A primeira apresentação pública do samba do tradicional bloco Nem Sangue Nem Areia para o Carnaval de 2019 está programado para o dia 13 de fevereiro, a partir das 19h, no Macaxeira Restaurante & Cachaçaria (Rua Maria Monteiro, 292, Cambuí). O tema escolhido para o desfile desse ano, marcado para o dia 24 de fevereiro na Vila Industrial, foi A Vila Vai Virar Sertão.
No comando da roda de samba estará Fabinho Azevedo, autor do samba vencedor no violão e voz, acompanhado de Bruna Volpi (voz e surdo), Silo Sotil (voz e pandeiro) e Gustavo Moscardini (cavaquinho e violão). A banda ainda interpretará um repertório repleto de clássicos do samba de raiz. Não haverá cobrança de couvert.
Camisetas do bloco, que esse ano foram estampadas com uma xilogravura do artista plástico Fabiano Carriero, estarão à venda por R$30 durante o evento, que marca oficialmente a parceria entre o Nem Sangue Nem Areia e o Macaxeira Campinas.
Para o Carnaval de 2019, o Nem Sangue Nem Areia prestará uma homenagem à comunidade nordestina. Segundo o último censo, quase 13% da população da Região Metropolitana de Campinas é composta por migrantes nordestinos, que deram contribuições tão relevantes em áreas como a economia, a política, a gastronomia, a cultura e o esporte.
Nem Sangue Nem Areia
Entre as décadas de 1940 e 1970, as ruas da Vila Industrial serviram como cenário para uma das mais tradicionais agremiações do Carnaval campineiro: o bloco Nem Sangue Nem Areia, uma referência ao filme Sangue e Areia, que estreou em 1941, protagonizado pelo galã Tyrone Power. A inspiração veio tanto pela influência da produção hollywoodiana quanto pelo fato de a Vila Industrial ser um bairro que abrigava matadouros e curtumes, o que fazia com que a passagem de rebanhos pelas ruas do bairro fosse uma cena comum.
Já transformado em escola de samba, o Nem Sangue Nem Areia fez seu último desfile em 1976 e retomou suas atividades em 2009, quando voltou a ser uma referência do carnaval de rua da Vila Industrial e de Campinas.
O desfile do Nem Sangue Nem Areia em 2019 ocorre no dia 24 de fevereiro (um domingo antes do Carnaval), a partir das 13h. A concentração será na Rua Francisco Teodoro, em frente ao túnel de pedestres da Vila Industrial.
PADOCA DO VILA TAQUARAL EM RITMO DE CARNAVAL NESTE FINAL DE SEMANA
Aula de samba e bateria de graça agitam a manhã deste domingo, dia 17 de fevereiro
O clima carnavalesco vai invadir a Lagoa do Taquaral, em Campinas, na manhã deste domingo (17 de fevereiro). Para começar a esquentar os tamborins para a maior festa brasileira, no inicio de março, a Padoca do Vila decidiu levar para seu espaço a bateria Salve Jorge, comandada pelo mestre Júlio Zanandré.
Das 10h às 10h30, professores do Instituto Paulo Zanandre estarão dando introdução de aulas gratuitas de samba. Na meia hora seguinte a bateria ocupa a área para animar os frequentadores da lagoa e clientes.
Segundo a gerente de Marketing da Padoca do Vila, Fernanda Barreira, a proposta de levar aula de samba e a bateria para o espaço é oferecer cultura aos clientes e aos frequentadores do parque. “Com esta iniciativa aliamos dança, cultura. esporte, vida saudável e combate ao sedentarismo, tudo cercado por um ambiente saudável”, completa.
Serviço:
Lançamento Oficial do Samba Enredo do Nem Sangue Nem Areia
Macaxeira Restaurante & Cachaçaria
Rua Maria Monteiro, 292, Cambuí, Campinas
13 de fevereiro de 2019 (quarta-feira)
A partir das 19h
Mais informações com Paulo Reda (99202-0691) ou Roberto Cardinalli (99182-7760).
Aula de samba e bateria na Padoca do Vila Taquaral
Av. Dr. Heitor Penteado, 2264 – Jardim Nossa Sra. Auxiliadora, Campinas
17 de fevereiro de 2019 (domingo)
A partir das 10 horas.