Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

No Dia das Crianças, Theatro Municipal de São Paulo sedia a 1ª edição do festival internacional Big Bang na AL

São Paulo, por Kleber Patricio

Arte: divulgação.

No dia 12 de outubro, o Theatro Municipal de São Paulo sediará a primeira edição do Big Bang Festival com uma programação que promete proporcionar ao público infanto-juvenil uma experiência festiva com apresentações musicais, instalações sonoras e visitas temáticas em seus diferentes espaços. O festival é uma iniciativa da companhia belga Zonzo Compagnie, que já passou por diversos países europeus e norte-americanos e, em 2023, por meio da parceria com a Sustenidos Organização Social de Cultura, desembarca pela primeira vez no Brasil e na América Latina. “Há vários anos a Sustenidos sonha em realizar o Big Bang no Brasil, e para nós é uma alegria imensa dar este pontapé inicial na parceria com a Zonzo Compagnie, que traz uma perspectiva da música feita para crianças muito inovadora”, ressalta Alessandra Costa, diretora executiva da Sustenidos.

A primeira edição do Big Bang no Brasil tem a curadoria do fundador do festival, o belga Wouter Van Looy, e a co-curadoria do brasileiro Nelson Soares, músico integrante do duo O Grivo. Serão apresentados dois espetáculos belgas: “Thelonious”, uma homenagem a Thelonious Monk, no qual os músicos do aventureiro trio de jazz De Beren Gieren levam o público ao mundo peculiar do nosso herói do jazz nova-iorquino. Um impressionante vídeo-cenário com imagens de Nele Fack envolve a plateia na experimentação de Thelonious, mostrando cada vez mais novas facetas deste fascinante músico. Serão duas apresentações na Sala de Espetáculos, às 11h e às 16h, com duração de 50 minutos. O outro espetáculo será “SP!N”, que leva o público a uma viagem sonora com Junior Akwety e Jochem Baelus. Os vocais acrobáticos de Junior rodam em torno das batidas vibrantes de Jochem. Objetos balançando mecanicamente e molas de tensão criam vibrações. A dupla coloca tudo ao seu redor em movimento até que nada ou ninguém consiga ficar parado. As duas apresentações ocorrem no Salão Nobre, às 14h e às 18h, com duração de 30 minutos.

Em outros espaços do Theatro, as crianças poderão fazer atividades como visitas temáticas e explorarem a instalação “Tom das Cores”, uma criação de Karolien Verlinden e Lynn Cassiers, na qual grupos de 15 crianças a partir de 5 anos colocam fones de ouvidos para embarcarem, por 10 minutos, em um universo de movimento, som, espaço e palavras. As sessões acontecem a cada 30 minutos, de 10h até 17h30.

Ainda sobre o conteúdo do festival, o co-curador Nelson Soares explica que a curadoria do BigBang 2023 se deixou conduzir pelo desejo de provocar uma explosão de sensações e sentidos, de estímulos auditivos, visuais, até mesmo táteis, de possibilidades de conexão entre vários estilos e propostas musicais. “A forte conexão entre som, música e imagem é uma ideia que permeia todas as apresentações. Esperamos que o público saia dali maior, mais atento, mais vivo, permeado por uma transbordante alegria”, pontua.

Com uma dinâmica diferente de festivais tradicionais, o Big Bang insere o público no centro da ação e os envolve como participantes ativos. No evento, são apresentados músicos de alta qualidade, artistas sonoros, compositores e grupos que respeitam a experiência e a criação da música como uma aventura. A programação do festival permite e estimula o público a participar de diferentes atividades e vivenciar uma experiência abrangente, na qual a escuta e a observação alternam-se com a participação em atividades interativas. “A ideia é que as famílias venham para passar uma parte do dia Das Crianças no Theatro, fazendo uma imersão, participando de diferentes atividades”, conclui Alessandra Costa.

Todas as atividades são gratuitas. Os ingressos poderão ser retirados no site do Theatro a partir do dia 10 de outubro. Uma parte dos ingressos será distribuída no próprio dia, a partir de uma hora antes de cada atividade.

Sobre o Festival

O Big Bang é realizado desde 2010 pela companhia belga Zonzo Compagnie, dirigida por Wouter van Looy, com o apoio da União Europeia, que permitiu a cooperação estrutural entre diversas casas culturais de diferentes regiões da Europa. O Big Bang realiza-se anualmente em Bruxelas (Bozar), Lisboa (Centro Cultural de Belém), Stavanger (Stavanger Konserthus) , Lille (Opéra de Lille), Antuérpia (deSingel), Atenas (Centro Cultural Onassis), Hamburgo (KinderKinder), Sevilha (Instituto de la Cultura y las Artes de Sevilla) e Ottawa. Em 2015, o Big Bang Festival recebeu o selo Effe e recebeu o prestigioso prêmio Effe, de melhor festival da Europa.

Para a programação de cada edição do festival, a Zonzo Compagnie trabalha em estreita colaboração com as casas de cultura locais. Após o festival, eles se reúnem para trocar ideias e projetos e montar coproduções. Uma interação inspiradora em função de uma missão comum: tornar as riquezas do mundo da música acessíveis às crianças de uma forma aventureira.

(Fonte: Theatro Municipal de São Paulo)