A Air France continua promovendo a alta gastronomia francesa com um novo ciclo de receitas exclusivas de julho a outubro de 2023, durante o verão europeu. Partindo de Paris, os renomados chefs franceses com estrela Michelin Régis Marcon e, pela primeira vez, Thierry Marx, atuam ao lado do chef de confeitaria e Meilleur Ouvrier de France Philippe Urraca para a criação de pratos especiais para os clientes La Première e Business nos voos de longa distância da companhia.
Para preparar esses menus, os chefs trabalharam em conjunto com a Servair, líder mundial em catering a bordo, desenvolvendo pratos que mudam conforme as estações e utilizando produtos locais frescos. Com uma abordagem responsável, as carnes, as aves, os laticínios e os ovos de cada cardápio são franceses e o peixe é proveniente da pesca sustentável. Além disso, menus vegetarianos estão disponíveis em cada cabine de viagem em todos os voos da Air France.
Thierry Marx assume o comando dos menus na Business
Pela primeira vez, a Air France faz parceria com Thierry Marx, chef com duas estrelas Michelin. Natural de Paris, Marx é um dos talentos culinários mais renomados de sua geração. O profissional criou pratos exclusivos para os clientes da Air France inspirados na diversidade da herança culinária francesa. As suas receitas focam, sobretudo, em ingredientes de origem vegetal, com uma abordagem flexitariana.
Thierry Marx
“Assim como viajar, a culinária une as pessoas. Esses são valores que compartilho com a Air France para encantar os seus clientes”, comenta Thierry Marx. No total, o chef criou oito pratos, disponíveis a bordo nos próximos quatro meses:
– Creme de espelta, crumble de azeitona preta, abobrinhas salteadas
– Bacalhau, camarões, arroz com açafrão, coulis de piquillo
– Pintade, cenoura, puré de abóbora
– Lombo de porco, coulis de lagostins, puré de couve-flor, cantarelos
– Massa conchiglie, pêra, queijo Fourme d’Ambert e nozes
– Camarão, massa risoni com tinta de lula, legumes crocantes
– Frango, batata boulangère, cogumelos, molho de vinho do Jura
– Acém, molho Bordeaux, ravióli de aipo.
Como parte da luta contra o desperdício de alimentos, a Air France oferece a seus clientes que viajam na classe Business a opção de pré-selecionar seu prato quente até 24 horas antes do voo. Este serviço combina a garantia de disponibilidade da escolha feita pelo passageiro com um consumo mais consciente a bordo.
Régis Marcon e Philippe Urraca na La Première
A cabine La Première da Air France oferece a cada cliente uma experiência gastronômica comparada aos melhores restaurantes. Eleito o Melhor Catering de Primeira Classe do Mundo no último Skytrax World Airline Awards 2023, agora oferece menus assinados pelo renomado chef Régis Marcon, com três estrelas Michelin. A natureza continua a influenciar Marcon, que se inspira nas regiões francesas de Ardèche e Auvergne para as suas criações, com oito pratos para serem apreciados nos próximos meses:
– Filé bovino com cerejas, purê de batata com sal defumado
– Royale de abobrinha com cogumelo-ostra e trufa, coulis de tomate e morango
– Filé de pombo com molho de damasco, bulgur de Limão, champignons e abóbora
– Filete de robalo e camarões com cogumelos cantarelo à bouillabaisse
– Filete de pintado com mirtilos, batata assada e cenoura baby
– Filete de dourada com verbena, espinafres baby salteados e cogumelos cantarelo
– Pernil de vitela braseado, molho de sálvia, batata gratinada com cogumelos porcini
– Creme de feijão vermelho com tubérculos.
Quanto às sobremesas, o chef Philippe Urraca, Meilleur Ouvrier de France e expoente máximo da tradição confeiteira francesa, elaborou quatro opções para escolha do cliente no menu à la carte, disponível a bordo de forma rotativa:
– Délice du sud
– Chá, laranja e Kalamansi
– Le méditerranéen
– Le Moka.
Confira aqui as imagens e vídeo dos novos menus e dos chefs.
Sobre Thierry Marx
Nascido em Paris, Thierry Marx se especializou com os Compagnons du Tour de France e os melhores chefs franceses, incluindo Claude Deligne, Joël Robuchon e Alain Chapel. Premiado com duas estrelas pelo Guia Michelin® em 1999, Marx também foi reconhecido como Chef do Ano pela Gault&Millau em 2006 e recebeu o prêmio de “Chef Mentor” durante a cerimônia do Guia Michelin 2022. Entretanto, foi o programa televisivo Top Chef que chamou a atenção do grande público para ele a partir de 2010. Em 2012, Thierry Marx criou a escola Cuisine Mode d’Emploi(s) para oferecer um treinamento gratuito de 11 semanas em culinária, panificação e serviço de restaurante para pessoas com dificuldade em encontrar emprego. Desde então, diversos centros de treinamento foram criados em toda a França. No início de 2023, o chef abriu seu novo restaurante gourmet “Onor” na Rue du Faubourg Saint-Honoré, 258, no 8º Arrondissement de Paris. No local, concentra os seus compromissos e esforços para uma cozinha com impacto social e ambiental, bem como a integração por meio da formação profissional e compartilhamento de competências.
Sobre Régis Marcon
Bocuse d’Or em 1995 e aclamado com três estrelas Michelin, Régis Marcon incorpora toda uma história na fina culinária francesa. Mais do que um estilo ou uma época, suas criações simbolizam sua própria trajetória. No departamento de Ardèche, na região de Auvergne, entre Velay e Vivarais, Régis Marcon encontrou as raízes da sua cozinha em um território familiar. Desde que assumiu o restaurante do hotel de sua família, em 1979, e nunca mais deixou seu lar, em Saint-Bonnet-le-Froid, Régis Marcon se tornou um dos maiores chefs da atualidade, ao destacar os seus produtos regionais, como os champignons e as lentilhas verdes de Puy.
Sobre Philippe Urraca
Foi aos 19 anos que Philippe Urraca, seguindo os passos de seu pai, abriu sua primeira padaria. Apaixonado pelo seu ofício e representante da tradição de confeitaria francesa, garante que cada uma das suas criações é uma celebração das habilidades que herdou. Em 1994, ele recebeu o título de Meilleur Ouvrier de France em confeitaria por sua experiência no campo das artes culinárias francesas. De 2003 a 2017, foi eleito presidente dos Meilleurs Ouvriers de France Pâtissiers. Urraca continua a ser um artesão em sua essência, um chef de confeitaria que gosta de “colocar a mão na massa” e que não hesita em compartilhar a sua paixão pela confeitaria francesa e os seus saberes. O chef toma a iniciativa, dá conselhos para estimular a inovação e transmitir seu conhecimento às gerações futuras, para promover ainda mais a cultura francesa. Desde 2011, é também diretor técnico da La Compagnie des Desserts, o que lhe dá a oportunidade de experimentar e desenvolver o seu talento na procura por sabores. A sua reputação rendeu convites na França e no exterior para atuar em cerimônias e eventos. Já há alguns anos, além de seus vários compromissos, Philippe dedica grande parte de seus esforços a revisitar e aprimorar a tradicional confeitaria francesa. Ele escreveu um livro, intitulado “Pâtisserie leçons en pas à pas” para adultos, que também foi adaptado para crianças.
(Fonte: Race Comunicação)