O restaurante IKI Japanese Cuisine estreia em Campinas com uma proposta diferenciada para os amantes da culinária japonesa. Em sua língua de origem, IKI significa “singularidade refinada” e, como o próprio nome sugere, oferece aos clientes um cardápio variado, que inclui desde os pratos mais conhecidos pelos brasileiros, como sushis, sashimis e temakis, até itens da cozinha internacional japonesa.
A apreciação pela culinária asiática foi o que motivou o Grupo Dahruj a investir neste setor. O objetivo do Grupo ao lançar o IKI, de acordo com o consultor e especialista em enogastronomia Renato Duarte, é fazer com que os amantes da boa gastronomia se aproximem ao máximo de todo requinte e cultura orientais. “Colocamos no IKI um pouco dos bons restaurantes japoneses espalhados pelo mundo. As viagens foram a grande inspiração para o Grupo Dahruj, como por exemplo, o Kinoshita de São Paulo, de onde veio nosso chef; o Hoki Fa Sush, também na capital paulista; o Nobu e o Zuma, de Miami e o Sasabune e o Bar Masa, ambos em Nova York”. O objetivo do IKI é esse, aproximar os campineiros da realidade oriental, frisa o consultor.
O chef Alex Iwamura, que tem vasta experiência na culinária japonesa, é um sushi man apto a desempenhar técnicas que são aplicadas no mundo todo. Responsável pela criação dos pratos, o chef combina ingredientes locais com os da cultura nipônica. Dentre os pratos do cardápio, Iwamura destaca o Atum misso spicy, que é atum com molho levemente picante. Tem ainda Ko hitsuji, picanha de cordeiro grelhado com salada de brotos e cebola roxa e gengibre fatiado. Entre as sobremesas, uma das que mais chama a atenção é a Tartelette IKI, tartelette de chocolate belga, caramelo e frutas vermelhas.
O IKI inova na região em oferecer um cardápio da alta gastronomia japonesa, aliando ingredientes da atual cultura nipônica à cultura milenar. A casa impressiona não apenas pela variedade, mas também pela estrutura e qualidade dos serviços.
“O fato de a equipe ser experiente não a isenta de passar por treinamentos. Além dos temas esperados a um time de um restaurante deste naipe, assuntos como planejamento, ética no trabalho e a priorização dos clientes são abordados para que o atendimento seja feito com excelência”, afirma Duarte.
As bebidas também merecem ser evidenciadas. São mais de 35 rótulos, entre vinhos e saquês. A carta de vinhos, elaborada pelo consultor enogastronômico Duarte e a de saquês, pensada pela sommelière paulistana Sônia Yamane, se sobressaem pela multiplicidade e pela harmonização com os pratos.
Arquitetura
Em tons de terra, com materiais orgânicos como madeira, tijolos, aço corten e cobre, o projeto arquitetônico e a decoração do IKI Japanese Cuisine foram idealizados por Stella Crissiuma e Mariana Keese (colaboradora). O projeto luminotécnico é de Rafaela Romitelli – da Lichia Lighting – e o paisagístico, de Daniel Nunes.
Fugindo do estereótipo dos restaurantes japoneses no Brasil, a casa traz uma decoração atemporal, viabilizando um espaço de pé direito duplo com baixa luminosidade, além de elementos que fazem referência à decoração asiática, como as cadeiras vermelhas, que deixam o local arrojado e aconchegante.
A marca IKI Japanese Cuisine
Todo projeto publicitário do restaurante foi criado pela agência DMC, de Campinas.
O primeiro passo na estruturação da identidade foi definir o nome – o processo chamado naming. Depois de uma longa pesquisa sobre a tradição japonesa sobre como palavras simples representam conceitos complexos, chegou-se ao nome IKI (singularidade refinada).
A partir de então, iniciou-se a busca pela representação gráfica à altura do significado. Seu símbolo se baseia em três peculiaridades japonesas: o sol da bandeira nacional, a arte impressa nas letras e ideogramas e o movimento das carpas na água. Assim nasceu a marca IKI, a simbologia de experiências singulares.
Informações: https://www.facebook.com/ikirestaurante/.