Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Marimar Torres: a espanhola que dominou os EUA com vinhos orgânicos e biodinâmicos

Rio de Janeiro, por Kleber Patricio

Marimar Torres. Foto: Sergio Ruiz.

Em homenagem ao Mês da Mulher, a Cantu, maior importadora de vinhos do Brasil, escolheu cinco nomes femininos, entre tantos outros, que se destacam no mundo do vinho em seu portfólio. As homenagens estão sendo feitas ao longo do mês de março e o terceiro nome da série é Marimar Torres, conhecida por exportar seu legado de vinhos finos da família Torres para a Califórnia, nos Estados Unidos. Um cultivo perfeito de Chardonnay e Pinot Noir.

Marimar Torres é ligada ao mundo do vinho desde sempre. Nascida em Barcelona, em 1945, se formou em Estudos Avançados de Negócios pela Universidade de Barcelona. Depois, estudou marketing na Esade, em Stanford e, em 1988, tirou um ano para se dedicar aos estudos de enologia e viticultura na Universidade da Califórnia, em Davis.

Atualmente, na propriedade Miramar, na Califórnia, comanda as adegas Don Miguel e Doña Margarita, nomes dados em homenagem a seus pais. Antes de se dedicar totalmente à Marimar Estate, ela viajou promovendo os vinhos Torres, começando pela Espanha, como diretora de exportação da empresa e, depois, nos Estados Unidos, em 1975, quando passou a morar em São Francisco. Neste ano, os vinhos Torres totalizaram 15 mil caixas chegando ao país, aumentando 10 anos depois para 150 mil.

Marimar confrontou preconceito no mundo do vinho – que não tinha tanto espaço para mulheres naquela época, mas com dedicação e calma, ela conseguiu superar. Com o tempo, tornou-se a representante do vinho espanhol mais conhecida dos EUA.

A produção de vinho em Don Miguel começou em 1986, bem pertinho do Pacífico, no Russian River Valley, uma área perfeita para plantar Chardonnay e Pinot Noir. Na propriedade, começou a plantar também um pouco das uvas Albariño, Tempranillo e Syrah. Vale destacar que seus vinhos possuem o certificado por serem orgânicos e biodinâmicos. Em 2000, Marimar expandiu e adquiriu mais uma propriedade, ainda maior, no Sonoma Coast – a Doña Margarita, que é conhecida por seus oito hectares de Pinot Noir.

Sua herança europeia sempre trouxe o amor pelo vinho de forma natural e Marimar produz seus vinhos apenas com as uvas plantadas em suas propriedades a fim de garantir qualidade nas bebidas. Sua dedicação ao negócio é tanta, que mora em Russian River Valley, acima do vinhedo. O orgulho e a integridade de sua família permitiram que Torres combinasse tradições centenárias com as mais recentes inovações para produzir vinhos espetaculares, que se tornaram referência no mundo. Com isso, Marimar tornou-se um símbolo desta herança.

Mesmo com tamanha dedicação aos vinhos, Marimar é uma mulher que conseguiu dar sequência a outros projetos também e se tornou autoridade em cozinha espanhola. Lançou seu primeiro livro, “Tabela Espanhola”, em 1986, e depois seu segundo, “O Catalan Country Kitchen”, que se destacou nos Estados Unidos em 1992. E na Espanha, em 1995, lançou a obra “La Cocina Catalana”.

(Fonte: Hercog Comunicação)