O turismo de negócios é uma das vocações da região de Campinas. O setor de restaurantes responde por 5,5% do número total de estabelecimentos em atividade registrados na cidade de Campinas, de acordo com o último levantamento da RAIS (Relação Anual de Informações Sociais), do Ministério do Trabalho. São, ao todo, 5200 estabelecimentos, que geram 35 mil empregos formais. No entanto, pouco se conhecia, até então, sobre o comportamento do público que movimenta o segmento gastronômico nas cidades da região. Pensando nisso, o Grupo La Torre acaba de divulgar uma pesquisa inédita sobre a gastronomia que revela dados importantes desse público. O levantamento foi realizado nos meses de janeiro e fevereiro com apoio da Prefeitura Municipal de Campinas, coletando ao todo respostas de 652 pessoas, o que permitiu que na maioria dos tópicos analisados a pesquisa conquistasse um índice de confiança de 90%, com margem de erro de até 8%.
Segundo constatou a pesquisa, a maioria do público frequenta restaurantes duas vezes, em média, por mês (24%). Os que frequentam os estabelecimentos uma vez por mês, em média, são (23%) dos que responderam, seguido por 3 a 4 vezes no mês (23%).
Quando perguntado se “busca ativamente conhecer novos estabelecimentos de Gastronomia”, a grande maioria dos entrevistados (84%), disse que sim, enquanto 18% disseram não. No item “quantos estabelecimentos de gastronomia você costuma frequentar”, 43% disseram de 3 a 4 estabelecimentos; 27% costumam sair de casa para ir de um a dois, 14% costumam ir de 5 a 6, 12% a mais de 8 e, somente 4%, de 7 a 8 restaurantes.
A pesquisa também quis saber qual o principal meio que a pessoa descobre novos estabelecimentos de gastronomia nas cidades da região. Para 56%, a recomendação é a melhor forma. Para 14%, o meio mais utilizado é através de postagens de amigos em redes sociais, 10% através de anúncios online, 10% em artigos de blogs e sites, 8% em artigos de jornais e revistas e 2% através de mídias tradicionais.
Quando perguntado “qual a principal razão que te faz ir a um novo estabelecimento de gastronomia”, 38% dos que responderam à pesquisa disseream que vão pela novidade e exclusividade, 28% pelas boas avaliações online, 19% a convite de amigos, 12% por promoções e descontos, 2% pela publicidade local e 1% por conta de eventos.
O levantamento também quis saber quanto ao gasto médio das pessoas que frequentam o setor gastronômico. Segundo 47% das respostas, o ticket médio gasto é de até R$100,00 por pessoa. 44% dos entrevistados dizem gastar até R$150,00, enquanto 4% até R$50,00 por pessoa, 3% até R$200,00 e 2%, mais de R$200,00.
De acordo com o presidente do Grupo La Torre Marketing Associados, Thiago La Torre, a pesquisa tem como objetivo contribuir para jogar luz neste segmento importante para a economia e ajudar os empresários na hora de traçar suas estratégias de negócios. “Os restaurantes dizem que tiveram o volume de vendas muito abalado com a retração econômica. Esta pesquisa permite tomar decisões cruciais para a sobrevivência do setor”, explica. “Fica claro: deve haver pratos para casais; deve haver novidades constantemente e foco total no relacionamento. Ações conjuntas no estilo roteiro gastronômico são uma opção viável com baixo investimento”, completa.
A diretora de Turismo da Prefeitura Municipal de Campinas, Alexandra Capriolli, destaca a importância da pesquisa para o setor da região de Campinas. Ela lembra que “Campinas tem a vocação para o turismo de negócios e precisa desenvolver este nicho. O Brasil está na 10ª posição no ranking de países que atraem eventos internacionais. Realizamos cerca de 590 mil eventos desde 2013, o turismo representa 4,3% do PIB brasileiro e a arrecadação chega a R$48 bilhões em impostos; portanto, o setor é um fomentador do desenvolvimento econômico.”
“Gostaria de ressaltar que hoje existe uma lacuna em relação a esses dados, especialmente quando se fala em uma pesquisa com uma base de dados tão ampla quanto a proposta. Como presidente do Campinas e Região Convention & Visitors Bureau e como empresário do setor, posso dizer que esse levantamento será de fundamental importância para o planejamento dos estabelecimentos, especialmente em momento de crise como o que vivemos agora, pois norteará as tomadas de decisões com base nos desejos, demandas e opiniões dos clientes”, afirmou o presidente do Campinas e Região Convention & Visitors Bureau, Gilson Oliveira.