo remove impurezas e resíduos de sabor, além de ajudar a manter a temperatura da bebida por mais tempo.
3 – Atenção à água
A água compõe 98% do café, por isso sua qualidade influencia diretamente no resultado final. Sempre utilize água mineral ou filtrada e aqueça entre 90 e 96°C. Se a temperatura for muito alta, a extração dos componentes se intensifica, resultando em um sabor mais amargo e desequilibrado. Esteja atento.
4 – A proporção perfeita
Para acertar no equilíbrio do sabor, siga a proporção de 10g de café (equivalente a uma colher de sopa generosa) para cada 100ml de água. Essa medida garante uma extração balanceada, sem deixar o café muito forte ou aguado.
5 – A arte de passar o café
A paciência é uma aliada na hora de preparar um café de qualidade. O segredo está na pré-infusão: nos primeiros 30 segundos, despeje uma pequena quantidade de água quente sobre todo o pó de café e aguarde até que a água seja absorvida. Esse processo libera notas que potencializam os aromas. Em seguida, despeje o restante da água lentamente, sempre em movimentos circulares concentrados no centro da borra.
Após seguir esses cinco passos, você já pode aproveitar o seu café perfeito. Lembre-se de que quanto mais tempo passar após o preparo, maior será a oxidação, alterando o sabor original da bebida; então, prefira consumir o café fresco.
(Com Wendy Oliveira/Loures Comunicação)