O Dia das Crianças está chegando e o Parque Ibirapuera é o espaço ideal para celebrar a data, já que é considerado um dos principais ambientes de lazer da cidade de São Paulo. Com um cronograma que se estenderá durante todo o mês de outubro, as famílias estão convidadas a participar de atividades que proporcionam muita diversão, aprendizado e uma potente conexão com a natureza, além de momentos únicos que ficarão registrados para sempre na memória dos pequenos. Veja abaixo a programação completa:
Estação Biodiversidade: Bicho-pau
Data: 12 e 13 de outubro
Horário: das 14h às 17h
Nesta atividade, que colabora para democratização da ciência, as crianças conhecerão mais sobre os curiosos bichos-pau. Enquanto observam, desenham, colorem e produzem trabalhos manuais, os pequenos também aprenderão sobre temas relacionados à biodiversidade de plantas e animais nativos do Brasil presentes no parque e à importância da conservação de espécies vulneráveis e em perigo de extinção no país e na cidade de São Paulo. Vale ressaltar que, apenas no dia 12 de outubro, das 12h às 17h, o espaço contará com a exposição ‘O Incrível Universo do Bicho-Pau’, conduzida em parceria com grupo de pesquisa e divulgação científica Projeto Phasma.
Local: parquinho em frente às quadras esportivas
Atividade gratuita.
Circuito Temático Ambiental: A Biodiversidade no Coração de São Paulo
Data: 20 de outubro
Horário: 10h30
A caminhada é guiada pela equipe ambiental da Urbia e passará pelas ruas, alamedas e jardins do espaço, além de ter como foco a biodiversidade presente no parque, sua história e principais curiosidades. Ao longo do trajeto, haverá paradas estratégicas nas quais as famílias conhecerão algumas aves, espécies botânicas e ecossistemas que pairam pelas paisagens.
Local: ponto de encontro no Centro de Visitantes, próximo ao Planetário Ibirapuera
Atividade gratuita.
Sextou no Ibira: Dia da Kokedama
Data: 11 e 18 de outubro
Horário: das 14h às 17h
A equipe educativa da Urbia oferecerá às crianças atividade manual com elementos da natureza a partir da técnica japonesa conhecida como kokedama, que significa ‘bola de musgo’. É uma forma criativa e inspiracional de cultivar plantas em casa e em apartamentos sem a necessidade de vasos ou outros recipientes. Os visitantes são convidados a construírem suas próprias ‘bolinhas vivas’ e levarão suas kokedamas para casa.
Local: área de piquenique
Atividade gratuita.
Sessão especial ao vivo no Planetário Ibirapuera: Nosso Teto Estrelado
Datas e horários: 12 de outubro, às 17h e 13 de outubro, às 15h
O Planetário Ibirapuera apresentará uma sessão especial ao vivo em que os pequenos poderão embarcar em uma fascinante viagem pelo céu noturno. Com uma linguagem adequada e um visual encantador, as crianças descobrirão as estrelas e as constelações que enfeitam o céu, como um verdadeiro ‘teto estrelado’. Durante a apresentação, as famílias investigarão as estrelas e os cometas e entenderão o que são constelações, identificando figuras famosas como o Cruzeiro do Sul, Órion e Escorpião. As crianças também aprenderão sobre os planetas do Sistema Solar e suas luas. A sessão é recomendada para famílias com crianças de 5 a 11 anos.
Local: Planetário Ibirapuera
Ingressos: Urbiapass.
Sessões fixas do Planetário Ibirapuera
Dias e horários: sextas-feiras, às 12h (sessão gratuita), sábados, às 13h, 15h, 17h e 19h, e domingos, às 11h, 13h, 15h e 17h.
Três sessões fixas são oferecidas às famílias aos finais de semana: O show da Luna, Olhar o céu de São Paulo outra vez e Planetas do Universo, sendo ao menos uma sessão gratuita por semana. Vale ressaltar que ‘O Show da Luna’ é uma sessão infantil destinada ao público de 4 a 11 anos que conta a história da personagem em uma viagem interativa e musical pelo espaço, investigando questões científicas como o brilho das estrelas, a possibilidade de caminhar nos anéis de Saturno, a existência de vida em Marte e o motivo de Plutão não ser mais considerado um planeta. As demais sessões são recomendadas para crianças a partir de 11 anos.
Local: Planetário Ibirapuera
Ingressos: Urbiapass
Para mais informações, acesse Site | Instagram | Facebook | Linkedin.
(Fonte: Com Mylena Zintl Bernardes/Máquina Cohn & Wolfe)