Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Festival do Pinhão leva gastronomia e cultura no coração do Paraná

São José dos Pinhais, por Kleber Patricio

Fotos: Divulgação.

A apenas alguns minutos de Curitiba, São José dos Pinhais recebe entre 1º de junho e 31 e julho a 4ª edição do Festival do Pinhão. Organizado pela Acamp (Associação dos Produtores Rurais, Artesãos e Empreendedores do Turismo Rural da Campina do Taquaral e Região) em parceria com a Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo da cidade, o evento já se consolidou como um dos principais da época de inverno no Sul do país.

A festa conta com a participação de 17 estabelecimentos que fazem parte da Rota das Colônias, além de convidados do Caminho do Vinho e dos Caminhos da Colônia Murici. Todos os participantes foram desafiados a criar produtos e experiências ligadas ao pinhão com o objetivo de valorizar a gastronomia paranaense.

Culinária diversificada

Neste ano, o destaque está na variedade: é possível provar desde o sorvete de pinhão da Piccola’z Sorvetes até a pizza de pinhão da Queijaria Sapori Italiani e a lasanha de pinhão da Cantina Zanchetta.

Restaurantes como o Gralha Azul, localizado na Vinícola Araucária e sob o comando do chef Junio Cezar da Silva, encantam com preparos complexos e cheios de sabor. O menu especial inclui medalhão de mignon com redução de vinho e amoras negras acompanhado de risoto de pinhão e alho-poró, e um estrogonofe de pinhão à moda do chef, com pinhões frescos flambados na manteiga, toque de vinho branco, brunoise de tomates, nata e mostarda.

Vale lembrar que o pinhão, semente da araucária, é um dos alimentos mais emblemáticos do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, únicos estados onde a árvore é encontrada naturalmente. Além de ser versátil, ele é uma verdadeira iguaria regional, presente em diversos pratos tradicionais da culinária sulista e faz parte do patrimônio natural e cultural da região.

Onde se hospedar

O evento, que dura dois meses inteiros, também movimenta a indústria hoteleira. No coração da Rota das Colônias, o Hotel Boutique Vinícola Araucária by Slaviero Hotéis é a melhor opção para quem busca aproveitar a programação completa. Inaugurado em fevereiro, o hotel é composto por 13 chalés modernos assinados pelo renomado arquiteto Jayme Bernardo. Com comodidades como lareira elétrica, Alexa, garrafa de vinho selecionada (375ml) e banheira de hidromassagem no apartamento, a hospedagem oferece ainda café da manhã e uma visita guiada à vinícola com degustação de vinhos da casa.

O Festival do Pinhão promove o turismo rural, histórico e cultural do estado, destacando as rotas coloniais de São José dos Pinhais, que juntas incluem cerca de 500 negócios entre restaurantes, cafés, adegas, cervejarias e parques. Durante junho e julho, os visitantes terão a oportunidade de explorar a história da região, participar de atividades recreativas e adquirir produtos artesanais diretamente dos produtores locais.

(Fonte: Mapa 360)