Arte, diversão e solidariedade vão dar o tom das férias escolares no Galleria Shopping, com a programação especial do projeto É Dia de Teatro. Além de poder assistir gratuitamente a cinco espetáculos ao longo de todo o mês de julho, as famílias ainda terão a oportunidade de doar livros em benefício ao Grupo Primavera, instituição que oferece programas de educação complementar, cultural e profissional para cerca de 500 meninas e meninos e suas famílias.
As doações de livros deverão ser realizadas no dia 1/7, quando será encenada a peça Livros Mágicos, uma linda história de incentivo à leitura, em duas sessões, às 14h e às 16h. A programação trará ainda os espetáculos Peter Pan e a Terra do Nunca (7/7, às 16h), Alice no País das Maravilhas (8/7, às 16h), Um Baú de Barulhinhos (21/7, às 10h), O Pequeno Príncipe (21/7, às 16h) e O Gato de Botas (22/7, às 16h).
Segundo Ruth Maria de Oliveira, gestora executiva do Grupo Primavera, a doação será muito bem-vinda e incentivará a leitura junto às meninas e meninos atendidos pelo GP. “Iremos distribuir os livros conforme a faixa etária”, explica.
As apresentações acontecerão no Palco Central, localizado no primeiro piso do Galleria shopping e, para assistir, basta chegar um pouco antes do horário marcado. Devido ao posicionamento estratégico do palco, caso haja lotação, os visitantes poderão conferir o espetáculo dos corredores do empreendimento.
Saiba mais sobre os espetáculos:
1/7: Peça teatral Livros Mágicos (encenada pelo grupo JP Produções Artísticas)
Horários: às 14h e 17h
Entrada gratuita; pede-se que as famílias levem livros infantis e juvenis para doação
Sinopse: Musical infantil que fala sobre o grande tesouro que existe dentro de cada livro. O espetáculo começa com três crianças brincando em uma biblioteca, mas elas não conseguem brincar juntas porque cada uma tem uma ideia diferente e Caio, o irmão do meio, prefere ficar no celular. Em cena, junto com muitos livros, está o livro mágico que começa a falar com as crianças. As crianças ficam surpresas e encantadas ao verem um livro falando. O livro não consegue contar a sua história… ele está perdendo suas letras porque foi esquecido pelas crianças que não sabem se divertir com ele. As crianças decidem ajudar o livro a lembrar a sua história e juntando palavras formam rimas e percebem que ele está melhorando.
Com as rimas e a ajuda da plateia, o livro consegue se lembrar de tudo. A partir daí surge uma grande amizade e o livro vai mostrar para todos como pode ser divertido mergulhar em suas letrinhas. Com os livros nós podemos soltar a imaginação, viajar, conhecer novos lugares, criar a nossa própria história, cuidar dos livros e depois trocá-los com os amiguinhos. Com muita interação e músicas divertidas as crianças descobrem como a leitura pode ser uma brincadeira mágica.
7/7 – Peça teatral Peter Pan e a Terra do Nunca (encenada pelo grupo Ligia Aydar)
Horário: 16h
Entrada gratuita
Sinopse: Baseada na obra de J.M. Barrie, a peça conta a história de uma linda fada que, após a primavera, recebe a missão de ajudar um garoto em uma terra distante, mais conhecida como a Terra do Nunca, que está sendo ameaçada por um terrível pirata.
8/7: Musical Alice no País das Maravilhas (encenada pelo grupo Ligia Aydar)
Horário: 16h
Entrada gratuita
Sinopse: Baseada na obra de Lewis Carroll, a história fala sobre uma menina muito curiosa que não tem medo do desconhecido e embarca em uma aventura em um mundo paralelo ao seu, um tanto diferente, até mesmo maluco. Nessa aventura, uma forte amizade nasce e um grande perigo é enfrentado.
21/7 – Peça teatral Um Baú de Barulhinhos (encenada pelo grupo Artes & Manhas)
Horário: 10h
Entrada gratuita
Sinopse: Lili é uma menina muito curiosa que a cada dia escuta um barulho diferente saindo de seu baú mágico. Será que você é capaz de adivinhar cada um? Uma história produzida pela Cia. Arte & Manhas cheia de sons, cores, movimentos, texturas e poesia em espetáculo cuidadosamente criado para uma plateia pra lá de especial: os bebês entre 4 meses e 3 anos. O projeto reconhece a importância do teatro desde a primeira infância, para trazer diferentes estímulos para os bebês, incentivando o desenvolvimento cognitivo e emocional de cada um deles. Com isso, os pequeninos acabam usando situações vivenciadas no espetáculo como maneira de entender e absorver os acontecimentos à sua volta, no caso, os barulhinhos, ampliando dessa forma seu conhecimento do mundo.
21/7 – Peça teatral O Pequeno Príncipe (grupo Artes & Manhas)
Horário: 16h
Entrada gratuita
Sinopse: Livremente inspirado na obra de Antoine de Saint-Exupéry, o espetáculo da Cia. Arte & Manhas conta a história de um pequeno príncipe que viaja por vários planetas. Nessa trajetória fantástica, o principezinho conhece alguns amigos que o fazem questionar a essência da vida.
22/7: Peça teatral O Gato de Botas (grupo Artes & Manhas)
Horário: 16h
Entrada gratuita
Sinopse: O espetáculo narra uma lenda a respeito de um velho camponês que deixou uma herança para cada um dos três filhos. Para o mais velho e para o filho do meio, deixou um moinho e um cavalo, que garantiriam o sustento de ambos por um longo período. A inusitada herança foi destinada ao filho mais novo: um gato de estimação. Oras, o que ele iria fazer com um simples gato? E o que o gato faria pelo dono, a não ser carinho e fidelidade por toda a vida? Acontece que o tal gato não era apenas um gato qualquer, mas sim um Gato Xadrez Malhado Siamês, muito diferente de todos os outros existentes no mundo. Tão diferente que garantiu que faria seu amo ser um homem muito importante. Na verdade, o homem mais importante que aquele reino já tinha visto. Para tanto, planejou um casamento com uma princesa encantadora. Será que ele vai conseguir?
Sobre o Grupo Primavera – O Grupo Primavera é uma Organização da Sociedade Civil (OSC) que recebe crianças, adolescentes e jovens de 6 a 18 anos do entorno do Jardim São Marcos, Campinas, para atendê-las em programas de educação complementar, cultural e profissional. Classificada como Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, a entidade – fundada em 1981 – atende hoje cerca de 500 meninas e meninos, além de seus familiares. O ingresso no Grupo Primavera segue critérios como perfil socioeconômico vulnerável e a necessidade dos atendidos estarem matriculados na rede pública de ensino. A OSC acredita que a educação ética é capaz de transformar a realidade das pessoas, por isso, busca oferecer conteúdos pedagógicos inovadores e princípios relevantes como pontualidade, respeito, participação, colaboração, organização, disciplina, iniciativa e empreendedorismo. Em seus 37 anos de existência, a instituição já atingiu a marca de mais de 11 mil crianças, adolescentes e jovens por meio de seus programas, com o objetivo de reduzir os riscos sociais aos quais estão expostos, capacitando-os e trabalhando para torná-los membros ativos na sociedade.