O restaurante Esquinica, administrado pela rede hoteleira Vitória Hotéis, mudou. A partir da segunda quinzena de junho, a casa passa a chamar-se Esquinica Natural e terá cardápio e serviços dedicados à alimentação saudável e funcional oferecidos em tempo integral: almoços, lanches da tarde e jantares – à disposição entre 11h30 e 22h, de segunda a sábado.
No novo menu há, por exemplo, opções descontraídas, gostosas, leves e saudáveis – pratos equilibrados para serem saboreados sem culpa, criados cuidadosamente para unirem saúde, frescor e densidade nutricional sob a consultoria e gastronômica de Ana Barini. “Idealizamos uma comida que chegue no coração sem custar caro para o corpo, para o uso máximo de ingredientes frescos, produzidos na própria cozinha, como o nosso rosbife e a nossa coalhada. A iniciativa minimizará o uso de conservantes e flavorizantes desnecessários e, em outras palavras, coloca-se à mesa comida de verdade”, contou Ana.
Atenção especial também àqueles que têm restrições alimentares, mas não querem (nem devem) abrir mão do prazer. Receitas criativas, elaboradas sem glúten ou trigo, sem açúcar, veganas ou low carb estão sempre no cardápio. Importante ressaltar que as mudanças no conceito gastronômico do Esquinica foram gradativas e se confirmaram com a tendência mercadológica do universo fitfood e da busca crescente por opções de alimentação nutritiva e natural fora dos lares. “É notória essa modificação de comportamento do consumo e de maneira empática e estratégica migramos à tendência para oferecermos refeições que sejam sempre saudáveis, porém, elaboradas com conceito, sabor e praticidade”, complementou o diretor de marketing da Rede Vitória, Eduardo Porto.
Com sete anos de vida gastronômica, o Esquinica incorporou a ideia, em primeira experiência, durante os almoços naturais servidos em sistema buffet, até consolidar a decisão mercadológica e estender os conceitos fitfood e alimentação natural e funcional a todos os períodos de funcionamento. “Com os almoços do Esquinica, implantados há quatro anos, confirmou as expectativas de aceitabilidade o que nos proporcionou assertividade para realizarmos esta manobra de Mercado”, concluiu Porto. Agora, quem visitar o Esquinica Natural a partir de 15 de junho encontrará, por exemplo, não apenas o buffet natural de almoço repleto de grãos, proteínas, legumes, verduras e frutas frescas, mas também opções para jantares com entradas, pratos quentes e sobremesas, e comidinhas ideais às tardes afora. Sucos de frutas em combinações estratégicas e termogênicas, shakes proteicos se somam às receitas que indicam aos clientes composições lowcarb, sem glúten ou trigo, sem lactose e vegetarianas que também estarão à disposição de todos.
A idealização gastronômica do Esquinica Natural é assinada pela equipe gourmet do Grupo Vitória Hotéis, sob a gerência de Cristina Róseo e consultoria gastronômica de Ana Barini. O restaurante funciona entre 11h30 às 22h, de segunda a sábado e o estacionamento para os clientes será gratuito entre 11h30 e 19h.
Tendência
Mudanças de hábitos e comportamento à mesa relacionadas ao estilo de vida sadia acompanham o destaque econômico nacional, registrado, em 2015, pela agência de pesquisas internacionais Euromonitor – o Brasil ocuparia a 5ª posição entre os maiores mercados de alimentação saudável do mundo e, somente entre os anos 2009 a 2014, o setor teria crescido 98%. Pesquisas da Associação Brasileira de Franchising (ABF) apontam estudos extras para a existência e funcionamento de mais de 6.000 franquias e estabelecimentos brasileiros relacionados aos novos hábitos, como academias e restaurantes. O ramo fitness representaria, atualmente cerca de 8% do total de estabelecimentos abertos no país, enquanto que, em 2013, o percentual pairava em 3%.