A fim de valorizar a cultura caipira, promover o lazer, a descontração, a integração e, claro, celebrar a chegada da época de inverno, a Aldeia Akatu promove no sábado, 23 de junho, sua Festa Junina, uma oportunidade de conhecer a escola que segue os conceitos da antroposofia e metodologia Waldorf. A partir das 15h, professores, pais, alunos e toda a comunidade campineira poderão aproveitar as delícias das comidas típicas da festividade, assim como brincadeiras, apresentações e, o momento mais esperado da noite: acender a fogueira de São João.
Tradicionalmente, as festas juninas começam no dia 12 de junho, véspera do dia de Santo Antônio e encerram no dia 29 de junho, dia de São Pedro. Já nos dias 23 e 24 é celebrado o dia de São João. Esses são os três santos populares lembrados no mês de junho.
Nas escolas Waldorfs, a Festa Junina tem um significado mais profundo. A Festa de São João é a festa da “grande fogueira”, momento de renovar os sentimentos do mundo. Isso porque, o fogo desde os tempos mais remotos é o elemento da natureza mais usado por todos os povos para simbolizar a transformação, tradição mantida na escola Aldeia Akatu.
Além da fogueira de São João, quem participar da festa poderá desfrutar das comidas típicas que serão doadas pelas famílias dos alunos e pastéis e pizzas que estarão à venda. Para a criançada, brincadeiras não vão faltar – boca do palhaço, bola na lata, argolas, pescaria, corrida de saco, corrida com laranja na testa e revezamento do ovo na colher são algumas das opções que irão entreter os pequenos.
As apresentações ficam por conta das crianças do ensino fundamental. Teatro, música e quadrilha vão agradar a todos os gostos.
Confira a programação completa:
15h: abertura
16h20: apresentações
18h30: fogueira
Serviço:
Festa Junina da Aldeia Akatu
Local: Escola Associativa Waldorf Aldeia Akatu – Rua João Batista Grigol, 80A – Chácara Belvedere, Campinas
Data: 23 de junho, a partir das 15h
Ingressos: R$10 (crianças menores de 12 anos não pagam)
Sobre a Aldeia Akatu
É em meio a muito verde, com quintal, árvores, salas de aula com paredes cheias de desenhos e objetos naturais, onde o “faça você mesmo” e a autonomia são incentivados, que a Aldeia Akatu estimula o processo de educação social baseado no equilíbrio entre o pensar, o sentir e o querer. A alimentação é natural baseada em grãos integrais e produtos frescos, além de utilização de materiais reciclados ou recicláveis e do uso de brinquedos de pano e madeira produzidos pelos próprios alunos, ou pelas escolas, em detrimentos de brinquedos industrializados e apreciação das artes em todos os sentidos e âmbitos da vida.
Baseada na pedagogia Waldorf, a Escola Associativa Aldeia Akatu, localizada em Barão Geraldo, é a segunda escola de fundamental de Campinas a conquistar a filiação junto à Federação das Escolas Waldorfs do Brasil, o que precisa atender diversos critérios e exigências.