Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Japan House São Paulo une moda e gastronomia em experiência inédita

São Paulo, por Kleber Patricio

Japan House São Paulo une moda e gastronomia em experiência inédita. Foto: Rafael Salvador.

Inspirada pelo ciclo de moda que acontece na Japan House São Paulo, a instituição cultural realiza a Experiência JHSP: Moda e Gastronomia em 6 atos unindo esses dois universos. Serão duas noites de evento realizadas no restaurante Aizomê, localizado na sede da JHSP na Avenida Paulista, nos dias 2 e 3 de outubro a partir das 19h30. Os ingressos, que custam R$450, podem ser adquiridos pela plataforma Sympla a partir de 11 de setembro. As vagas são limitadas.

A experiência inédita propõe um olhar sobre a moda e a culinária japonesa tendo como ponto de partida as exposições Efeito Japão: Moda em 15 Atos e Sutorito Fashion: moda das ruas, que traçam um panorama das passarelas e das vestimentas usadas no cotidiano no Japão entre os anos 1950 e 2020.

Exposição Efeito Japão: Moda em 15 Atos, na JHSP. Foto: Ale Virgilio.

Ao chegarem, os participantes farão uma visita guiada pelas mostras conduzidos pelo designer de moda Walter Rodrigues e pela diretora cultural da JHSP, Natasha Barzaghi Geenen. Em seguida, o grupo será convidado a degustar uma série de pratos e drinks criados com os destilados premium The House of Suntory – elaborados especialmente para a ocasião pela chef Telma Shiraishi, do restaurante Aizomê.

O menu seguirá a interlocução entre moda e gastronomia trazendo referências a elementos presentes nas exposições e nas reflexões de Rodrigues, a começar pelo primeiro prato, um Escabèche de Rouget, prato inspirado no livro de receitas de Christian Dior ‘La Cuisine Cousu-Main’ (A Cozinha Sob Medida), falando sobre a influência da alta costura parisiense na moda japonesa.

Em um segundo momento, o entusiasmo da moda se entusiasma pela música e pelo estilo pela música rockabilly da década de 1960 e as escolas de moda ganham espaço. Para um gostinho da época, no prato Kinoko Wafu Pasta (Spaghetti com cogumelos e nori) foi escolhido em homenagem ao restaurante italiano de Mary Quant, estilista conhecida por popularizar a minissaia.

Exposição Sutorito Fashion: Moda das Ruas, na JHSP. Foto: Thiago Minoru.

Como terceira parada, a chef Telma Shiraishi propõe uma receita de Chicken Nanban (frango frito ao tempero de vinagre doce e molho tártaro) para abordar a chegada do fast food junto com as grandes lojas de departamentos no Japão.

Na sequência, a década de 1980 inspira uma seleção especial de sushis, prato da culinária nipônica que conquistou o mundo, assim como a moda proposta por nomes como os estilistas Yohji Yamamoto e Rei Kawakubo no período.

Já a região de Harajuku, distrito de Tóquio famoso por concentrar jovens e a expressão da moda das ruas japonesas, é a inspiração para a escolha do Takoyaki (bolinhos de polvo com aonori e katsuobushi), como quinto prato. Aqui, streetstyle e street food do Japão estarão reunidos em grande estilo.

Para finalizar a Experiência JHSP: Moda e Gastronomia em 6 atos, Telma prepara uma homenagem à chef pâtissier japonesa Natsuko Shoji, que une moda e açúcar em suas criações.

Serviço:

Experiência JHSP: Moda e Gastronomia em 6 atos

Local: Japan House São Paulo – Avenida Paulista, 52 – São Paulo/SP

Datas: 2 e 3 de outubro de 2024 (quarta e quinta-feira) | Horário: 19h30

Duração: 180 minutos

Capacidade: 40 vagas por noite

Ingressos: R$450 por pessoa

Venda de ingressos via plataforma Sympla a partir de 11 de setembro

Mais informações: www.japanhousesp.com.br.

Sobre a Japan House São Paulo (JHSP) | A Japan House é uma iniciativa internacional com a finalidade de ampliar o conhecimento sobre a cultura japonesa da atualidade e divulgar políticas governamentais. Inaugurada em 30 de abril de 2017, a Japan House São Paulo foi a primeira a abrir suas portas, seguida pelas unidades de Londres e Los Angeles. Estabelecida como um dos principais pontos de interesse da celebrada Avenida Paulista, a JHSP destaca em sua fachada proposta pelo arquiteto Kengo Kuma, a arte japonesa do encaixe usando a madeira Hinoki. Desde então, a instituição promoveu mais de quarenta exposições e cerca de mil eventos em áreas como arquitetura, tecnologia, gastronomia, moda e arte, para os quais recebeu mais de dois milhões de visitantes. A oferta digital da instituição foi impulsionada e diversificada durante a Pandemia de Covid-19, atingindo mais de sete milhões de pessoas em 2020. No mesmo ano, expandiu geograficamente suas atividades para outros estados brasileiros e países da América Latina. A JHSP é certificada pelo LEED na categoria Platinum, o mais alto nível de sustentabilidade de edificações e pelo Bureau Veritas com o selo SafeGuard – certificação de excelência nas medidas de segurança sanitária contra a Pandemia de Covid-19.

(Fonte: Com Bruna Janz/Suporte Comunicação)